Um pouco de Mitologia Romana


Na última série de Rick Riordan iniciada até o momento, ele mistura a tão utilizada Mitologia Grega com a Mitologia Romana. Depois de, ao longo de uma série de cinco livros, nos apresentar várias informações sobre os gregos e nos deixar familiarizados com tudo isso, ele mistura as duas mitologias em Os Heróis do Olimpo. E faz isso com exatidão. Na nova série teremos tanto deuses no aspecto grego quanto romanos… teremos campistas gregos e campistas romanos, e dois acampamentos… o Acampamento Grego, como já vimos, usa camiseta laranja, e o Acampamento Romano, usa camiseta roxa. Mas essa não é a única diferença entre os dos acampamentos…
A história começa quando Jason e Percy trocam de lugares; seqüestrados por Hera (grega) e Juno (romana), e sem memórias, cada um é jogado no mundo do outro; a Névoa faz seu trabalho para que todos pensem que eles sempre estiveram por ali, mas não é bem assim. No primeiro livro conhecemos mais Jason, e ele tem todo seu mistério, todo seu ar romano; não sabemos bem pelo o quê ele passou, mas sabemos que ele já tem uma longa experiência, ele tem sua história; ele se sente tentado a chamar os deuses (e as criaturas) por seus nomes romanos, o que pode ser desconfortável para algumas pessoas; muito poderoso, é filho de Júpiter (o aspecto romano de Zeus), e portanto, irmão mais novo de Thalia, que já conhecemos bem.
Já Percy é jogado para o outro lado, e não o vemos no primeiro livro da série. Na verdade, ao longo do livro ele apenas está desaparecido, até que se descubra o que realmente aconteceu com ele. Descobrindo o que aconteceu com Jason, o que aconteceu com Percy fica óbvio… mas parece que Jason se dá melhor no Acampamento Meio-Sangue do que Percy no Acampamento Romano… ok, mas temos que esperar para ler o segundo livro completo ainda (no Brasil, ele deve chegar no primeiro semestre do próximo ano). Lá, ele é chamado de filho de Netuno (Netuno é o aspecto romano de Poseidon, daí o nome do segundo volume da série), e passa por seus próprios desafios até que ele, Jason e os outros cinco meio-sangues possam se unir para concluir a Grande Profecia.
A Mitologia Romana se assemelha bastante à Mitologia Grega; basicamente temos os mesmos deuses, com as mesmas funções, e nomes (e por vezes aparências) diferentes; alguns traços da personalidade também podem variar (por isso na série são tratados como “aspecto romano” e “aspecto grego”). No geral, a Mitologia Romana parece mais forte; mais forte no sentido de mais voltada à batalha… esses deuses parecem um pouco mais guerreiros, um pouco mais preparados para as guerras, enquanto os deuses gregos parecem mais governar… mesmos deuses, mas com duas personalidades um pouco diferentes…
Por exemplo, vamos começar com Zeus. Zeus, pai de Thalia, na versão romana vira Júpiter, pai de Jason; em cada momento que o deus apareceu para a mãe dos irmãos, ele estava com um aspecto diferente… desse modo, cada um nasceu pertencente a um mundo e com características desse mundo. Afrodite para os gregos, mãe de Piper, é Vênus para os romanos, deusa do amor e da beleza. Hera, para os gregos, é irmã de Zeus e esposa dele; assume o nome de Juno na sua versão romana, e é a deusa do casamento; muito importante nessa nova série de Rick Riordan. Poseidon não é considerado um deus tão amigável; o pai de Percy não tem uma boa relação com Zeus e é considerado traiçoeiro; sua versão romana é Netuno, e ele é o deus dos mares. Dionísio é o símbolo da falta de juízo, da vida depravada, é o deus do vinho e da fertilidade. Na primeira série era diretor do Acampamento Meio-Sangue; representado por Baco na Mitologia Romana. Atena, a deusa da sabedora e mãe de Annabeth, não se dá muito bem com Poseidon; sua versão romana é chamada de Minerva; nasceu já adulta, saindo da cabeça de Zeus, depois que Hefesto lhe deu uma machadada para curar sua dor de cabeça. Por fim, temos Hefesto, pai de Leo em sua versão grega, representado pelo nome de Vulcano na romana; é um deus ferreiro, seus filhos herdam essa habilidade… é um poder muito bom e útil… e agora com a chegada de Leo à série, parece que esse deus terá um pouco mais de destaque na história.
Ambas as mitologias têm seu valor, e eu gosto de cada uma à sua maneira… mas confesso que estou bem mais habituado aos nomes gregos do que aos nomes romanos… alguns nomes romanos simplesmente não me entram na cabeça… por exemplo, Júpiter não me transmite todo o poder que Zeus me transmite… em relação ao nome, claro. Me entendem? Sei lá, podem me ignorar, talvez seja melhor. O que importa é que as duas apresentam muitas semelhanças e algumas coisas diferentes que Rick Riordan está se aproveitando em sua narrativa… gosto da proposta dele de nos apresentar a Mitologia Romana em contrapeso à Mitologia Grega, que foi onde toda a série começou; e gosto das diferenças de personalidade dos semideuses em um Acampamento e em outro… vamos ver como vai ser quando todos se juntarem por um desafio em comum… deixo a dica de leitura, mais uma vez, para Os Heróis do Olimpo! Até mais!

Comentários