Person of Interest 1x16 – Risk


Genial. Nada menos do que genial. O melhor episódio de Person of Interest em muito tempo. O mais interessante dos últimos casos e que mais prende o telespectador. Os protagonistas do episódio são carismáticos e admiráveis, a história é boa e bem-amarrada e o final é surpreendente… as reviravoltas de roteiro não existiram, mas houve uma proposta diferente – a de as peças serem descobertas passo a passo. Interessantíssimo.
O episódio tem relação com a Wall Street, a bolsa de valores dos Estados Unidos. A atmosfera já foi totalmente diferente à que estávamos habituados, a proposta foi inovadora. O caso exigia várias cenas nesse meio – e esse estilo business do local realmente me encanta. Como eu sempre digo quando vou comentar sobre How to Succeed in Business Without Really Trying... tem algo charmoso no estilo. Esse tipo de coisa sempre me enche os olhos. E a história de Adam, seus investimentos arriscados, os riscos corridos – tudo era brilhante. E Adam era um personagem muito bom – amei sua personalidade, seu modo de agir (proporcionando ótimas cenas como o momento do bar, as cenas com o tio, ou com os sem-teto). Atitude é tudo.
Reese se infiltra nesse meio para poder defender Adam das pessoas que o querem morto enquanto tenta descobrir os motivos que as levam a isso. E Jim Caviezel continua fazendo um trabalho impecável  com o personagem de Reese. Tudo acontece de maneira ritmada e gostosa – o episódio te prende do começo ao fim, de verdade, e você mal vê que 40 minutos se passaram… estou prestes a dar a esse episódio o título de melhor episódio até o momento… e isso só me enche de esperanças para o Season Finale à frente!
Finch e Carter não foram destaque nenhum, mas tiveram seus momentos memoráveis. Finch foi ótimo como taxista e como costureiro – assim como Carter investigadora desvendando tudo e fazendo as peças se juntarem, além de descobrir a ligação final com Elias (cena final de Elias com Reese foi chocante). E parando para pensar, fico imaginando: onde foi parar Fusco? Esperamos tê-lo no próximo episódio…
Sempre digo que gosto de ver que Reese não é invencível – vê-lo tentando clonar o celular de Adam e falhando foi uma cena singela, que realmente me impressionou. Foi a primeira vez que vimos algo assim na série, e é ótimo termos essas inovações… embora o motivo de a clonagem falhar ser muito diferente das primeiras coisas que me passaram pela cabeça… enfim. Reese também teve momentos de super-herói, como sempre, salvando a vida de Adam no carro e no telhado (cena do telhado, incrível).
E as cenas que antecederam o surpreendente encerramento do episódio também foram ótimas. O fim do caso de Adam, como tudo se resolveu foi ótimo (destaque especial para sua cena no telefone e para suas expressões faciais impagáveis – quis aplaudir). Cada aspecto de sua vida apresentada no episódio teve um final apropriado e satisfatório, com exceção de Sydney, talvez, que pareceu meio esquecida próxima ao final, mas fazer o quê?
Com uma história bem desenvolvida e envolvente, Person of Interest apresenta o que tem de melhor nesse episódio. Um final eletrizante que nos deixa cada vez mais ansiosos para o Season Finale que realmente se aproxima, junto com a iminente renovação da série. Ótima série, e hoje mais do que nunca recomendo a todos que ainda não estejam assistindo! Abaixo, fica o diálogo mais memorável do episódio, uma pergunta feita a Reese e sua resposta (com close em Finch)… até mais!

“Who takes care of you these days?”
“Someone new”

Comentários