A saga e a Força


Juro que eu tive que me controlar demais para não fazer um trocadilho idiota no título dessa postagem. Estou contente por ter conseguido! Chegou a hora de comentarmos um pouquinho sobre saga como um todo e sobre a Força, um dos elementos mais presentes em todos os filmes… a partir do tema da Força, já tocamos no assunto dos Jedi, Sith e sabres-de-luz, clássicos de Star Wars.
A saga, como George Lucas sempre afirma, é a história de Anakin e Luke Skywalker. Muitos outros célebres personagens são representados, mas por terem alguma importância na vida dos dois e das histórias das quais eles estão participando… antes do nascimento de Anakin e depois de sua morte, nada é tão interessante… vamos analisar a saga na maneira produzida: segunda trilogia e depois primeira.
A segunda trilogia nos apresenta a vida de Luke Skywalker enquanto uma batalha entre o Império Galáctico e a Aliança Rebelde se forma. O Império Galáctico é comandada pelo Lorde Sith Palpatine (muito chamado apenas de "o imperador") e seu aprendiz, Darth Vader. Os três filmes giram em torno do desenvolvimento de Luke enquanto a Aliança Rebelde luta pela liberdade, conseguindo-a no fim de O Retorno de Jedi – momento em que Darth Vader já se revelou pai de Luke e já conseguiu sua redenção.
A primeira trilogia apresenta a vida de Anakin Skywalker, antes de sua transformação em Darth Vader, mas no guiando até lá. Conhecemos um pouco mais de personagens icônicos como Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda. A Força, os Jedi e os Sith são mais explorados aqui (por aparecerem com mais freqüência). Enquanto Anakin trilha o caminho ao lado negro da Força, virando o Darth Vader, seguidas guerras espaciais estão moldando a galáxia para assumir a forma de Império, contra a qual a Aliança Rebelde terá que lutar mais tarde…
Toda a história da saga é permeada pela presença da Força. A Força é descrita por Obi-Wan Kenobi como “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra, ela mantém a galáxia unida”. A Força pode ser manipulada pelas pessoas (quase como uma ferramenta) e utilizada de diversas maneiras – a Força, se for utilizada corretamente, pode dar a uma pessoa diversas habilidades, como telecinese, aperfeiçoamento de habilidades (como velocidade, força), habilidades telepáticas (como o controle da mente e visões precognitivas), empatia com demais atuantes da Força… e assim por diante. Ainda temos, como apresentado no fim de Vingança dos Sith e ao longo da Trilogia Clássica, os fantasmas da Força, que permite a conversa com pessoas que já morreram e utilizavam a Força.
A Força apresenta dois lados. Um deles, considerado o lado bom, é o lado dos Jedi. Os Jedi são um grupo que utiliza a Força para manter a paz na galáxia. Comumente não são chamados ou tratados como guerreiros, apenas como mantedores da paz, mas acabam enfrentando batalhas várias vezes. A arma comum de um Cavaleiro Jedi é o sabre-de-luz, que pode apresentar diversos formatos e cores. Como diz Obi-Wan: “Uma arma elegante, de um tempo mais civilizado”.
Além disso, também existe o Lado Sombrio da Força, que se utiliza de sentimentos como ciúmes, inveja, medo, raiva e ódio. Na saga, os Sith se utilizam desse lado da Força para obter um poder maior do que conseguiriam como Jedi. Os Sith também utilizam sabres-de-luz, e geralmente são na cor vermelha. Os Sith possuem uma regra peculiar, descrita por Yoda no fim de A Ameaça Fantasma: existem sempre dois – um mestre e seu aprendiz. É a conhecida “Regra de Dois” para os Jedi. Os demais Jedi que utilizam o Lado Sombrio da Força acabam sendo conhecidos como Jedi Negros.
Uma das falas mais conhecidas de toda a saga é essa que dá título ao nosso Mês Temático e você pode ver no topo do blog durante esse mês. A ouvimos em diversas cenas e várias vezes; e por muitos personagens. Embora a fala possa sofrer alguma pequena variação, a mensagem central é a mesma. E é ela que eu deixo para vocês hoje, onde me sinto oficialmente iniciando esse Mês:

May the Force be with you.

Comentários