Sítio do Picapau Amarelo (2003) – A Lenda do Rei Arthur: Parte 3



O Santo Graal e a Batalha Final.
A ÚLTIMA SEMANA DE “A LENDA DO REI ARTHUR”. Depois de uma estreia morna com “Zumpilion”, a temporada 2003 do “Sítio do Picapau Amarelo” nos surpreendeu com a excelente “A Lenda do Rei Arthur”. A história, contada em 15 capítulos, trouxe o Rei Arthur, a Rainha Guinevere, alguns Cavaleiros da Távola Redonda e a malvada Morgana de Camelot para o Sítio do Picapau Amarelo… na última semana, a Dama do Lago avisa o Rei, depois de devolver-lhe a Excalibur, que tirara de Morgana enquanto esta dormia, que Morgana tentará se vingar por ter perdido, novamente, a espada que a tornaria Rainha da Inglaterra e, por isso, ele deve ter cuidado, pois ela escolherá atacar alguém que ele ama muito. Assim, Morgana vem primeiramente atrás de Guinevere, mas quando a astuta Emília a salva, Morgana mira diretamente em Arthur…
O Lancelot estava na caverna da Cuca depois que ele foi atacado por Mordreu e ferido, e a Cuca queria cuidar pessoalmente do “seu bonitão”. Quando Morgana retorna à caverna da jacaroa, então, Morgana e Lancelot se enfrentam, mas Cuca não quer que a bruxa machuque o “seu” Lancelot e, por isso, enquanto as duas duelam, Visconde e Emília aproveitam para tirar o Lancelot da caverna, levando-o de volta para o Sítio do Picapau Amarelo, depois que Pedrinho salva todos de uma onça pintada… mas Lancelot não é o alvo principal de Morgana, de qualquer maneira. Ao anoitecer, Morgana vai ao Sítio para observar Arthur e Guinevere e, como uma cobra, ela pica a rainha, que imediatamente cai enferma e ninguém sabe o que podem fazer para curá-la… todos passam a noite no mesmo quarto de Guinevere, e Arthur não dorme a noite toda.
Guinevere dorme um sono enfeitiçado, e Merlin faz o pouco que consegue para protegê-la, ligando a sua força vital a um girassol… enquanto ele estiver vivo, a rainha permanecerá viva, mas se ele murchar… é o pouco feitiço de proteção que ele pode fazer agora, porque não há nada que a cure, nem mesmo o soro antiofídico: afinal de contas, ela não foi picada por uma cobra qualquer, mas por Morgana! Morgana e Merlin travam um silencioso duelo, que a malvada bruxa vence, deixando o Merlin fraco e desacordado, enquanto Guinevere arde em febre. Então, Emília resolve que ela mesma pode fazer algo para salvar a Rainha: ELA DECIDE IR BUSCÁ-LA NO MUNDO DOS SONHOS. E como ela pode ir ao Mundo dos Sonhos? Usando o pó de pirlimpimpim, é claro… o pó de pirlimpimpim pode nos levar para qualquer lugar que quisermos.
Então, Emília chega a um campo de girassóis, e chama pela Rainha Guinevere, mas ela não parece estar em nenhum lugar por ali… quando Guinevere aparece, finalmente, ela está no mínimo estranha… ela aparece por uns segundos, ri sem motivo algum, e então desaparece novamente. Enquanto isso, do lado de fora, a flor que significa a sua vida começa a murchar. Preocupada com uma de suas netas, Dona Benta grita com Emília para que ela volte imediatamente, e então a bonequinha estende a mão para Guinevere quando ela aparece e a convida a voltar com ela: “Viu, sua tonta? A Dona Benta tá chamando. Quer que eu leve uma bronca por sua causa?” Então, Emília segura a mão da Rainha Guinevere e a leva de volta para o Sítio do Picapau Amarelo com ela… a flor volta ao normal, Emília retorna, e a Rainha Guinevere desperta…
Sã e salva.
Emília fica toda orgulhosa e se vangloriando.
Enquanto isso, Mordreu estava preso em um buraco cavado no chão por Pesadelo, por ser “um ladrão de namoradas”, e o perverso aliado de Morgana convence os inocentes Tio Barnabé e Zé Carijó a retirá-lo lá de dentro… mas, assim que se vê livre, Mordreu empurra os dois lá para dentro… sabe-se lá quanto tempo eles teriam passado presos se o Saci não os tivesse encontrado e os salvado. Mordreu, então, retorna para a caverna da Cuca e para Morgana, que está furiosa porque a Rainha Guinevere se salvou de seu feitiço, e decide se vingar: dessa vez, no entanto, ela vai atacar o próprio Rei Arthur! Para isso, ela precisa que Pesadelo consiga lhe trazer um pouco de cabelo do Arthur para ela e, surpreendentemente, ele consegue cumprir a sua missão… isso quer dizer que Arthur está agora à mercê de Morgana! “O futuro de Arthur, agora, está em minhas mãos”.
