Um pouco de Mitologia Egípcia


A Mitologia Egípcia é extremamente mais complexa do que a Mitologia Grega ou Romana. Aqui, o número de elementos, o número de deuses, as intenções dos deuses, as formas dos deuses… tudo é bem mais confuso e temos muito mais que se avaliar. Por exemplo, os deuses não apresentam-se na forma humana… normalmente eles têm corpo humano e cabeça de algum animal…
Hórus
A Mitologia Egípcia também é conhecida como Antiga Religião Egípcia e era uma religião politeísta, porque lês acreditavam em diversas divindades, que representavam as forças da natureza. Essa religião era praticada em templos (por isso tantos templos ainda sobrevivem no Egito) e santuários domésticos. Nessa crença, essas divindades possuíam alguns poderes além dos poderes humanos: por exemplo, podiam estar presentes em vários locais ao mesmo tempo (elemento utilizado por Rick Riordan em sua narração), e podiam interferir nos fenômenos da natureza.
No Egito Antigo, os faraós eram considerados descendentes dos deuses; eram como representantes dos deuses que deviam governar o Egito. Os faraós comumente eram chamados de Filhos de Rá (o deus do Sol); portanto, no Egito Antigo, a religião e o governo trabalhavam juntos; o faraó representava o líder desses dois poderes, tudo era uma coisa só; quando morriam, os faraós costumavam ser mumificados e enterrados nas pirâmides.
Ísis
Agora: por que a mumificação e por que ser enterrados em pirâmides? Na verdade, a mumificação acontecia porque eles acreditavam que a morte era apenas um processo pelo qual a alma da pessoa se desprendia de seu corpo, mas continuava viva, e poderia sobreviver eternamente se encontrasse um corpo que pudesse habitar. A esperança deles era de que preservando o corpo, eles pudessem utilizar o mesmo em vidas futuras. E as pirâmides eram símbolo de poder, eram grandiosas construções com muita importância para os egípcios. A forma da pirâmide era considerada sagrada por ser uma “rampa para o céu”.
Agora quanto aos deuses egípcios, eles eram muitos e eu vou comentar apenas sobre alguns aqui na postagem, alguns interessantes e importantes no ponto de vista de As Crônicas dos Kane. Começando por Hórus, o deus associado à Kane na trilogia; na mitologia, Hórus é o deus dos céus e filho de Osíris. Apresenta-se com corpo humano e cabeça de falcão; seus olhos representavam o Sol e a Lua, e perdeu um deles lutando com Seth, tanto por vingança pela morte do pai, quanto pelo comando do Egito; após vencer, realmente tornou-se rei no Egito, e teve seu olho perdido substituído por um amuleto, o Olho de Hórus (símbolo do deus).
Ísis é a mulher e irmã de Osíris, e a deusa associada à Sadie na trilogia. Uma das deusas mais adoradas da Mitologia Egípcia, era vista como melhor modelo de mãe e de esposa, protegia a natureza e a magia. É a deusa da maternidade e da fertilidade. Ísis não possui uma cabeça de animal, suas representações costumam retratá-la inteiramente humana. A deusa foi a primeira filha de Geb, deus da Terra, e Nut, deusa do Firmamento; casou-se com seu irmão, Osíris, e deu à luz a Hórus. Também foi ela que ajudou na ressureição de Osíris quando Seth o assassinou. Assim, ela desempenha um papel muito importante na Antiga Religião Egípcia e era uma das deusas mais adoradas daquele povo.
Set
Por fim, vou falar um pouquinho sobre Set, que vemos também em As Crônicas dos Kane, tendo uma grande surpresa ao final de A Pirâmide Vermelha. Não vou fazer grandes comentários para não estragar a surpresa de quem ainda não leu, mas vou falar mais sobre o deus, ok? Ele é o deus egípcio da desordem, da violência e das tempestades; também pode ser considerado deus da traição, do ciúme, da guerra e de outras coisas nesse sentido… Set era irmão de Osíris e a encarnação do mal; nesse sentido, acho que ele é muito mais interessante que qualquer deus grego ou romano… não temos nenhum que seja assim tão “mal” quanto Set é. Temos os titãs, mas não sei se contam. Sua aparência (no caso da cabeça) não é de apenas um animal, mas sim uma junção de vários, como cachorro, porco, escorpião, crocodilo e asno.
Que seja. Os deuses egípcios, em geral, são mais complexos que os deuses gregos e romanos. Não que os outros não sejam interessantes. Só estou dizendo que é mais difícil entender a Mitologia Egipcia do que as demais, pela quantidade de coisas, e pela maior mistura com a “realidade”; parece que no Egito se vivem mais a Mitologia, ou por mais tempo. De qualquer maneira, é sempre muito interessante conhecer essas coisas… quem se interessar, leia As Crônicas dos Kane, ou pesquise mais sobre o Egito Antigo… até mais!

Comentários