Música da Semana – Sítio do Picapau Amarelo


Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo...
Sítio do Picapau Amarelo (2x)
Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Picapau Amarelo (2x)
Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata, universo paralelo
Sítio do Picapau Amarelo (2x)
No país da fantasia, num estado de euforia,
Cidade polichinelo
Sítio do Picapau Amarelo

Hoje, trago mais uma música para lembrar da infância. Quem nunca ouviu essa música e se transportou para o mundo do Sítio do Picapau Amarelo? Quem nunca se divertiu com as asneiras da Emília? Quem nunca admirou o incrível sabugo de milho Visconde? Quem nunca acompanhou Pedrinho em suas incríveis aventuras? Quem nunca sentou no colo de dona Benta para ouvi-la contar uma história maravilhosa? É, Sítio do Picapau Amarelo fez parte da minha infância, ajudou a me construir, e eu tenho orgulho de dizer isso. Foram muitas horas assistindo, foram muitas horas com os livros de Monteiro Lobato, na antiga edição da Brasiliense.
Escolhi essa música para hoje, porque ontem estava andando pela cidade e encontrei várias versões antigas de Sítio do Picapau Amarelo em um sebo que eu visito regularmente. Quase comprei mais uma versão de A Chave do Tamanho (meu livro preferido da coleção), mas acabei não levando, continuo com a minha aqui em casa… a música foi composta e interpretada por Gilberto Gil, para servir como tema de abertura do programa quando estreou na televisão. As duas maiores versões do Sítio foram ao ar de 1977 a 1986, e depois de 2001 a 2007; minha infância realmente esteve na última versão, mas eu sou daqueles que já viu quase tudo da versão antiga… e os livros são imortais, e não tem nada melhor do que eles…
Portanto, com essa música hoje, convido vocês a recordar a infância… se você passou horas dentro do Sítio do Picapau Amarelo, seja levado por Monteiro Lobato ou pela TV de sua casa, você sabe do que eu estou falando. É sempre bom parar e lembrar um pouco de como era anos atrás. Sítio marcou a infância de muito gente, marcou a minha, e provavelmente marcou a sua. Sentimento de nostalgia? Bem-vindo! Até mais!

Comentários