MIB – Men In Black III



Eu não sou o maior fã de Homens de Preto do mundo, embora seja uma ficção científica, mas eu realmente me apaixonei pela terceira parte dessa história. MIB III é muito, muito, muito bom, e eu estou encantado. Terminei o filme felicíssimo, e dei uns ataques durante todo ele. Mas é claro que o fato de ter uma viagem no tempo foi a base de tanta aprovação, mas ainda assim… o filme soube se aproveitar disso muito bem.
Sabe aquela coisa toda nojenta que vive aparecendo nos filmes de MIB? Ainda esteve lá, mas bem mais na primeira meia hora de filme do que em todo o resto… foram cenas divertidas, Boris era nojento o tempo todo (mas um ótimo vilão) e eu senti o clima de MIB com um quê a mais (que deve ter sido a viagem no tempo). Sempre bom matar as saudades, ver J apagando memórias…
Embora K tenha usado isso para algo inesperado.
A viagem no tempo me encantou desde a primeira vez em que foi cogitada. Inicialmente tivemos Boris querendo voltar, e então K sendo simplesmente apagado da história dos últimos quarenta anos. Com a Terra correndo perigo da invasão dos bogloditas, e J com uma certa obsessão por achocolatado (!), O cogita a hipótese de uma ruptura temporal… e bem, J começa a se arrumar para uma viagem a 1969 para salvar seu parceiro antes que ele seja morto por Boris.
Incrível como toda a história de salvar K acaba parecendo muito mais interessante do que a de salvar a Terra dos bogloditas… você teme mais pela vida dele do que pela de qualquer outra pessoa. Mas enfim, o conceito de viagem no tempo. Amei como o deslocamento ocorre e o que acontece durante o processo… os efeitos especiais são caprichados e se torna maravilhoso ver tudo mudando conforme a pessoa cai, sendo com dinossauros quase o devorando ou os prédios sendo construídos… maravilhoso!
O que me lembra um pouco de A Máquina do Tempo
E o passado é ótimo, ver J por lá é quase como ver Marty em 1955. Ele está um pouco perdido, não está acostumado com aquela época, fica surpreso, tem um prazo curto para conseguir o que quer, salvar a vida do amigo, e de tudo isso ainda depende a sua existência futura… muito De Volta Para o Futuro, não? E só agora eu parei para pensar na similaridade dos acontecimentos…
Continuando.
O passado foi muito bem construído porque o momento história escolhido foi perfeito. Tivemos os hippies de Hair (depois da minha relação com a peça eu surtei nas cenas!), os cabelos de Hairspray assistindo à televisão, e o lançamento do primeiro foguete com destino à Lua, que aqui ganha uma dimensão a mais com a missão de “instalar” a ArcNet em volta da Terra para defendê-la como um escudo. E é claro que J teria que encontrar o jovem K, quase como Marty encontra George…
Os personagens de J e K funcionam tão bem juntos, que não importa de que época eles sejam, são convincentes. Ótimo vê-los lutando juntos, ver todos os acontecimentos, e como a história com Boris se desenvolve. Quando vi o vilão aparecendo no dia 16 de Julho de 1969, me dei conta como tinha até me esquecido que ele estaria ali para matar K e então teríamos dois perigosos vilões juntos… bem, foi tudo incrível; uma viagem no tempo perfeita, que eu preciso ver muitas e muitas vezes novamente!
Mas muito mérito vai para Griffin, eu me apaixonei pelo personagem! Ele tinha todo um conceito de ver o futuro que me deixou encantado… seu mistério na primeira cena, prevendo as coisas, narrando tudo e ainda tendo um dom tão natural para a comédia (apenas sua maneira de falar e sua expressão já eram encantadoras!) já foi ótimo, e o que foi vê-lo no estádio? Ali entendemos como funcionam as coisas para ele, e eu amei a maneira como o filme o mostrou…
Sonho.
E, claro, foi ele quem finalizou o filme de uma maneira irônica, exagerada mas muito engraçada! Última cena foi ótima… pouco antes disso, o filme nos presenteia com um clímax ótimo (uma visão de como foi o lançamento do primeiro foguete à Lua e a implantação do ArcNet) e um final emocionante, triste e surpreendente… entendemos mais do passado de J, nos emocionamos com ele, admiramos K e ainda entendemos como ele virou o Agente K que conhecemos no futuro…
Brilhante!
O filme é realmente muito bom, e acho que você deve assisti-lo! Fã de MIB, ficção científica e/ou viagem no tempo, esse filme é para você. De maneira irreverente, mas um enredo muito bem amarrado, o filme é convincente e envolvente. Não tem como não se admirar, não ficar contente e não aprovar tamanha inteligência… eu preciso de mais filmes com temas como esse, sinceramente! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários