O trio de Percy Jackson: Percy, Annabeth e Grover


Em Percy Jackson e os Olimpianos, também temos um grupo de protagonista formado por um trio – dois meninos e uma menina. Mas eu tento evitar comparações a Harry Potter. Na verdade, logo que Percy Jackson explodiu, tivemos muitos textos que falavam sobre isso, mas no geral, posso apontar algumas coisas que nos mostram as diferenças entre os dois trios, das duas séries.
Percy Jackson
Certo, para começar, algumas semelhanças: temos Percy como protagonista, um garoto que não sabia nada sobre sua verdadeira identidade, e quando a descobre, se encontra em perigo, com pessoas querendo matá-lo… e então ele parte para um lugar seguro, onde todos são como ele: o Acampamento Meio-Sangue; depois temos Annabeth, a mais inteligente do trio; e depois Grover, amigo de Percy, e meio que o alívio cômico do grupo.
Mas vamos às [inúmeras] diferenças. Começando do final agora. Grover nunca me cativou como Rony conseguiu. Grover é engraçadinho, tem seus momentos, mas não é tudo aquilo. Não é um personagem pelo qual nos apaixonamos, e que por vezes gostamos mais de ler sobre do que o próprio protagonista. E ele também não faz assim tanta parte do grupo do segundo livro em diante.
Annabeth
Annabeth. Annabeth é diferente de Hermione, bastante. As duas são bem inteligentes, e as mais inteligentes de seus grupos, mas Annabeth tem mais algumas qualidades. Por exemplo, ela é muito corajosa, luta muito bem com batalha, e tem um pouco mais de sofrimento em seu passado. Além de ter uma paixão não correspondida pela pessoa errada (Hermione e Rony se amam e são feitos um para o outro). Isso no começo da série, antes que sua história com Percy se desenvolva de verdade.
Percy e Harry, mesmo que você busque semelhanças entre os dois, eu não consigo vê-las. Para mim, os dois são personagens absurdamente diferentes, não tem nem como compará-los. Não digo que um é melhor do que o outro porque não é o foco da postagem, mas eles são bem distintos. Percy, de certa maneira, parece correr um risco menor, Harry é um personagem muito mais sofrido e muito mais triste.
E o trio de Percy Jackson não é tão inseparável assim. Em O Ladrão de Raios temos os três em uma missão, o que pode passar a idéia equivocada de que os três viverão sempre juntos, mas não. No segundo livro já não vemos mais tanto Grover, que passa o tempo todo seqüestrado, nem tanto Annabeth. Depois temos Grover cuidando de seus próprios interesses, e Percy e Annabeth nem sempre saindo juntos em missão. E por fim, em O Último Olimpiano, temos uma guerra em que cada um tá meio por si, e Percy como o líder. Não temos tempo de ver amizade dos três nem nada disso.
Grover
Agora, uma coisinha que sempre me remeteu a Harry Potter foi Luke. Acho que ele me lembra um pouco de Voldemort, um pouco de Rabicho e um pouco de Draco, tudo em um único personagem. No começo, ele me lembra mais um Draco, um vilãozinho, um metidinho. Depois, quando começa sua história com Cronos, principalmente ali a partir de O Mar de Monstros, ele me lembra um pouco do Rabicho, subordinado e trabalhando por alguém mais poderoso. Depois, por volta de A Batalha do Labirinto, ele passa a me lembrar Voldemort, extremamente mudado, uma nova pessoa, a ligação com Cronos maior do que nunca. Além de que algumas cenas de Luke-Cronos podem ser associadas a Harry-Voldemort no fim de Ordem da Fênix.

Independentemente das semelhanças ou diferenças entre as duas séries, cada uma tem suas histórias distintas. Acho que na história em si, cada uma das sagas apostou em temas diferentes, e em desenvolvimentos diferentes para a trama. O estilo de narrativa é outro, o tipo de história é outro, os personagens são outros, a atmosfera é outra. Cada série com seu devido valor, as duas são muito boas e eu recomendo. Leiam Harry Potter, leiam Percy Jackson, não tem como se arrepender… até mais!

Comentários