Rubí (2020) – Casamento em Madrid



Encerrando um ciclo…
Parece que tudo acontece tão rápido, né? Mas eu adoro a agilidade da trama de “Rubí”, e como isso nos deixa ainda mais intrigados pelo que vem a seguir. Assim que descobriu que Alejandro não tinha toda a fortuna que ela esperava, Rubí o dispensou rapidamente e correu para seduzir o noivo da sua “melhor amiga” – e ela só conseguiu porque o Hector já não valia nada desde sempre. Até porque tudo o que ele fez desde que apareceu foi pisar na bola, e ele pegou pesado abandonando a Maribel no dia e na hora do casamento daquela maneira… o pior de tudo, a meu ver, é a maneira como Hector quer nos convencer que “está se sentindo culpado”, falando de Alejandro e de Maribel no avião com Rubí, como se isso mudasse alguma coisa… já fez o que fez, não foi? Agora, cala a boca e assume a sua filha da putice! Para mim, é simples assim…
Rubí, por sua vez, não está nem aí – ela diz que “culpa pesa demais e ela não vai levá-la à Europa”, e isso faz com que eu não a deteste, como eu detesto o Hector… pelo menos ela tem consciência de seus atos e os assumiu. Ainda na igreja onde o casamento não aconteceu, Alejandro liga para a secretária de Hector para saber sobre ele, e então precisa pressioná-la um pouco para que ela conte tudo o que sabe, mas consegue arrancar dela as informações que precisa: que Hector viajou naquela manhã, e comprou as passagens no dia anterior… uma para ele, e outra para Rubí Pérez. O baque é imenso, tanto para Maribel quanto para o Alejandro – ele também foi traído pela mulher que amava e seu suposto melhor amigo. E eu gostei do fato de Alejandro não esconder isso de Maribel: ela tinha todo o direito de saber, e ele conta assim que sai do telefone.
Maribel, então, enlouquece – e ela tinha todo o direito de fazê-lo. Ela tinha que extravasar aquela frustração, e ela tem uma cena fortíssima para isso. Na recepção depois do casamento (O QUE AQUELAS PESSOAS AINDA ESTAVAM FAZENDO ALI, AFINAL?! Bando de sem-noção!), Maribel grita e começa a destruir tudo o que vê pela frente, mandando todo mundo ir embora, enquanto ela rasga seu próprio vestido de noiva e tira sua perna mecânica para quebrar mais coisas… por fim, ela pega uma vela da decoração para colocar fogo nos restos do seu vestido, enquanto ela fica no chão, chorando, abraçada pelos pais… é, provavelmente, a cena mais forte que vimos em “Rubí” até aqui. E eu devo dizer que o pai dela CONTINUA SENDO UM PAIZÃO, amei a maneira como ele falou com ela na manhã seguinte, como tentou alegrá-la e tirá-la da cama…
<3
Alejandro também tem uma cena similar para extravasar sua própria frustração, marretando a parede já comprometida de seu apartamento, antes de se sentar encostado em outra parede e chorarduas vidas arruinadas por Rubí e Hector, e tão rapidamente! No outro dia, Alejandro vai falar com Maribel, e ele é um fofo, mas Maribel ainda está remoendo tudo o que passou e isso a está transformando… ela está com raiva, ela está agressiva, ela está dizendo que “não vai mais esconder sua perna”, mas eu odeio a maneira como ela fala que é “incompleta”, porque não é e isso não tem nada a ver com o que o Hector fez… o Hector fez o que fez porque não prestava, não tinha nada a ver com a sua perna! Enquanto isso, no futuro, Carla pergunta a Rubí se ela não se sentiu culpada pelo que fez à sua melhor amiga, e ela diz que “seu melhor amigo era Loreto”.
Para Rubí, o amor é um erro… e só serve para arruinar a sua vida.
Enquanto isso, Rubí está feliz na Espanha com Hector, porque finalmente conseguiu o que queria. As matérias sobre Maribel tomam conta das redes, pesando ainda mais a consciência de Hector, mas o que está feito, está feito. Mas o roteiro se preocupa em mostrar que Rubí não está realmente feliz… uma das cenas que mostram isso é aquela em que uma garota se apaixona pelo seu colar com a ampulheta, e o pede de presente, e Hector olha para Rubí dizendo que “eles podem comprar outro”, mas Rubí não tem coragem de se desfazer dele… diz que até o daria de presente, mas ela também o ganhou, e de alguém muito especial, por isso ela não quer tirá-lo nunca. Isso mostra o que ela ainda “sente” por Alejandro, além de a garota a fazer pensar em Fernanda, sua sobrinha, alguém que ela teve que deixar para trás por causa de sua ambição.
Hector, agora, está nas mãos de Rubí. Ela pede que ele prometa que vai fazer tudo o que for possível para ela estar sempre feliz, e então ela diz que quer ser sua esposa. Ele fica em silêncio, e Rubí se torna selvagem na sua frente, dizendo que abandonou tudo por ele, que traiu a sua “melhor amiga”, mas quando Hector finalmente fala alguma coisa, ele diz que “ela tem razão”. Ele se diz um homem completamente apaixonado por ela, e então a pede em casamento oficialmente, ali mesmo… e ela ainda diz que ela quer se casar naquele lugar, em frente ao Palácio de Cristal de Madrid. E, com esses novos acontecimentos, a novela acelera e, dali até o fim do capítulo, temos um importante salto no tempo que nos entregará os personagens em outro momento de suas vidas… um momento depois de Rubí “ter conseguido tudo o que ela queria”.
E continuar infeliz.
Rubí liga para a mãe, e Refugio está brava com o que ela fez – e um pouco enojada, também. Ela a julga, com razão, fala sobre como ela abandonou Fernanda e a garota sente a sua falta, fala sobre o que ela fez com Maribel, e Rubí acredita que fez o certo, e ainda diz a Refugio que fez o que fez por ela e por Fernanda: para dar a elas uma vida melhor. Ela pede que a mãe venha para a Espanha, porque vai se casar com Hector, mas a mãe não quer ser parte disso – ela sente vergonha do que a filha fez. Antes de desligar o telefone, ela diz que Rubí não vai encontrar felicidade nesse casamento, porque é impossível, e Rubí fica brava, dizendo que “é muito feio dizer isso”, mas Refugio desliga o telefone, e isso deixa Rubí pensativa… depois, ela liga para Cristina, a irmã, para reclamar de como a mãe falou com ela, mas Cristina, claro, tem a mesma reação.
“Tomara que nunca volte para você todo o mal que você fez”
Toda a sequência do casamento acontece rapidamente, mais narrado pela Rubí do futuro enquanto vemos as cenas passar… nas palavras dessa Rubí do futuro, aquele foi “o dia mais triste e o melhor dia de sua vida”. Ela fez de tudo para parecer que estava feliz, mas por dentro estava morrendo – não imaginou que doeria tanto. Tocando o colar que Alejandro lhe dera, ela pensa nele, mas o tira para a hora do casamento, e então concretiza sua união com Hector, um evento coberto pela imprensa, que ainda fala sobre “os escândalos que acompanham o casal”. Depois do casamento, Hector tem o descaramento de ligar para Alejandro – eu digo que eu tenho muita raiva de Hector! Pelo menos Rubí nunca tentou contatar Maribel! Alejandro é duro, o chama de imbecil e de estúpido, e Hector mereceu cada coisa que ele disse.
Alejandro ainda “conta” que Rubí não está apaixonada por ele…
…só está apaixonada pelo seu dinheiro.
ALEJANDRO ARREBENTOU!
Depois do casamento, UM ANO SE PASSA. Um ano em que Rubí e Hector viveram casados em Madrid, morando numa casa imensa, cercados de luxo… aqui, vemos mais um telefonema de Rubí de volta ao México. A mãe mal fala com ela, e Cristina é a única que a atende, mas não concorda com nada do que ela fez… inclusive, ela conta a Rubí que a mãe teve uma crise do coração recentemente, mas Alejandro cuidou dela, porque ele continua tratando Refugio, mesmo depois de tudo o que Rubí fez, porque ele é um bom homem. Rubí fica interessada, pergunta como ele está e se ele falou dela, mas Cristina diz que Alejandro nem cita o seu nome. Em uma conversa com a mãe, falando do dinheiro que manda todo mês, Rubí ouve a mãe dizer que não quer seu dinheiro, porque ela o conseguiu às custas da dor de muita gente. E então desliga o telefone.
Agora, a novela está entrando em sua segunda fase… um ano depois dos acontecimentos que iniciaram a história de “Rubí”, ela é uma mulher casada com o milionário que sempre sonhou, mas isso provavelmente não será o suficiente para ela. Duas coisas estão para acontecer num evento do marido. Primeiro, ela conhece Lucas Fuente Morán, e vamos ver o que ainda virá desse primeiro encontro. Depois, ela tem um reencontro inesperado. Alejandro, agora, também está comprometido – ele tentou seguir a vida, se envolvendo com Sonia, mas a vida está pronto para levá-lo para Madrid… e o seu caminho vai cruzar novamente o de Hector e Rubí. Ele está todo tranquilo indo ao banheiro quando anunciam Hector ao microfone, e ele congela. Depois, Rubí também fica mexida ao vê-lo no mezanino, e sobe imediatamente para falar com ele.
Estou tenso!
E QUE VENHA ESSA SEGUNDA FASE! \o/


Para mais postagens de “Rubí (2020)”, clique aqui.


Comentários