Curiosidades de Star Wars


Para todo fã, curiosidades é uma das coisas mais interessantes que podemos ter sobre nossos filmes. Afinal de contar, algumas coisas são realmente interessantes, outras são divertidas… as conhecidas trivia são muito legais para alguém que já tem algum conhecimento sobre a saga completa, podendo, assim, entender pelo menos grande parte delas… os fãs mais assíduos já leram tudo isso, com certeza, mas fã que é fã também nunca se cansa… então aí vai algumas coisas interessantes…

- A frase "I've gotta a really bad feeling about this..." (Estou com um mau pressentimento...) é dita pelo menos uma vez em todos os filmes.
- A bordo da Death Star no episódio IV um Imperial acusa Darth Vader de nada ter conseguido no que toca à recuperação das "Data Tapes" com a esquemática da estação espacial. "Data Tapes" significa "Fitas de Dados"… isso significa que seria necessário um retrocesso tecnológico no episódio III?
- Por falar em retrocesso tecnológico, nos episódios I e II o armamento utilizado nas guerras era muito melhor do que o utilizado no "futuro", ou seja nos episódios da trilogia clássica. Exemplo disso são os mísseis, os Droids de combate com geradores de escudo, e toda a artilharia utilizada pelo exército Clone.
- Se os Stormtroopers têm "elevada pontaria" (segundo Obi-Wan diz a Luke no episódio IV), porque é que não conseguem acertar num grupinho de fugitivos a bordo de uma estação espacial com milhares de Stormtroopers?
- Os atores Anthony Daniels (C-3PO) e Ahmed Best (Jar Jar Binks) aparecem durante alguns instantes na cena do bar em Coruscant onde Anakin e Obi-Wan apanham Zam Wesell.
- O ator que fez Darth Vader, David Prowse, aparentemente só soube que a sua voz tinha sido dublada por James Earl Jones quando viu Star Wars no cinema!
- Na primeira vez que vemos Chewbacca entrando na Millenium Falcon (episódio IV) ele roça com a cabeça em dois dados pendurados do teto. Estes dados nunca mais são vistos em toda a saga.
- No universo Star Wars não existe o nosso alfabeto, o que vemos são sinais de um suposto léxico imaginário. Porém no episódio IV quando Obi-Wan Kenobi desliga o Feixe de Tração da Death Star (que estava impedindo a Millennium Falcon de fugir) nota-se claramente a expressão "TRACTOR BEAM - POWER OFF".
- Para o episódio IV, filmar as cenas com Sabre de Luz era problemático. Para "ligar" o Sabre, o ator tinha que ficar quieto por um instante enquanto alguém punha uma vareta metálica no Sabre "desligado". Por isso, quando liga o Lightsaber, Luke "mexe-se" um pouco para o lado, notando-se o "corte".
- Alguns dos asteróides que compõem a chuva de rochedos espaciais, em que Han Solo entra para despistar as naves do Império, durante “O Império Contra-Ataca”, são batatas (com casca) filmadas sobre fundo azul.
- O personagem Chewbacca, da primeira trilogia, teve o visual inspirado no cachorro de estimação de George Lucas, chamado Indiana (o mesmo cão inspirou o nome do personagem Indiana Jones).
- A lendária nave de Han Solo, a Millenium Falcon, teve o design inspirado num sanduíche — um hamburguer com uma azeitona pregada em cima por um palito — que Lucas comeu enquanto escrevia o roteiro de “Guerra nas Estrelas”.
- As roupas usadas pelo exército humano que serve ao Imperador, nos episódios Quatro, Cinco e Seis, são inspiradas na farda do Exército nazista.
- A cápsula da nave Discovery, do filme “2001 — Uma Odisséia no Espaço”, aparece no ferro-velho de naves espaciais onde Anakin Skywalker trabalha, no planeta de Tatooine, durante “A Ameaça Fantasma”.
