Star Wars, Episode I – The Phantom Menace


The Phantom Menace é um dos episódios mais fracos da saga Star Wars, mas ainda te prende, e guarda algumas surpresas. Parece um novo começo, uma mudança geral no universo que já conhecemos, um novo ponto de vista, uma nova época. Não tem como discordar que essa seja a melhor ordem para a saga: primeiro a Trilogia Clássica, e depois a Nova Trilogia. É dessa maneira que esse episódio se torna tão mágico.
Acontece que já conhecemos vários personagens, e já estamos familiarizados com parte desse universo. Em Phantom Menace, tudo o que conhecemos está lá, mas diferente; é incrível como o filme consegue manter o mesmo estilo da Trilogia Clássica, sabemos claramente que é a mesma saga, mas tem um tom totalmente diferente, uma história bem distinta. Porque essa história acontece muitos e muitos anos antes de toda aquela que conhecemos, então muita coisa está mudada…
Por exemplo, essa é a época dos Cavaleiros Jedi. Os Cavaleiros ainda não foram “extintos”, então ainda temos um Conselho Jedi, ainda temos vários e vários Mestres… parece que dessa maneira a Força está mais presente no filme, e ainda mais forte, com tanta gente para treinar e ser treinado. Dessa vez, as lutas de sabres de luz são mais complexas, mais trabalhadas (vide a cena final de Obi-Wan); sem contar que assistir esse Obi-Wan jovem, ainda pouco experiente, no papel de aprendiz é impagável. E não tem como não admirar Qui-Gon… ele foi o mestre de Obi-Wan!
Por falar neles, eles protagonizam algumas das melhores cenas de todo o longa, no fim, em sua batalha contra Darth Maul – até o momento, nunca havia existido na série uma luta de sabres de luz tão bem-feita! Toda a cena é impecável, e culmina com a morte de Qui-Gon… podemos notar uma semelhança com a cena de A New Hope, com Qui-Gon no papel de Obi-Wan e Obi-Wan no papel de Luke, mas a cena do Episódio I foi muito melhor… sem contar que a reação de Obi-Wan, sua luta seguinte, foi magnífica! Ágil, complexa, ótima finalização. Essa merece aplausos, então quando virem no cinema, em 3D, aplaudam! E depois disso, Obi-Wan promete assumir Anakin Skywalker como seu Padawan.
É aqui que conhecemos Anakin. O sentimento de estar vendo Anakin no começo de sua história é indescritível. Nós sabemos quem ele será no futuro, e é muito bom começar a ver sua jornada até lá. O filme deixa muito claro o tamanho da Força dentro dele, em várias cenas – além de deixar claro como ele acredita nele mesmo e como já é astuto, mesmo naquela idade – como sua cena final com a nave, priceless. Também é bom ver sua preocupação com os outros sem esperar nada em troca; ver como ama a mãe e tudo isso… ver que realmente existe um lado bom dentro de Anakin, antes de ele se tornar o temido Darth Vader.
Os personagens secundários, não-humanos, sempre são um sucesso de Star Wars. Dessa vez, temos a volta de R2-D2, já salvando várias vidas em sua primeira cena, e de C-3PO, ainda inacabado, enquanto descobrimos que ele foi criado por Anakin. Temos também Yoda, nem tão velho quanto antes; e um novo personagem, Jar Jar Binks, que trouxe o lado cômico do filme. Ele era um personagem muito carismático e engraçado, e eu gostei dele logo de cara… responsável por muitas risadas ao longo do filme, e por nos mostrar a cidade submersa, que realmente faz meus olhos brilharem…
Não é um filme ruim, apenas não é tão bom quanto os demais, mas nos traz algo digno de Star Wars, com suas diferenças ao que estávamos acostumados. Se você ainda não conhece a saga, assista à Trilogia Original antes de ir ao cinema ver esse episódio, porque ele será muito mais mágico… conselho pessoal. Mas de qualquer maneira, essa é uma ótima época para curtir a saga mais uma vez, e esse Episódio podemos rever no cinema! Com 3D dispensável, claro... até mais!

Comentários

  1. Hahaha, eu e meu irmão fomos os únicos a aplaudir em toda a sala de cinema!!
    Mas eu acho que os aplausos foram muito merecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não pude ver, mas eu também ia aplaudir (: dhiasodha

      Excluir

Postar um comentário