O pessoal no Sítio (Rei Arthur, os Cavaleiros da Távola Redonda, Pedrinho e Emília) se prepara para enfrentar a Morgana, mas nem chegam a sair, porque Arthur passa mal antes que eles partam, e então ele é levado para o quarto de Pedrinho… depois de Guinevere, é a vez do Rei Arthur, e não vai ser assim tão fácil resgatá-lo, como foi para Emília buscar a Guinevere no Mundo dos Sonhos, usando o pó de pirlimpimpim. O Rei está com a febre alta e nenhum remédio a abaixa… Merlin e Emília, então, trabalham em um contrafeitiço que, por ora, consegue ao menos baixar a febre de Arthur, mas ele continua fraco. Então, as FADAS DE AVALON aparecem no Reino do Picapau Amarelo para buscar o Rei Arthur, para levá-lo a Avalon, onde ele deverá “cumprir o seu destino”. Mas Emília não quer permitir que ninguém leve o “Tutu” embora.
Então, a bonequinha manda as Fadas de Avalon embora, e elas lhe dão mais um dia para que curem o Rei Arthur, ou então virão buscá-lo. Desesperada, Emília vai pedir a ajuda de Viviana, a Dama do Lago, e ela diz que não pode ajudá-los… a única coisa que pode salvar Arthur é o Santo Graal: “O sagrado cálice está em todos os lugares e em lugar nenhum, mas muito mais perto do que vocês imaginam”. Então, assim como é a missão dos Cavaleiros da Távola Redonda, o pessoal do Sítio começa a buscar o Santo Graal, interpretando de maneira muito errada a dica da Dama do Lago, que diz que “ele está com um homem nobre”. Eles confundem nobreza com riqueza e acabam indo atrás do Coronel Teodorico primeiro (até parece!) e, depois, atrás do Seu Elias… mas era óbvio que nenhum dos dois poderia ajudá-los, porque o Santo Graal jamais estaria com eles.
Vemos, durante as andanças do pessoal, um mendigo que passa pela casa do Coronel e pela venda do Elias, pedindo comida… e o único que o trata com dignidade é O TIO BARNABÉ. Diferente dos outros, que lhe dão os restos, o Tio Barnabé vê o homem passando fome e lhe dá o único prato de comida que tinha, o que o torna MUITO MAIS NOBRE QUE QUALQUER OUTRO. E quando Nastácia e Emília perguntam por que ele fez isso, Tio Barnabé explica que “o homem estava com muito mais fome que ele”. A cena é bem previsível, mas eu a achei linda… bobo como sou, quase chorei. Por mais pessoas como o Tio Barnabé nesse mundo! Emília observa tudo com muita atenção, já desconfiada de que o Santo Graal pode estar ali, porque o mendigo estava “em todos os lugares”, como Viviana dissera que o cálice sagrado estaria… e ela logo tem sua confirmação.
Quando Tia Nastácia reclama do reumatismo, Tio Barnabé lhe dá água de beber em um cálice que o mendigo insistiu em lhe dar em troca do prato de comida, e a água “cura” a dor de Tia Nastácia. Tendo certeza de que aquele só podia ser o Santo Graal, Emília o pega sem nem mesmo pedir, o que eu acho que foi o seu erro… quase temi que não fosse funcionar, por causa disso. Mas é o Santo Graal, e isso é o suficiente para CURAR O REI ARTHUR. Depois de cumprida a sua missão, no entanto, o cálice desaparece, porque ele não pode pertencer a ninguém. Então, vendo que seus feitiços não estão funcionando contra o Rei Arthur e a Rainha Guinevere, Morgana decide desafiá-lo para uma batalha final: quem vencer será o novo governante de Camelot. Ele aceita o desafio, sabendo que, se o vencer, poderá enfim voltar para sua casa com os amigos…
Prevenida, Emília vai conversar novamente com a Dama do Lago, para descobrir um ponto fraco de Morgana, e ela explica que a bruxa é muito vaidosa e usa magia para se preservar dos efeitos do tempo… portanto, ela não suportaria se olhar no espelho e ver-se como realmente é. Enquanto isso, Arthur treina com os seus Cavaleiros e o pessoal do Sítio, que inclui o Visconde, o Pedrinho, o Zé e, depois de falar com a Dama do Lago, a Emília. É uma divertida confusão. Quando chegamos à hora da esperada BATALHA FINAL, Morgana usa um feitiço para triplicar o seu “exército”, formado por ela, Mordreu e Pesadelo, mas o pessoal do Sítio não fica atrás… Emília usa o “Faz-de-Conta” e faz a mesma coisa, triplicando o exército do Tutu também… e então a luta começa. Lancelot vs Mordreu. Percival vs Pesadelo. E a batalha principal: Arthur vs Morgana.
Morgana está prestes a vencer a batalha quando Emília pega um espelho em sua canastrinha para mostrar à malvada o seu reflexo, e então ela grita, se assusta e desaparece… esse é seu fim. Mordreu escapa, e Arthur e o pessoal do Sítio vence os malvados! Assim, é hora de partir, mas Arthur diz que eles irão com ele para Camelot, porque quer que o Pedrinho conheça o seu reino, e ele tem uma surpresa para ele… assim, todo o pessoal do Sítio se reúne na sala da Távola Redonda, enquanto o Pedrinho aparece vestido de “cavaleiro”, sendo consagrado um Cavaleiro da Távola Redonda pelo próprio Rei Arthur… IMAGINA SÓ A EMOÇÃO! É uma cena muito bacana e muito boa para encerrar a história, especialmente pelo toque especial do balde na cabeça do Pedrinho… afinal de contas, não é assim que as crianças brincam de cavaleiro?
E, no fim, eu adoro o que o “Sítio” faz com as brincadeiras de crianças!
<3


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários