84th Academy Awards – Oscar 2012


A cerimônia de entrega dos prêmios da academia (o Oscar) é sempre bonita de se assistir. É o maior evento do cinema do ano, e faz-nos rever e reviver grandes produções, enquanto seus valores são colocados em evidência. Cinéfilos não podem perder isso de maneira nenhuma – nem mesmo se tem aula no outro dia cedo e o resto do dia trabalhando… o que foi o meu caso. Fiquei encantado pela edição desse ano, extremamente bela e gostosa de se assistir.
A apresentação ficou por conta de Billy Cristal mais uma vez, mas ele é sempre ótimo no que faz. Consegue as melhores sacadas nos melhores momentos, e tem expressões faciais incríveis. Ele torna o espetáculo divertido – assim como muita gente que apresenta os prêmios, como Ben Stiller e Emma Stone, que tiveram uma ótima cena ao apresentar o prêmio de Efeitos Visuais (que foi para Hugo, diga-se de passagem); e Gwyneth Paltrow e Robert Downey Jr. apresentando Melhor Documentário – os dois arrasaram, eu me diverti muito em sua cena toda, do documentário ao vivo (“Isso é notícia”), da teoria toda de que nomes no plural estão fora de moda, e de que ele teria recusado Os Descendentes para fazer seu “documentário”… ótimos atores que propiciaram um momento delicioso, especialmente por parte de Robert…
É bom ver que é um evento importantíssimo, mas nem tudo precisa ser tão sério. Também tivemos um espetáculo do Cirque du Soleil que foi perfeito – fiquei pensando em como espetáculos circenses são maravilhosos, e como isso associado ao cinema, propiciando uma homenagem foi belo… o momento foi bonito, e teve tudo a ver com o momento. Sem contar que tivemos um pouco de Os Muppets, apresentando o espetáculo.
Mas acho que o momento mais memorável fica para a ótima história de que ninguém sabe qual será a reação do público quando um filme é feito, e ele é exibido pela primeira vez enquanto os produtores ficam esperando pelos primeiros comentários. Uma cena com grandes comediantes foi filmada, como se fosse a primeira exibição de teste de O Mágico de Oz – e foi genial! Divertida (eu ri demais) e muito inteligente… os comentários de que não gostaram de Dorothy (e de como os atores eram feios), ou da música final, ou de que queriam mais os fazendeiros, de que tinham gostado dos macacos… além de poder ouvir a clássica fala de “There’s no place like home”. O momento foi revigorante – foi um daqueles momentos que entram para a história e merecem aplausos! Ainda vou trazer para o blog…
Mas vamos deixar um pouco a cerimônia de lado e falar sobre os grandes destaques da noite. Os grandes vencedores foram A Invenção de Hugo Cabret e O Artista. A competição, no fim, parecia exclusivamente entre esses dois filmes, e torci muito por Hugo. Cada um levou cinco prêmios (Hugo tendo sido indicado a 11 e Artista a 10). Torci demais por Hugo e fiquei contente pelo resultado final (e minha emoção quando os dois primeiros prêmios divulgados já foram dele?), mas queria que ganhasse Melhor Filme. Mas fico contente por O Artista. Ainda não vi, mas tenho certeza de que é um ótimo filme, e toda essa questão da homenagem ao cinema. É bonito ver que os dois filmes mais premiados traziam como tema central o cinema em si.
Assisti pela TNT, e os comentaristas me deixaram satisfeitos! Além de elogiar A Invenção de Hugo Cabret (que terminou o Oscar tendo deixado bem claro de que era um dos dois melhores filmes do ano, sim), eles fizeram alguns comentários interessantes sobre Harry Potter – como de que ele foi injustiçado no Oscar, recebeu menos indicações do que merecia, merecia mais do que alguns filmes, e de que era uma série “tão importante e tão bem-feita”. Harry chegou a seu fim sem nenhuma estatueta… mas todos sabemos que a Academia tem certas rixas, como com Brad Pitt, a quem eles não gostam de premiar…
Enfim, muito satisfeito com o prêmio de Melhor Atriz. Meryl Streep sempre mereceu… já é seu terceiro Oscar de Melhor Atriz, mas todos sabemos que ela sempre merece mais. Uma mulher incrível, uma atriz excepcional. Gostei muito de Colin Firth falando seu texto para ela: “Meryl, Mamma Mia. Estávamos na Grécia, nós dançamos, eu era gay, e provavelmente sou o pai da sua filha” – citação incrível (ele foi o ator que interpretou Harry no filme). Os comentários de que ela “é a melhor atriz de sua geração” me arrepiaram… realmente contente por ela.
Gostei da premiação. A cerimônia foi bela, as homenagens ao cinema foram emocionantes (como se os filmes do ano, os dois mais premiados, já não fossem homenagens suficientes) e os prêmios foram justos. Gostei dos indicados e dos vencedores, embora alguns filmes possam ter sido menosprezados (fiquei triste especialmente pela falta de prêmios a Cavalo de Guerra). E já começo a pensar no Oscar do próximo ano, que parece ter nomes promissores…

Clique em “ler a matéria na íntegra” para conferir a lista completa dos vencedores do Oscar 2012:

Melhor Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Figurino
O Artista

Melhor Maquiagem
A Dama de Ferro

Melhor Filme Estrangeiro
A Separação

Melhor Curta-Metragem de Animação
The Fantastic Flying Books Of Mr. Morris Lessmore

Melhores Efeitos Visuais
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Edição de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Mixagem de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Roteiro Adaptado
Os Descendentes

Melhor Roteiro Original
Meia-Noite em Paris

Melhor Canção Original
Man or Muppet de Os Muppets

Melhor Trilha Sonora
O Artista

Melhor Animação
Rango

Melhor Documentário
Undefeated

Melhor Edição
Millennium – O Homem que Não Amava as Mulheres

Melhor Diretor
Michel Hazanavicius, por O Artista

Melhor Ator Coadjuvante
Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor

Melhor Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas

Melhor Ator
Jean Dujardin, por O Artista

Melhor Atriz
Meryl Streep, por A Dama de Ferro

Melhor Filme
O Artista

Comentários

  1. Adorei essa edição do Oscar. Só fiquei triste por Harry Potter: 7 filmes e nenhum prêmio, eu acho que ele merecia mais =(

    ResponderExcluir

Postar um comentário