Star Wars, Episode II – Attack of the Clones

Dessa vez, nos encontramos novamente no ambiente estabelecido durante A Ameaça Fantasma. Muitos anos se passaram, e agora acompanhamos a juventude de Anakin Skywalker, enquanto o lado sombrio da Força começa a ficar cada vez mais próximo a ele… enquanto isso, um exército de clones é criado e as famosas Guerras Clônicas têm início. Toda uma proteção da agora Senadora Amidala é criada e o amor entre ela e Anakin também é trabalhado.
Anakin tem todos seus motivos para sucumbir ao Lado Negro da Força tratados ao longo desse filme; desde seu relacionamento com Obi-Wan que, por mais que ele afirme ver como um pai, é bastante tumultuado até a raiva crescendo dentro dele após a morte de sua mãe, em Tatooine (passando pelo fato de ele não ser levado a sério como um Jedi, em vários momentos). O papel de Anakin Skywalker é assumido por Hayden Christensen e, particularmente, acho que ele faz um ótimo trabalho – ele nos apresenta um Anakin bastante convencido, arrogante, mas muito confiante e determinado; várias cenas mostra sua crença nele mesmo, e como esse jeito atrevido por ser muitas vezes útil…
Ele também faz um bom trabalho quando parte para Tatooine na esperança de salvar a mãe e acaba a vendo morrer em seus braços. A raiva e o ódio crescendo dentro dele deixam mais claro que nunca sua pré-disposição para o Lado Negro… e todos sabemos que essa fúria dos Jedi proporciona batalhas cada vez mais espetaculares. E Anakin é aquele tipo de personagem que faz com que eu me afeiçoe ao vilão; ele ainda não é um vilão, mas está trilhando seu caminho rumo à identidade de Darth Vader, e eu gosto mais dele do que de Obi-Wan… vários questionamentos de Anakin em momentos de raiva, como quando ele diz que Ben sente inveja dele e o detém, para que não seja mais poderoso que ele, me parecem perfeitamente plausível, coisas que eu mesmo penso… é, eu meio que acabo ficando do lado do vilão, várias vezes. Sem contar que grande parte de sua raiva só foi desencadeada pela dor e sofrimento da perda da mãe… isso merece um desconto, não? E Amidala tem um papel muito mais interessante agora do que no episódio passado. Ela parece mais guerreira, me afeiçoei muito mais à personagem do que antes.
Acho incrível como Anakin envelheceu dez anos, enquanto Padmé não mudou quase nada… bem, essas coisas acontecem. Apesar de ser meio insistente em algumas cenas, o romance dos dois foi trabalhado de uma maneira interessante. Era aquele famoso romance proibido que acontece num momento de grande agitação no universo – e o resultado foi lindo. Destaque especial para a cena que antecede a arena, em que ela confessa amá-lo e o beija… preciso dizer que aquilo me emocionou… e o filme termina com o casamento dos dois, com apenas C-3PO e D2-R2 como testemunhas…
Deixando de lado um pouco de Anakin e todo esse seu romance combinado com a fúria crescente, temos as batalhas se iniciando nessa nova trilogia. Dessa vez, após um grande confronto na arena – em que vários Jedi são mortos (nunca tínhamos visto tantos Jedi lutando ao mesmo tempo!), temos a chegada de Yoda e o exército dos clones, para que a guerra se inicie. Temos uma pequena batalha, culminando na fuga do Conde Dooku, e infelizmente a guerra fica entre o episódio II e III, não lançado… temos a versão em animação para contar essa história, though.
Claro, antes da fuga do Conde Dooku, temos uma batalha de sabres de luz, que não pode faltar em Star Wars. Obi-Wan não dura tanto assim na luta, graças à imprudência e raiva de Anakin, mas então vemos o jovem lutar com dois sabres. Tudo isso só importa para que vejamos Yoda em uma grande batalha pela primeira vez, e é ótimo. Yoda sempre é aclamado como um exemplo, e um grande Cavaleiro Jedi, mas nunca o tínhamos visto em combate… meu pensamento quando vejo essa cena sempre é: “Seu tamanho minúsculo realmente é um fator contribuinte”. A demonstração de Força através dele [como sempre] é muito boa… sempre me lembro dele treinando Luke, no episódio V.
Ao longo desse filme [um ótimo Episódio de Star Wars, na minha opinião], começamos a construção do cenário como o conhecemos ao na Trilogia Clássica: Palpatine está subindo ao poder, de onde só sairá no episódio VI, após sua morte pelas mãos de Darth Vader, e a batalha pela extinção dos Cavaleiros Jedi já começou… além do mais, o nascimento de Leia e Luke está para ser providenciado, agora que o casamento de Amidala e Anakin aconteceu… alguns fatores determinantes (como a transformação de Anakin em Darth Vader) acontecem no próximo episódio, e em breve trarei o texto para o blog. No momento então, aconselho, mais uma vez, que todos assistam aos filmes mais uma vez! Posso garantir que estou fazendo isso e vale muito a pena! Até mais!

Comentários

  1. Voltei!!
    Gosto muito desse filme. Depois do episódio II é o que mais assisto e não enjoo ( talvez seja porque mulher adora um romance =P ). Esse episódio nos mostra claramente o perfil do Anakin herói , além de indícios do vilão que viria a se tornar.
    Com certeza não vejo a hora de assisti-los ano que vem na tela grande e em 3D ainda por cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só de pensar que não estreou aqui me bate uma tristeza... mas o III eu vou ter que ir ver em outra cidade se for preciso (y) dashdoihasda

      Excluir

Postar um comentário