High School Musical: The Musical: The Series 1x05 – Homecoming



“I was born to be brave…”
EU NEM ACREDITO, QUE EPISÓDIO MAIS ICÔNICO! E eu não esperava menos mesmo de um episódio que trouxesse “Born to be Brave”, porque aquela música é espetacular. A cena foi de arrepiar e de nos fazer chorar, mas todo o episódio me encantou, desde aquele comecinho sensacional, com Carlos e Seb ensaiando “Bop to the Top”. NÓS TEMOS UM CASAL ABERTAMENTE GAY NA DISNEY. É incrível essa representação em “High School Musical”, e eu fiquei muito feliz e emocionado ao assistir, especialmente pela naturalidade com que o roteiro tratou a relação de Carlos e Seb… agora ficamos querendo mais. Sem desmerecer outras obras, mas aqui, a homossexualidade simplesmente foi encaixada, sem estardalhaço. Não é como o Simon, de “Rise”, que lutava contra sua homossexualidade, ou como o Cyrus de “Andi Mack”, que estava se descobrindo…
A trama não é sobre eles serem gays. Eles serem gays é só um detalhe.
Seb e Carlos são gays, sabem disso, aceitam isso… e tudo bem! Claro que eles têm consciência que vivem em uma sociedade preconceituosa (!), e o episódio fala sobre isso, de forma responsável e bela, mas o mais importante é o que um sente pelo outro e só – não existe diferença na abordagem da relação deles para a relação dos demais adolescentes na série, e esse é um passo gigantesco para a Disney, ainda que não seja uma série do Disney Channel. MAS EU ESTOU TÃO FELIZ! O ensaio para o musical, no início, é lindo, eu amei ver os dois dançando, se divertindo, rindo… Seb comenta que “com ele é fácil dançar”, mas não com o seu “Ryan”. E então Carlos o convida para o Baile que está para acontecer, E ESSA É UMA DAS CENAS MAIS LINDAS DO EPISÓDIO. É simples e totalmente natural – o sorriso de Seb ao sair, a comemoração do Carlos.
Como qualquer adolescente convidado para sair…
O baile é o destaque do episódio – depois de terminar com E.J., Nini não está nada empolgada, e depois de falhar em mandar o seu vestido para o baile descarga abaixo, ela decide sair para uma “noite de meninas”, com Kourtney e a Miss Jenn, enquanto Ricky incentiva o pai a sair de casa depois da separação, e vai para o baile com o seu melhor amigo, o Big Red. Eu amei como as histórias se conectam… como a Miss Jenn conhece Mike, o pai de Ricky, no boliche e rola um clima (!), ou como Nini e Kourtney acabam em um bar de karaokê, e Nini começa a se perguntar se deveria mesmo ser a protagonista de um musical… ela não tem confiança o suficiente para subir ao palco ali e cantar, por exemplo. E o que eu achei mais legal é que a cena em que ela é chamada para o karaokê, com holofote nela e tudo, foi muito igual a cena de Gabriella que antecede “Start of Something New”.
Amo essas referências! <3
“Born to be Brave” aparece na série com duas motivações: de um lado, Nini se perguntando se é uma fraude; de outro, Carlos triste porque Seb não apareceu. Eu fiquei muito triste pelo Carlos (“He didn’t show up. My date. That’s actually my fault. I’m the fool who thought he’d actually dance in public with me”), e a maneira como ele fala que ele foi o tolo me partiu o coração, porque desde o início do episódio havia aquela dúvida se o Seb teria coragem de dançar com o Carlos em público, na frente de outras pessoas que não fossem os amigos deles no teatro… mas Carlos ganha um conselho muito fofo que o coloca na pista de dança sozinho, porque ele não precisa de ninguém para mostrar seus incríveis passos de dança. Enquanto isso, Kourtney tenta fazer Nini cantar, porque ela não pode simplesmente ficar com medo e fugir dessa maneira.
E assim vem a música.
E QUE CENA PERFEITA! BORN TO BE BRAVE é a melhor cena musical da série até aqui! Kourtney e Nini estão em um cenário meio “The Boys Are Back”, de “High School Musical 3”, enquanto o Carlos está no meio da pista de dança, sozinho, mas é absolutamente lindo… ele está tão fofo, que eu me apaixonei perdidamente por ele naquele momento. E então Ash acaba indo dançar com ele, e a cena fica, a cada segundo, MAIS PERFEITA. Além de Nini e Kourtney, de um lado, e Carlos e Ash, de outro, temos toda a pista de dança se unindo em uma coreografia elaborada, ágil, forte e contagiante… e aquilo É DE ARREPIAR. Carlos fica no centro de toda a atenção, é levantado pelo “público”, e quando Seb chega e vê aquilo tudo, ele abre um sorriso tão bonito que me fez derreter… eu morri de emoção e de amores por essa história que ainda estava apenas começando…
Tudo foi perfeito. O Carlos. A coreografia. A música. O momento musical.
Eu chorei.


Seb não sentiu vergonha de dançar em público com ele, como Carlos temeu. Ele estava, sim, três horas atrasado, mas porque uma vaca fugiu (?) e tudo o mais, e quando ele explica isso é tão bonito… porque o Carlos sabe que ele está sendo sincero, e que ele queria ter estado ali. A prova disso é que ele está, e que eles dançam juntos, na frente de todos, justamente uma música romântica, abraçados… e vocês percebem O QUANTO ISSO É IMPORTANTE?! A Disney está trabalhando em um romance gay com atenção, com carinho, nos fazendo suspirar por eles, e isso é extremamente importante. E a atuação dos garotos estava simplesmente maravilhosa… as vozes emocionadas, os sorrisos nos lábios e nos olhos (!), o nervosismo enquanto se aproximam, e aquele momento importantíssimo que compartilham… já quero mais de Seb e Carlos!
Mas precisamos falar de uma pequena surpresa do episódio: Ricky e Gina? Gina, até agora, foi apresentada como a “vilã” da história, mas e se ela só quer o papel de protagonista, mas não seja realmente ? Ela vai com E.J. ao baile, em uma espécie de “plano” mal construído, em que ela pretende deixar a Nini tão incômoda a ponto de ela deixar o musical, mas o Ricky acaba estragando tudo ao se intrometer e dizer que ela não devia estar andando com ele e tudo o mais… ele é um tanto insensível, Gina acaba brigando com E.J. (com direito a bebida jogada na cabeça dele e tudo), e no fim é Ricky quem acaba levando Gina para casa, e eles têm uma conversa bem sincera e bonita… ele agradece como ela o ajudou a se manter no musical, o que está sendo muito importante para ele, ela agradece e diz que realmente foi sincera quando disse aquilo
Ela está aprendendo a olhar o Ricky diferente.
E sinto que ainda há muito que não conhecemos de Gina!
<3

Para mais postagens de High School Musical: The Musical: The Series, clique aqui.


Comentários