Sítio do Picapau Amarelo – A pílula do doutor Caramujo


O título me animou demais, mas só pude assistir hoje à noite. O episódio foi ótimo, e mais uma vez tenho que dizer que esse foi o melhor até o momento… enquanto eu estou dizendo isso, está ótimo, afinal a série está boa e só está melhorando… o episódio foi bem da Emília novamente (e quem nega que Emília é a protagonista de Sítio?) e foi mais encantador que o normal, e incrivelmente engraçado… eu ri bastante, e achei realmente lindo de se assistir.
Como o próprio nome diz, conta a história de como Emília começou a falar, naquela época no Reino das Águas Claras em que ela tomou uma pílula do doutor Caramujo. No desenho animado, que não começou por essa parte da história (como as chamadas me fizeram acreditar que seria), isso foi justificado pela dúvida de Visconde de como isso aconteceu, já que ele foi criado mais tarde… então temos Emília, Narizinho e Pedrinho contando como tudo aconteceu.
Algumas coisas ficaram bem diferentes ao que estamos acostumados, aos livros de Monteiro Lobato… acho que em 10 minutos não dava para fazer tudo o que temos nessa parte do livro, e os escritores não quiseram prolongar isso por mais de uma semana. Infelizmente, nada de Príncipe Escamado, nada do “passeio” sobre o rosto de Narizinho, nenhum desenvolvimento no Reino das Águas Claras… pura e simplesmente a história de Emília tomando a pílula, sendo esse o único propósito do lugar. Algumas coisas me deixaram quase descontente – como ter Pedrinho no sítio quando tudo aconteceu, e a insinuação de que tenha sido tia Nastácia quem criou o Visconde (foi o Pedrinho).
Mas nada disso atrapalhou realmente o episódio, como eu temi nos primeiros minutos. Emília realmente salvou tudo falando sem parar (como acontece no livro, serve deixar bem claro), e as cenas foram engraçadíssimas, e os personagens estavam mais encantadores do que nunca. Emília deu show (tivemos o clássico “doutor Cara-de-Coruja”), e a reação dos demais também foi maravilhosa… e algumas falas da boneca me parecem nada menos do que insinuações da futura Reforma da Natureza… me apaixonei ainda mais por essa versão do Sítio do Picapau Amarelo. Recomendo a todos os fãs das histórias de Lobato, e aos pais com filhos pequenos – isso é algo que eles merecem assistir! Até mais…

Comentários