Presentes de Natal de J.K. Rowling 1 de 12: COKEWORTH


Professor Snape. Bem que o Dumbledore sempre corrigiu o Harry quanto a isso!
J.K. Rowling, nesse ano, resolveu presentear os fãs de Harry Potter com pequenas publicações no seu site, o Pottermore, como uma maneira de começar a celebrar o Natal de maneira adiantada. Foi um grande ano para nós, potterheads. Afinal tivemos a Final da Copa Mundial de Quadribol, que para mim foi um “conto” e tanto – e mesmo que tenhamos Animais Fantásticos & Onde Habitam a caminho, isso vai demorar, e nós parecemos nos contentar, mesmo com coisas pequeninhas. Não queiramos histórias longas sobre os Marotos, por exemplo, mas estamos aceitando qualquer coisa que nossa rainha escreva. Portanto, nesse ano, ela prometeu 12 “short-stories” a partir de hoje, dia 12/12, como presentes de Natal aos fãs. Teremos uma história focada em Draco Malfoy, algumas receitas de poções, e para começar, a de hoje…

In a house on Spinner’s End, a meeting takes place
A mother begs help for her son, tears on her face
Agreeing to help though he doesn’t know how
Which Potions Master performs an Unbreakable Vow?

Parece, sim, um enigma bastante simples, mas bem-vindo ao clube se você tentou no mínimo umas cinqüenta combinações do nome do Severus Snape antes de conseguir ler a história. Se você está aceitando uma dica, qualquer que seja: lembre-se das palavras de Dumbledore.
Depois de passarmos pelo enigma, TCHARAM! Uma “história” publicada por J.K. Rowling sobre Cokeworth. Já digo muito rapidamente: não se empolgue achando que é um conto, ou mesmo uma história. Ou um brilhante artigo para o Profeta Diário como a Rita Skeeter escreveu sobre a Final da Copa Mundial de Quadribol. Não, parece mais uma entrada em wiki, com algumas informações sobre a cidade na qual Severus Snape e Lily Evans cresceram. Mas, como eu disse, mesmo essas pequenas coisas parecem ser interessantes aos fãs. Não passa de curiosidades, e coisas pequenas que ligam as histórias e os lugares de vários livros, mas isso parece tornar o mundo de Harry Potter mais real, e nos faz entrar, novamente, em contato com eles… portanto, vale a pena!
“Cokeworth is a fictional town in the English midlands where Harry spends a night at the Railview Hotel with his aunt, uncle and cousin Dudley. Cokeworth’s name is supposed to suggest an industrial town, and to evoke associations of hard work and grime. / Although it is never made explicit in the books, Cokeworth is the place where Petunia and Lily Evans and Severus Snape all grew up. When Aunt Petunia and Uncle Vernon are trying to evade the letters from Hogwarts, they travel to Cokeworth. Perhaps Uncle Vernon has a vague idea that Cokeworth is so distinctly unmagical, the letters will not follow them there. He ought to have know better; after all Petunia’s sister, Lily, turned into a talented witch in Cokeworth.”
Adorei essa ironia da história em colocar o Tio Válter lá, para “fugir da mágica”…
“It is therefore Cokeworth that Bellatrix and Narcissa visit at the start of Half-Blood Prince, where they visit Snape at his parents’ old house. Cokeworth has a river running through it, evidence of at least one large factory in the long chimney overlooking Snape’s house, and many small streets full of workers’ houses”.
Enfim, eu gosto muito dessa contextualização dos lugares e ambientes nos quais uma história se passa. Me permite criar um panorama na minha cabeça, e imaginar cenários, embora eu já tenha criado um lugar para o Unbreakable Vow no momento em que li O Príncipe Mestiço, quase dez anos atrás. Mas essa entrada de J.K. Rowling no Pottermore, por mais simples que seja, permite duas coisas: 1) Uma visita à memória de cenas marcantes na nossa história de potterheads; e 2) A união de pelo menos três momentos distintos da história de Harry Potter. Ela une, em um mesmo lugar significativo, o passado de Lily Evans – enfatizando tanto sua relação com a irmã, quanto a presença de Snape –, as primeiras experiências bruxas de Harry e dos leitores, e um momento já no fim da saga, justificado também pela infância de Severus Snape. Recordamos, assim, o amor de Snape por Lily, a cena de Narcissa pedindo ajuda a seu filho, e o desespero de Tio Válter porque as cartas de Hogwarts não param de chegar em Pedra Filosofal… foi uma boa viagem, Rowling. Obrigado.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários