Vale o Piloto? – Constantine 1x01


Wow! Creepy.
Eu amo Supernatural (mesmo depois da sexta e sétima temporada deploráveis!), por isso não entendam esse meu comentário errado: mas acho que Constantine vai ser tudo o que Supernatural deixou de ser. Não sentimos mais arrepios nos episódios dos Winchesters, embora adoremos as histórias e as tramas intricadas que compõem os últimos anos. Constantine não, Constantine vem com a proposta de realmente ser um inteligente suspense agonizante que nos deixe apreensivos, que nos dê arrepios, repleto de efeitos quase assustadores.
Nesse primeiro episódio, conhecemos John Constantine, um exorcista e Mestre das Artes Ocultas, que começa em uma espécie de manicômio. E para mim, não há lugar mais macabro do que esse! Por isso temos um apavorante procedimento no início do episódio, e ótimas cenas na qual ele briga com um médico que se recusa a acreditar nas coisas que ele acredita, querendo dar explicações científicas como culpa para o que aconteceu com Astra… mesmo quando demônios estão atacando tão claramente, inclusive dentro do manicômio. Aquela primeira cena com o primeiro demônio… oh, como aquilo foi divertido! “No. No, no, no, no. This is not my problem. Oh, bullocks!”
Sim, divertido. Porque eu adorei o John de Matt Ryan. Não vou fingir que conheço a obra profundamente porque nunca li Hellblazer, mas dizem por aí que, além do fato de ele não fumar, ele está muito parecido com o original! De qualquer maneira, eu o adorei… o seu humor estranho e sarcástico é justamente o tipo de personalidade que eu mais admiro em personagens de séries, além de seu chame e sua astúcia inegável com todo aquele plano mirabolante para que Liv, por fim, decidisse se juntar a ele “por escolha própria”, porque era apenas dessa maneira que ele conseguiria seu apoio, afinal ela não confiava nele. E nem tinha porquê… e agora ambos trabalham para Manny.
O episódio funciona incrivelmente bem. Abusando da personalidade sarcástica de Constantine, e dos efeitos macabros que compõem a atmosfera da série, conhecemos Liv, filha de um antigo colega de John, Jasper, que precisa ser protegida. Ao mesmo tempo em que ele salva sua vida da morte certa naquela noite, ela começa a enxergar o mundo como ele realmente é: as almas presas entre esse e o próximo plano, os demônios que a atacam… e assim como ela os vê, eles também a vêem, e como você sabe: eles não gostam de ser vistos! Certamente a melhor cena do episódio foi vê-la acordar para essa nova realidade com a ajuda dele, com aquele brilhante momento do trem fantasma que foi tão intenso e verdadeiro que foi divertido.
Mas a fotografia! Como eles mudaram a paleta de cores para o mundo velado!
A série não está cheia de personagens, e ouso dizer que houve pouco desenvolvimento neles, a princípio. Mas Liv ainda deve ser aprofundada com o passar dos episódios… quanto a John, pareceu uma desculpa muito barata do roteiro para que ele se abrisse, pareceu depressa demais ele revelar para ela a história da morte de sua mãe e a maneira como seu pai o trata, mas tudo bem. O que mais prevaleceu no episódio foi a dúvida. Ficamos instigados o suficiente para nos perguntarmos o que de fato aconteceu com Astra e como, porque essa é a maior culpa que o personagem carrega consigo. E será que só eu que fiquei realmente interessado em Chas? Já é um dos meus favoritos!
Constantine está muito bem representada na cena final, na qual John usa Liv como isca viva para atrair o demônio que a está perseguindo por esse tempo todo. Uma versão mais macabra e mais elaborada de Supernatural deixaram a cena mais pesada que o normal, com efeitos fascinantes nos olhos e rosto do demônio, e na sua voz capaz de nos dar arrepios. Um suspense ameaçador que é muito gostoso de se assistir! Adorei a cena do exorcismo, como ela foi intensa, e como o fato de usarem uma aparição falsa de Astra tornou a cena muito mais humana e próxima do real, porque mexeu com Constantine em diferentes níveis que precisam ser avaliados.
Belíssima interpretação!
Mas assim como The Flash, o Piloto vazou antes da hora, o que quer dizer que ainda temos meses até a estréia de fato da série, e o próximo episódio então só chega lá por Outubro. Uma das maiores apostas da DC Comics, esse ano é realmente dela! E eu estou cada vez mais fascinado com a maneira como eles estão conquistando seu espaço na televisão, fazendo aqui o que a Marvel fez no cinema… e, de certa maneira, pode até vir a ser melhor: afinal passamos muito mais tempo com esses personagens através de séries do que através de filmes. Vamos esperar a estréia oficial em outubro e ver como a série caminha, mas expectativas altas! MAIS EXORCISMOS E MAIS MAGIA, por favor. Obrigado.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários