Star Wars, Episode III – Revenge of the Sith

O mais brilhante episódio de Star Wars, na minha opinião. De que esse é o melhor episódio da Nova Trilogia não há dúvida nenhuma, opinião universal. Mas me arrisco a dizer que esse é o melhor filme de toda a saga, pela grandiosidade de sua história, pela riqueza de fatos, e por ser totalmente desafiador, mais dark do que todos os outros, mas nos conduzindo ao mundo conhecido na Trilogia Clássica. Mal posso esperar por 2014, quando esse episódio estará de volta aos cinemas... infelizmente não o vi no cinema na primeira vez, então tenho que aproveitar essa oportunidade. Meu episódio preferido de Star Wars, na tela grande... vai ser difícil esperar até lá!
O filme todo nos apresenta uma guerra pelo poder da galáxia, enquanto o Chanceler Palpatine (Darth Sidious) toma conta de tudo transformando a galáxia em um Império e colocando os Sith no poder mais uma vez… o começo do filme nos apresenta um ar parecido com Ataque dos Clones, com Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker lutando lado a lado para salvar Palpatine, culminando na morte do Conde Dooku, em mais um dos momentos de Anakin em que a raiva toma conta dele…
Após o casamento de Anakin e Padmé, descobrimos que ela encontra-se grávida, e Anakin começa a ter sonhos, como teve com sua mãe no filme passado, acreditando que a esposa morrerá no parto – ele resolve fazer de tudo para salvá-la, mesmo que isso signifique unir-se ao Lado Negro da Força; no fim, temos os motivos para a transformação totalmente justificados; além de tudo o que passou no Episódio II, além da falta de reconhecimento, vemos que tudo o que ele quer é salvar a mulher, e acaba sendo seduzido pelo poder dos Sith. Toda sua transformação baseia-se no amor.
A história toda de Anakin é a melhor de se assistir de toda a saga. Suas motivações, suas decisões são bem trabalhadas, e a mudança não acontece de uma hora para outra, mas tem toda uma preparação, que já vem acontecendo desde A Ameaça Fantasma. Anakin trilha seu caminho para o Lado Negro transformando-se em Darth Vader sem que consigamos julgá-lo ou ter raiva do personagem (a não ser quando ele massacra todas aquelas crianças). Seus primeiros momentos como Darth Vader, sua Força maior do que nunca, a mudança em seus olhos e em suas roupas… tudo é perfeitamente incrível!
Tudo isso culmina no já esperado confronto entre Obi-Wan e Anakin Skywalker, ao fim do filme. a cena é mesclada com a batalha de Palpatine e Yoda, mas a melhor parte fica para Mestre e Aprendiz. Toda a cena é conduzida com perfeição, com cenários ótimos, lutas maravilhosas, intensas e ágeis, e uma trilha sonora de tirar o fôlego, de prender a atenção do telespectador, de nos transportar para aquele momento e nos encontrarmos apreensivos pelos acontecimentos… eu chamaria a luta de o grande clímax de Star Wars, geral. Não tem cena mais memorável, mais bem feita, e com mais conteúdo.
As acusações contra Anakin, depois que ele já está transformado no Darth Vader (perfeitamente exposto em suas expressões, em um ótimo trabalho de Hayden Christensen), são fortes, e nos atingem junto a ele. É triste ver Padmé Amidala se decepcionando com o esposo que tanto amava, é triste ver Obi-Wan vencendo a luta enquanto o acusa de ter sido o Escolhido, e de que deveria ter destruído os Sith, não se unido a eles (“You were my brother, Anakin. I loved you”)… as cenas finais são fortes, pesadas… dói, causa angústia ver a mutilação de Anakin, ver seu corpo pegando fogo quando ele quase morre (e uma das coisas que mais nos marcam são os olhos do personagem, totalmente transformados pelo Lado Negro, pelo ódio), e ver Obi-Wan indo embora e o abandonando daquela maneira, sendo responsável por isso…
E por mais fortes (e em alguns momentos tristes) que as cenas finais tenham sido, elas foram brilhantes. Essa ousadia do longa, esse clima mais pesado que se estabeleceu, essa proposta de deixar de lado a cor e a risada que temos às vezes em Star Wars para nos apresentar uma história séria, profunda foi uma ótima escolha. É um filme para nos fazer pensar, para avaliar tudo o que aconteceu na trilogia até o momento, e para lembrar da Trilogia Clássica e vê-la com outros olhos, sabendo agora como tudo começou, de onde tudo surgiu e qual foi a motivação de cada um dos personagens… isso torna esse o episódio mais brilhante e mais diferente de toda a saga.
Os últimos minutos parecem saídos da Trilogia Clássica, enquanto vemos tudo se ajeitando da maneira como encontraremos no início de Uma Nova Esperança – Luke e Leia nascem, são separados e seus futuros são decididos; vemos Luke sendo entregue em Tatooine por Obi-Wan; a Estrela da Morte está começando a ser construída; C-3PO e R2-D2 terão suas memórias apagadas, o que explica o motivo de não terem lembranças sobre esses acontecimentos nos episódios seguintes; e o mais memorável e clássico de todos os tempos: Palpatine salvando o corpo mutilado de Anakin e o colocando na armadura negra que o manterá vivo, como Darth Vader, até o fim de O Retorno de Jedi. É mágico vê-lo como sempre o conhecemos, agora vendo cada passo que o guiou até esse fim…
O filme é ótimo, e eu o considero o melhor de todos. Muita gente vai discordar de mim, e eu entendo. Até porque entre ele e O Império Contra-Ataca é difícil escolher um, sendo os dois ótimos, mas A Vingança dos Sith tem algo que me encanta. Sendo assim, talvez seja melhor eleger o melhor de cada uma das trilogias, não? E ficamos com o Episódio III e o Episódio V, sem dúvida. Mal posso esperar para ver isso novamente no cinema em 2014, mas por enquanto, ficamos mesmo com A Ameaça Fantasma.… já estão revendo toda a saga? Até mais!

Comentários

  1. Simplesmente não há palavras para descrever esse filme e o impacto que ele causa na gente, pois você já disse tudo. É assim que eu vejo quando posso o filme para assistir. É um sentimento único, que só os fãs entendem. Sinceramente é o filme que eu espero com mais vontade que chegue aos cinemas em 2014. Estarei contando os dias.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você concorda...
    Para mim, o Episódio III é simplesmente genial!
    Eu amo esse filme, mal posso esperar por 2014...

    ResponderExcluir

Postar um comentário