Person of Interest 1x07 – Witness


E pensar que eu estava pronto para escrever uma review negativa sobre o episódio… reclamar sobre como a desculpa para Charlie ainda estar na mercearia e ser uma testemunha era idiota e vago, dizer que a história não era tão envolvente, o caso não era tudo aquilo, e que não tinha as típicas reviravoltas de roteiro que eu tanto gostava na série… bem, para quem assistiu ao episódio, sabe que tudo isso caiu nos últimos minutos do episódio. O caso valeu a pena, nos preparou demais para o futuro, e reviravolta? Maior do que nunca!
Não foi bem um caso isolado como estávamos acostumados até agora… tivemos uma pequena preparação prévia sobre o caso “Elias”, e esse episódio girou apenas em torno disso, mas tivemos bem mais do que se podia imaginar. Na verdade, tivemos informações que eu não esperava receber tão cedo, como a identidade de “Elias”, mas podemos ver que tudo isso não passou de uma preparação para o futuro, e que muito disso, a trama maior da temporada, ainda está sendo preparado…
Sobre reviravoltas de roteiro, não tenho nem o que comentar! No começo achei que as reviravoltas estavam abolidas nesse episódio, e por muito tempo elas pareceram estar… até que uma das melhores cenas da série acontece… a depoimento para a detetive de um lado e Reese com a testemunha do outro… as duas cenas se intercalando nos fizeram perceber o que estava acontecendo e nos deixou de queixo caído… bem, mesmo com todas as reviravoltas dos episódios anteriores, nenhum me deixou tão surpreso quanto essa, e foi maravilhoso assistir. Quando eu percebi o que estava por acontecer eu tive que parar o episódio e escrever alguns comentários no meu caderno, eufórico.
O caso Elias está mais fixo do que nunca, e não vou fazer grandes comentários para não estragar a surpresa de quem ainda não tenha assistido, mas agora eu realmente recomendo… você vai começar a ver um episódio logo de cara um pouco diferente, com a investigação de um assassinato, até que façamos a ligação disso com o cara que Reese está vigiando, a testemunha do crime; daí em diante, depois de várias cenas que são realmente gostosas de se assistir (como Reese bancando o super-herói mais algumas vezes, e Finch sempre ótimo em seu papel de “protegê-lo” e dar dicas), você terá informações importantes, e surpresas bem agradáveis!
No fim do episódio, no entanto, tivemos dois ganchos importantes; o primeiro fica para Finch e Reese, depois de um climão entre os dois, e uma possível separação temporária da dupla… algo assim aconteceria mais cedo ou mais tarde (eles não são invencíveis, eles cometem seus erros também), e tivemos Reese culpado por cometer erros… e segundo, tivemos Elias e uma parte de sua gangue reunida e seu anúncio de que ainda não tinha acabado, de que estava apenas começando (“Veni. Vidi. Vici.”)… a temporada promete ir para caminhos interessantes de agora em diante, com um vilão bem definido para a temporada… pena que teremos uma semana sem episódio.
O episódio foi muito bom, e eu recomendo a série, mais uma vez, para todos os fãs de Michael Emerson (como eu, isso tem grande influência no fato de eu gostar tanto do personagem de Finch) e para todos que gostam do gênero policial… é isso, novo episódio apenas no dia 17, vamos esperar até lá… até mais!

Comentários