- Apenas duas seqüências em “A Ameaça Fantasma” foram rodadas em película; todo o resto foi registrado por câmeras digitais. Já em “Ataque dos Clones” a película foi aposentada de vez. Também não existe filme de verdade em “A Vingança dos Sith”.
- Quando começou a gravar suas partes como Obi-Wan Kenobi, em “A Ameaça Fantasma”, o ator escocês Ewan McGregor fazia inconscientemente, com a boca, o zumbido dos sabres de luz durante as cenas de batalha. Era uma lembrança distante dos tempos de criança. Por causa do zumbido, que ele não conseguia deixar de fazer, os outros personagens caíam na gargalhada, atrapalhando as filmagens.
- Para solucionar problemas como falta de profundidade ou imagem com cores lavadas, assim que “Ataque dos Clones” terminou de ser editado, recebeu um banho de cores digitais, que incluiu um software de tratamento especial para corrigir as tonalidades da pele dos atores. Uma técnica atualizada foi usada em “A Vingança dos Sith”.
- A batalha de sabres de luz travada entre Yoda e o Conde Dookan, em “Ataque dos Clones”, foi gerada 100% em computadores, com dublês digitais que simulam — em alta velocidade — os movimentos do pequeno ser verde e do ator Christopher Lee, de 80 anos.
- Duas semanas antes da estréia mundial do primeiro “Guerra nas Estrelas”, em 1977, o ator Mark Hamill, que faz Luke Skywalker, sofreu um acidente de carro que lhe deixou em coma e com o rosto desfigurado. Durante meses, George Lucas torceu pela recuperação do seu protagonista, para que pudesse continuar a série. Mesmo assim, para justificar as cicatrizes no rosto do ator, George teve que incluir uma cena, na abertura do filme seguinte, “O Império Contra-Ataca”, em que Luke sofre um ataque de um monstro, no planeta gelado de Hoth, e tem a face retalhada.
- O famoso ET de Spielberg dá as caras duas vezes durante a trilogia, ambas em “A Ameaça Fantasma”: integrantes da raça dele aparecem, em segundo plano, durante uma sessão no Senado intergalático; e depois, quando a comitiva da princesa Amidala chega a Tatooine, é possível ver à distância as silhuetas de ET e do garoto Elliot.
- O idioma falado pelos Jawas existe de verdade, e é um dialeto dos zulus africanos, só que rodado de forma mais acelerada.
- Uma das falas mais famosas de Han Solo surgiu de uma brincadeira no set. Em “O Império Contra-Ataca”, o diretor Irwin Kershner tentava gravar um diálogo romântico entre Leia e Solo, no momento em que este vai ser congelado: ela diz “Eu te amo”, e ele responde “Eu também”. Depois de dezenas de takes frustrados, Harrison Ford perdeu a paciência. Na tentativa seguinte, quando Leia mandou o “Eu te amo”, ele respondeu na lata, em tom irônico: “Eu sei”. Ficou tão bom – e condizente com a personalidade de Solo – que entrou no filme.

Comentários

  1. Nossa, pela Millenium Sandwich, que dizer, Falcon, eu não esperava =P. Algumas eu já sabia, mas foi bom relembrar. Mês passado eu comprei uma edição da revista Mundo dos Super Heróis que tinha umas 40 páginas só sobre a saga. Falava sobre os filmes da saga, os bastidores, fotos, prêmios, bilheterias, entre outras informações. Muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Muito útil mesmo! Como eu não tenho uma revista dessas? =/
    [Sabe aquele momento em que dá uma invejinha? kkk]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim =P
      Na minha cidade mesmo eu nunca vi para comprar, meu encontrou-a em Ubatuba-SP. Mas no site da editora você encontra por 14,90 ( eu comprei na promoção por 11 e alguma coisa )
      O link é esse: http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=959&pag_id=23397

      Excluir
    2. obrigado :D acho que vou comprar (y)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário