Under the Dome 3x01 – Move On


Depois de uma temporada em Lost, chegamos ao crossover com The Matrix!
“We hope it to take us home… but what if it takes us to an alternate reality?” – eu adoro esse tipo de história. Eu sei que tem pessoas que não conseguem assistir porque não vêem sentido, eu realmente sou apaixonado por esse tipo de história. Assim como eu amava Lost, que vivia nos dando mais e mais mistérios a uma lista infinita, e resolvia apenas alguns deles, e vários deles não de maneira muito didática, eu gosto de ficar me perguntando. Porque séries como Under the Dome me permitem que eu fique pensando nelas durante a semana inteira, antes do próximo episódio. E acho que isso é um ponto positivo. Agora, que as coisas estão ficando bizarras… estão mesmo ficando bizarras! Depois de todo aquele lance de sair da redoma e voltar para a redoma, dessa vez nós vemos os personagens presos em uma espécie de ilusão coletiva bastante convincente, me fazendo pensar um pouquinho em Doctor Who e o Caranguejo dos Sonhos…
Enfim.
Como a introdução do episódio sugere, eles estão presos em uma realidade alternativa. Aqueles guiados por Barbie que chegaram até Melanie são levados através da Névoa, e acordam do lado de fora. Simples assim. E, ao olhar para a redoma, ela está sendo tomada pelas estrelas rosas, e se desintegrando. E é isso. Basicamente. O fim da redoma. Barbie corre lá para dentro (mas não é mais “dentro”) e se depara com os corpos de Jim, Junior e Julia, o que é bem traumatizante… e então a vida segue. Chester’s Mill, com uma população de 1976, é reconstruída e prospera incrivelmente bem, enquanto todos decidem seguir em frente. Embora alguns consigam e outros não. Dale (porque ele é chamado assim naquela época) é visto em uma missão importante, 1 ano depois da queda da redoma, falando com Hunter pelo rádio para recuperar alguns reféns… e assassina um cara cruelmente depois de um jogo doentio.
Mas okay, ele é militar.
As coisas começam a convergir para aquilo que conhecíamos quando Dale, além de conversar com Hunter, também recebe uma mensagem de Joe McAlister – sobre o memorial. Mas então as coisas bugam completamente. Com uma transição que parece um reflexo da redoma, partimos para Julia (sim, VIVA!) gritando por Barbie! E dentro da redoma, uma população de Chester’s Mill reduzida a três pessoas, temos Julia e Junior contra Jim. Eu fiquei muito tempo tentando entender qual seria realmente o propósito daquele mini-elenco do lado de dentro da redoma enquanto a vida continuava do lado de fora. Mas as duas realidades não podiam simplesmente co-existir, pois elas se anulavam! Borboletas malditas tentando derrubar Julia da escada enquanto ela tenta atravessar o vão da temporada passada, até que Junior é atacado, ela atravessa, mas o Junior sumiu… bem, é bem comum se o seu cérebro começar a dar pane enquanto você vê a primeira parte do episódio. É bem comum MESMO. Você não devia se preocupar.
Então, em paralelo a essa realidade que ainda parece real, da Julia dentro da redoma, temos aquela coisa fantasiosa de uma redoma que simplesmente desapareceu, de uma terapeuta chamada Christine Price para ajudar a população a superar o trauma, e uma cidade reconstruída. Maravilhosa. Perfeita. Até as doenças de todo mundo parece ter desaparecido. E é então que as coisas ficam ainda mais bizarras, quando tanto Barbie quanto Ben vêem Melanie simplesmente andando do lado de fora, e então desaparecendo. Do outro lado, vemos Melanie com a mão em uma espécie de vidro [fragmentos da redoma, sei lá] na qual ela aparentemente controla toda a realidade falsa gerada pela redoma. QUE NUNCA CAIU. “Okay, what do you see, Ben?” “That none of this is real”. Ben, tentando provar para Barbie que as coisas não são reais, acaba assassinado por Melanie…
Nota à parte: COMO O HUNTER ESTÁ LINDO. Gente, como eu amava esse cara!
Okay, não só no passado.
E o memorial que encerrou a primeira parte do episódio nos deixando completamente surtados… tivemos um discurso muito bonito de Angie e de Barbie, que me arrancaram lágrimas. Lágrimas de verdade. Acho que eu nunca tinha chorado em Under the Dome. Mas então as coisas ficam ainda mais bizarras e assustadoras. Melanie estrangula o corpo de Ben lá nas grutas subterrâneas, ainda envolta pela redoma, e isso faz com que a ilusão de Ben na realidade criada também morra. Porque ele era apenas uma projeção. “It’s time to move on”. Foi bem creepy. A primeira parte do episódio acaba com Julia encontrando os casulos no subterrâneo, todos conectados… Joe. Sam. Norrie. E no do Barbie ela apenas derruba uma lágrima, sem dizer nada. Eu realmente não sei qual é a função de Melanie naquilo tudo, e o quanto ela está envolvida com a Matrix… mas que foi um episódio bem macabro, ah isso com certeza foi…
Texto da Parte 2 AINDA HOJE! J

Para mais textos de Under the Dome, clique aqui.


Comentários