Vale o Piloto? – Extant 1x01 – Reentry


David, é você?
Acho que Ethan ainda não nos conquista como David nos conquistou com o dele, mas isso foi o que mais me chamou atenção no Piloto. Comecei a assistir a série por acaso, quando me deparei com ela para baixar. Gostei da sinopse, busquei o trailer, e resolvi dar uma chance. Vou ter que continuar. O Piloto tem bem cara de filme, o que nos deixa ainda mais intrigados porque não sabemos exatamente como essa série vai prosseguir. Uma boa medida de mistérios é apresentada já nesse primeiro episódio, e queremos entender como as coisas aconteceram, e por quê aconteceram. Personagens cativantes.
Ficção científica. A sinopse nos apresenta Molly Woods, uma astronauta que passou 13 anos no espaço em missão solo, à bordo da Estação Seraphim, e misteriosamente retorna grávida para casa. Não apenas esse mistério define sua estadia no espaço, com outras coisas esquisitas que também aconteceram, mas mais do que isso, sua família toda parece muito importante, e não sabemos bem o motivo. Mas Yamusoto está de olho tanto nela quanto em seu marido, que está desenvolvendo um importante projeto de inteligência artificial chamado de Humanichs – um plot que lembra bastante A.I. – Inteligência Artificial, um dos MELHORES filmes de ficção científica já feitos.
E que serão feitos um dia.
Temos poucas cenas de Molly Woods no espaço, coisa que será trabalhada com o tempo através de flashbacks, mas o mais importante já descobrimos: a lacuna de 13 horas em seu relatório é absolutamente suspeita. Ela misteriosamente vê o fantasma/extraterrestre de seu ex-marido, morto, pedindo por ajuda. São cenas bastante bizarras que nos deixam confusos. O que importa é que ele já está dentro da nave, ela deixa que ele entre onde ela está, e ele parece completamente assustador. Justamente porque não o entendemos. E ela desmaia logo em seguida – e quando acorda, as gravações não o registraram, apenas ela. Em desespero, ela apaga todas as gravações, o que lhe torna ainda mais suspeita para seus superiores.
Mas o que a erupção solar e a falha no sistema tem a ver com isso?
FALHA NA MATRIX! \o/
Sabemos que alguma coisa muito maior do que isso está de fato acontecendo, porque Harmon está de volta! Mais ou menos a mesma coisa aconteceu um ano antes com outro astronauta, que é julgado morto – ele fez todos acreditarem que cometeu suicídio. Mas o fato é que ele perdeu o juízo depois de retornar do espaço, seja lá o que viu naquela ocasião; porque ele sabe que ela viu alguma coisa, fazendo questão de assegurá-la de que é “real, não uma alucinação como na Estação Seraphim”. Seja lá o que isso quer dizer. Mas esse mistério é muito intrigante, e eu gosto do fato de termos pessoas com mais informações, e a possibilidade de desvendá-las.
Mas ele não retornou grávido.
No entanto, mesmo com tudo isso que eu achei bem interessante, minha parte favorita foi ETHAN. Porque, depois do trailer, o que realmente me interessou foi a possibilidade de acompanhar essa trama toda de inteligência artificial, que levanta tantas questões morais discutíveis, e a série vai tentar trabalhar isso. Adorando aquele filme, foi o que mais me interessou. No início, Ethan não me parecia tão estranho quanto David, porque não estava programado para amar alguém tão incondicionalmente quanto David amava sua mãe, e portanto até parecia menos perigoso… mas tudo desanda com aquela cena do sorvete, aquele acesso de raiva e a fuga.
Mas foi tudo MUITO BOM! A série quer mesmo mostrar esses dois lados na criação de inteligência artificial. Foi bem clichê, meio previsível, mas eu gostei do discurso de John Woods sobre aproximar as máquinas da humanidade – o que falta na tecnologia atual é a conexão humana, e é isso o que ele está tentando recriar. Mas para isso, precisa proporcionar à máquina a experiência humana. Por isso uma criança, crescendo numa família, aprendendo como qualquer outra. A cena em que ele apresenta Ethan, as perguntas levantadas. Foi a melhor cena! Todas perguntas realmente plausíveis, mas respostas também tão afiadas que não pude deixar de aplaudir.
“Do you have a child? […] Do you have a plan to kill her?”
Fiquei dividido.
Acho que Extant tem tudo para ser uma ótima série de ficção científica, embora eu ache que não está tanto com estilo de série. Não é muito original, mas ainda assim nos deixa intrigados, e é diferente acompanhar algo mais no estilo cinematográfico semanalmente, seriado. E por falar nisso, os efeitos especiais estão ótimos. A série está aprovada, espero que dê certo para que não corra risco de cancelamento (até o fim da primeira temporada, pelo menos), e possamos acompanhar a história completa que essas pessoas estão planejando nos contar… vale a pena! Se você gosta de ficção científica, acho que você deve pelo menos dar uma conferida!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários