Under the Dome 2x03 – Force Majeure


De Sweeney Todd a The Leftovers, passando por Lost; e Resurrection e Efeito Borboleta ameaçados. O que exatamente está acontecendo sob essa redoma afinal? MUITO BOM!
Man of Science x Man of Faith guiou grande parte do episódio que conseguiu restabelecer algumas coisas que pareciam tão claras durante a primeira temporada. Então personagens nos quais não acreditávamos estão lentamente ganhando nossa confiança, ao mesmo tempo em que pessoas que antagonizavam aqueles que mais detestavam também se tornam detestáveis. E não sei como será a série agora que o roteiro está fazendo com que comecemos a odiar o Barbie – mas quer saber? Tem tanta gente que eu já odeio em Under the Dome que ele a mais não vai fazer diferença, desde que Joe McAlister seja mantido intacto, e que Junior continue com essa dualidade que tanto adoramos.
Às vezes.
O episódio começa com uma cena a la Sweeney Todd que só serviu mesmo para nos apresentar Lyle, o barbeiro, oficialmente. E logo em seguida o terceiro teste da Redoma se inicia – e temos a impressão de que realmente teremos um teste a cada semana. Depois do magnetismo e da praga das borboletas, a chuva que deveria ser a renovação dos estoques de água potável desce do céu vermelha. A primeira impressão é assustadora, como se estivesse chovendo sangue, depois descobrimos que ela queima, e uma possível explicação científica para toda a trama. Under the Dome mantém o tom ambíguo que não nos esclarece o quanto disso é ciência e o quanto não é explicável – estaria a redoma realmente os testando outra e outra vez?
Lembro-me muito bem de toda essa discussão em Lost (e vai dizer que o Big Jim não nos faz lembrar do Locke?), e de como foi sempre muito confuso e mudávamos de opinião constantemente. Eu juro que meu pensamento era: eu talvez apoiasse a ciência nessa história toda, mas não farei isso por causa de minha raiva pela Rebecca. Sim, deixei minhas impressões pessoais interferirem em toda a história, desejando que ela fosse brutal e cruelmente morta durante o episódio. Uma cópia do Big Jim ainda mais revoltante do que a primeira, essa mulher conseguiu conquistar o ódio do público muito depressa, com um jeito arrogante, uma crença cega em Big Jim, e uma filha da p* sem fim, sério. Então Lyle pode estar fora do controle, meio maníaco, mas eu o apoiei o tempo todo.
Ainda mais com a nova trama de Junior! O QUE FOI AQUILO?
Mas sobre Lyle x Rebecca durante o episódio. Foi bem importante para separarmos os grupos mais claramente dentro desse elenco, com Lyle defendendo que a redoma os está testando – e que depois da chuva virá o Arrebatamento e a série se fundirá com The Leftovers. Ai que vontade que ele enfiasse a cara dela naquele “sangue”, era tudo o que eu queria. Julia teve uma ótima cena de monarca, com um belíssimo e convincente discurso, com todas as falas pensadas meticulosamente de maneira persuasiva – e Rebecca destruiu tudo. A grande surpresa (mesmo que isso já venha se desenhando desde o começo da temporada) foi que o Barbie está cada vez mais parecido com o Big Jim, apoiando seus planos, e finalmente começamos a detestá-lo.
Mas Julia não muda, e ela antagonizando isso tudo será ÓTIMO!
No segundo núcleo, que é o dos adolescentes e jovens que se mostraram muito mais importantes do que os outros na primeira temporada, com a mini-redoma e isso tudo, temos o grupo se adaptando a não ter mais a Angie – e a nova menina na qual não sabemos se podemos confiar ou não. Diferente de Rebecca, ela conseguiu, de certa maneira, me conquistar. Porque eu não confio cegamente nela, não a defendo, e fiquei com nojo da maneira como ela falava com Joe, deixando a Norrie irritada e com ciúmes (ela passou dos limites mesmo), e é óbvio que ela é muito suspeita, mas alguma coisa nela me faz querer acreditar nela.
Agora 8-17-1 vai ter alguma importância? E o armário 1821? MELANIE CROSS?
Depois de Lost e The LeftoversResurrection!
Parece-me (e é, para mim, a teoria mais aceitável) que o episódio sugere que “Melanie” substituirá a Angie de certa maneira. O problema das quatro mãos foi mencionado, e a primeira cena de Joe, Norrie, “Melanie” e Junior me pareceu a criação de um novo grupo – a mão dela se encaixando na marca de sangue no armário em que Angie morreu pareceu apenas uma confirmação. Por falar nisso tudo, adorei a maneira como eles finalmente conseguiram sinal de internet nessa escola, como puderem ler e-mails, entrar no Twitter, e Joe pôde chorar com a mensagem de seu pai. Foi triste, mas foi muito bonito. O melhor de tudo, sem dúvida, foi o misterioso vídeo da mãe de Junior. O que Lyle sabe de fato?
“But in the meantime, if you need answers, talk to Lyle Chumley”
O que me faz lembrar de Sam. Um dos personagens mais misteriosos apresentados na segunda temporada, ainda não temos idéia do que esperar dele. Mas acredito em uma aproximação com Julia agora que Barbie está do outro lado, e como ele é próximo do Junior (que por algum motivo eu amo), além de ter informações importantes com ele, eu escolhi gostar dele, por enquanto. Impossível confiar nele, e acredito que ele pode, muito bem, ser uma pessoa má – inclusive quem matou a Angie – mas o que não quer dizer que eu não goste dele. Por enquanto. Sem contar que ele “ameaçou” o Big Jim, e quem é que vai reclamar de uma coisa assim? Under the Dome a cada episódio mais intrigante, preciso fazer uma lista das minhas dúvidas, teorias e opiniões… pode ser útil futuramente!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários