Rubí (2020) – A recaída de Alejandro



Uma notícia boa e uma notícia ruim…
Alejandro realmente tentou seguir com a sua vida… um ano depois de tudo o que aconteceu no México e de Rubí ter fugido com Hector para se casar com ele na Espanha, Alejandro continua trabalhando e agora namora uma de suas colegas médicas, Sonia. Mas ele não sabia o quanto mexeria com ele voltar a ver Rubí. O reencontro acontece por mero acaso do destino: Alejandro viaja para Madrid para um evento repleto de outros médicos, para descobrir, eventualmente, que aquilo tudo tem dedo do Hector, e então ele e Rubí se veem… e assim que Rubí o vê, ela faz questão de se aproximar dele, de falar com ele, de impor a sua presença, e nós podemos sentir claramente toda a tensão do momento. Mas, como Sonia vai acabar dizendo a Alejandro mais tarde, isso deixa evidente o quanto as coisas ainda não estão bem resolvidas.
Debochado, Alejandro chama Rubí de “esposa”, porque essa era a brincadeira deles desde o primeiro dia, e então ele diz que “também sentiu sua falta”, mas tudo num tom acusatório. Rubí pergunta o que ele está fazendo ali, e Alejandro, antes de ir embora, tem umas coisas para dizer, coisas que ele não teve a oportunidade de dizer antes… ele fala sobre ela ter escolhido trocá-lo por “seu amigo com mais dinheiro”, além do que fez a Maribel, que ela chamava de “melhor amiga”. E quando Rubí tenta alegar que já tinha terminado tudo com ele quando foi embora com Hector, ele pergunta quanto tempo passou entre uma coisa e outra: duas horas? Um dia? Alejandro, de coração partido, fala sobre como nunca pensou em ter nada sério com ninguém antes de Rubí, e então, quando a conheceu, achou que ela estava tão apaixonada quanto ele…
…mas ela é a melhor atriz que ele já conheceu.
Ele ainda pergunta se Rubí alguma vez pensou a respeito de Maribel e como ela se sentiu com isso tudo, e Rubí diz que “Maribel devia agradecê-la por não a ter deixado se casar com alguém que não a amava”. A cena é forte e se intensifica a cada segundo, e então Sonia os encontra – e tudo só fica cada vez mais desconfortável. Alejandro apresenta Rubí a Sonia, e eu adoro o seu deboche quando Sonia pergunta “o que ela faz da vida”, e as coisas pioram substancialmente quando Hector chega. Agora, tudo está prestes a ruir, para todos eles… Hector vai entrar na sua fase mais descontrolada, e é apavorante assistir às suas cenas – nós sentimos uma mistura doentia de nojo e medo do personagem de agora em diante. E percebemos que é por isso que a Rubí não vai poder continuar com Hector… é por isso que ela precisará seguir em frente.
Alejandro, por sua vez, está mexido. Ele retorna ao hotel com Sonia e está balançado, bebendo, e Sonia percebe tudo isso. “Essa é a famosa Rubí. […] então presumo que esse seja o ex-melhor amigo. […] E como você está?” Alejandro quer negar que tenha sentido algo, quer fingir que está tudo bem, mas é impossível, então ele diz que não sabia que isso lhe afetaria tanto. Ele bebe no hotel, e Sonia percebe o quanto ele ainda se importa, e eu gostei da maturidade da personagem: ela quer estar ao seu lado, por isso ela ainda não está terminando com ele, mas ela “quer estar ao seu lado sem fantasmas”. Por isso, ela pede que ele busque Rubí, para poder “encerrar essa história”. É a atitude de uma mulher madura, que quer uma relação com Alejandro, porque gosta dele, mas quer que isso seja de uma maneira bem resolvida.
Hector e Rubí ficam péssimos depois disso, e Lucas assiste a tudo de longe, com certa satisfação, porque o casamento dos dois está prestes a ruir… Hector se torna perigoso, extremamente ciumento e possessivo, e diz a Rubí que “Alejandro claramente veio a Madrid por causa dela”, e a proíbe de falar com ele. E, pouco depois disso, Alejandro aparece na sua casa para falar com ela… ela, inicialmente, o manda embora, diz que “o Hector não pode vê-los juntos”, mas eles acabam saindo juntos para conversar, e Rubí já começa todo o seu jogo de sedução no qual é tão boa… diz que não dormiu a noite inteira pensando nele, e nós percebemos que o Alejandro vai acabar caindo nesse jogo, embora, antes, ele diga algumas coisas: tipo tudo o que ela fez há um ano e como já percebeu que a prioridade em sua vida é e sempre será o dinheiro.
Mas Rubí diz que para ela também não é fácil, porque “ela se apaixonou por ele”, e enquanto Alejandro, sentido, tenta dizer que eles eram perfeitos antes que ela estragasse tudo, ela o manda parar de falar e o beija… ele para por um segundo, olha para ela, mas ele não tem coragem de lutar contra esse desejo, e então A BEIJA DE VOLTA. Os dois acabam voltando a estar juntos, eles transam em uma cena bastante quente, como faziam há um ano, como se nada tivesse acontecido entre as primeiras vezes que ficaram juntos e esse momento. Eles riem, eles se divertem, eles se amam e, depois de tudo, Rubí diz que “se sente culpada”. Alejandro, por sua vez, volta para o hotel, e Sonia imediatamente sabe o que aconteceu, mas ela quer que ele diga, e ele não consegue mentir para ela. Eu realmente fiquei triste pela Sonia chorando, e então ela vai embora.
Mas admiro a força dessa mulher!
Hector, cada vez mais possessivo e violento, fica louco com o “desaparecimento” de Rubí, e quando ela chega em casa, ele está cheio de perguntas em um tom grosseiro e assustador, e percebemos, cada vez mais, o quanto ele é perigoso… e o quanto ele dá medo. Então, ele a ameaça com todas as letras, dizendo que, se ela o enganar, e ainda por cima com Alejandro, “ele não pode controlar a sua reação”. E, então, como uma resposta a isso, Alejandro aparece na casa de Rubí e Hector, para “conversar”. As cenas são de arrepiar, e certamente causam uma tensão em quem está assistindo, porque queremos que Alejandro diga a verdade, mas, ao mesmo tempo, tememos o que Hector pode fazer, porque ele está violento e descontrolado e repleto de ameaças… a “conversa” entre Hector e Alejandro é repleta dessas ameaças.
Alejandro diz que tem algo a falar para ele, mas ele só quer falar na presença de Rubí, e então Hector a manda descer… Rubí gela ao ver que Alejandro está ali, e ela age completamente dissimulada, como se não o visse desde aquele evento no qual eles se reencontraram, mas então o Alejandro resolve jogar “Full Disclosure”, igual em “A Família Addams”. Falando sobre um “jogo” que ele e Hector faziam na infância, Alejandro diz que tem duas notícias para ele, uma boa e uma ruim, e pede que ele escolha qual ele quer ouvir primeiro. Como Hector está em silêncio, bufando e fuzilando Rubí com o olhar, Alejandro prossegue sozinho e começa pela “notícia ruim”, dizendo que a mulher que ele ama é a esposa dele. Depois, Alejandro compartilha, também, a “notícia boa” que ele disse que tinha: que ontem ele esteve com a mulher que ama.
Ai.


Para mais postagens de “Rubí (2020)”, clique aqui.


Comentários