American Horror Story: Asylum 2x05 – I am Anne Frank, Part 2


Demorei um tempo para processar todas as informações. O episódio mais uma vez foi perfeito, apostando bastante nas cenas sombrias, no choque visual, na crueldade das histórias, e quase nos enlouquecendo novamente. Teve emoção, e aquele maravilhoso suspense que nos deixa apreensivos em relação ao que está por vir. Não sei como a série continua depois disso, porque mais uma vez ela foi amplamente reinventada, com respostas assombrosas, e mexidas cataclísmicas no rumo de cada personagem…
O episódio começa retomando a história da semana passada, com Jude procurando ajuda em relação à Arthur Arden, e um suposto marido de Anne (chamada por ele de Charlotte) aparecendo para mexer no seu rumo, também. Ao que tudo indica, fica provada sua insanidade, entendemos como ela passou a acreditar que seria Anne Frank após uma psicose pós-parto, e ela retorna para casa – apenas para ser devolvida mais tarde e submetida a uma lobotomia cruel.
Lobotomias sempre são cruéis.
Se eu acredito no tal marido de “Charlotte”? Difícil de dizer. Acreditei que sua história fizesse sentido e tudo o mais, mas me pareceu muito conveniente a Arden que ela fosse submetida a uma lobotomia, não se lembrasse de mais nada e fim… mesmo ela “contente” no final do episódio, o que foi meio apavorante, não me parece convincente. Nenhuma “felicidade” me parece real em American Horror Story e estava com medo de que alguma coisa fosse acontecer… a princípio só temos mais uma prova de que Arthur é culpado e é um ex-nazista.
Mas sua culpa não é explorada, e ele parece o personagem que mais faz coisas erradas e mais sai ileso. Vide Shelley, cada vez mais horrenda, retirada do laboratório pela Mary/demônio, antes que qualquer um pudesse ver e acreditar em Anne/Charlotte. Não sei qual o futuro plot de Shelley/criatura, solta no meio da cidade assombrando criancinhas… não sei se ela sobrevive por muito tempo, nem se voltaremos a vê-la um dia, mas foi horrível ver suas condições, de qualquer jeito.
E com tanta coisa acontecendo no Briarcliff, as coisas começam a mudar drasticamente. Ao que tudo indica Arden subirá à posição de líder do local, agora que Jude foi afastada pela quantidade de coisas que deram errado, como as “falsas” acusações, a liberação indevida e uma fuga… bem, temos de volta a velha/nova Jude, vestida de mulher sensual, fumando, bebendo e transando… bem, não sei o que espero dessa nova Jude na série agora. Confesso que estou bem confuso!
E quando falo em fuga me refiro à Lana, retirada do Briarcliff por Dr. Thredson. Eu teria ficado lá no lugar dela. As cenas dos dois na casa dele foram épicas, mas desde o começo creepy. Foi ótimo vê-lo oferecer-lhe vinho, as balas de menta, os olhares, a voz mansa e ameaçadora… nada acontecia, mas sabíamos que algo ruim estava para acontecer e estávamos apreensivos por isso. Tudo começa a caminhar para uma conclusão quando ela pede para ir ao banheiro e encontra um cômodo escondido.
E com What kind of material do you use?, e a macabra resposta Skin, temos a revelação da verdadeira identidade de Bloody Face. E agora tudo começa a fazer sentido e os pontos se encaixam. Lembram-se quando Wendy foi atacada, tantos episódios atrás? Lá está ela, congelada, esperando Lana cair do teto ao seu lado… as últimas cenas com Thredson foram macabras, sombrias, nojentas… e a maneira como a série optou por nos contar isso tudo foi fantástico, e Lana faz o nosso papel na cena, gritando desesperadamente, muito mais de assombro e incerteza do que de medo. Atuação de Zachary Quinto admirável – totalmente outro personagem, ele parece bastante assustador, misterioso e sádico. Incrível!
Deixando seus rastros ainda no Briarcliff, Dr. Thredson, agora Bloody Face, obriga Kit Walker a gravar uma confissão na qual nem acredita. E sua inocência é provada tanto pela cena que acabei de comentar, quanto pelo repentino desaparecimento de Grace. Quando ela ainda será esterilizada, uma luz estranha a abduz, e ela tem um encontro com Alma, repleto de cenas confusas, gritos e torturas… e agora Kit poderia acreditar que realmente é inocente, pois não é o único a ter visto isso.
Mas a gravação de sua “confissão” vai direto para a polícia e ele vai preso, em uma cena bem forte pelo último encontro com Grace. Foi pesado vê-la sangrar, ver sua fraqueza, seu olhar perdido, sua voz desaparecendo, os gritos de garganta seca… “I saw her. Alma is alive”. E com um futuro incerto para Grace, Kit é levado embora na sua frente, diretamente para a cadeia… bem, parece que esse episódio quebrou a condição de “entrou no Briarcliff nunca mais sai”, mas ninguém saiu de lá para um lugar melhor… talvez fosse melhor ficar lá e curtir Dominique ique ique
Amei o episódio, especialmente por brincar conosco de tal maneira que acabamos sem saber que rumo a série tomará. Estava tão acostumado com o sombrio e a crueldade do Briarcliff, mas agora provavelmente teremos uma transformação gritante. Grace parece inapta a ter boas cenas, Kit foi removido e levado para a cadeia, Lana pode morrer logo, Jude não trabalha mais lá, e Dr. Thredson também não, agora com sua outra identidade revelada. Para onde os roteiristas vão levar tudo isso? Curiosíssimo, espero pela próxima semana, mas minha próxima review deve atrasar um pouco. Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários