Cómplices al Rescate: EL GRAN FINAL (álbum)


Com gostinho de final, de despedida. E um pouquinho de inovação.
Esse é possivelmente o álbum mais diferente de Cómplices al Rescate – e também é aquele que, ao colocar pra tocar, as músicas me trazem recordações distantes de uns 13 anos atrás, mas eu não sei as letras inteiras. El Gran Final é o CD gravado com as músicas do show de encerramento da novela, com Daniela Luján no papel das gêmeas, e Martín Ricca com mais destaque que Fabián Chávez, que fica sem nenhuma música. Então não é o clássico Cómplices. Não são os dois discos de Belinda que nós ouvimos zilhões de vezes e decoramos todas as músicas… então é uma sensação diferente. Mas o álbum tem uma nova cara, representando mesmo o final da novela.
Colocaria coisas como El Baile del Sapito. Nós sabemos que eles cantaram no show!
Cómplices ao Rescate, a primeira música que precisava estar no disco, de todo modo, vem toda reformulada. Não é a música que associamos à abertura, não é a mesma coisa de antes. É uma reformulação para a voz de Daniela Luján e Martín Ricca. E eu realmente adoro a nova versão! Parece que Luján beneficiou o personagem de Silvana, e a música começa refletindo isso. É uma versão ainda mais pop, bem remixada, com um ritmo agitado que nos envolve. Até que Martín Ricca, perto do segundo refrão, desacelere um pouquinho, E COMEÇAMOS O RITMO GRUPERO! Acho essa parte final da música tão Mariana, tão a cara da novela, e é a melhor parte.
O refrão ficou lindo! Tú y yo somos cómplices (cómplices)
Depois dessa nova versão, começam as músicas que são ecos distantes em minha memória… como Locos de Amor, que é um dueto de Luján e Ricca, e não parece ter a profundidade emotiva ou toda a ternura que Sabes, por exemplo, tem. Mas a letra (“Juntos podremos este mundo cambiar / Vem y ayudame para este sueño lograr / Tu y yo trataremos nuestra meta poder alcanzar) me lembrou um pouquinho Juntos. Tenho mais memórias de No Tardes Más, e eu realmente gosto daquela música! No tardes más / Mas y dime lo que sientes / Que yo ya no podre esperar. Mas Alcanzar la Libertad. Não sei se é porque ela tem esse ritmo grupeiro da Mariana, ou porque estaba no último capítulo da novela… mas para mim é a MELHOR, e me traz ótimas recordações!

Volarás /Tu podrás
Volarás / Sentirás que la libertad te hará cantar
Volarás / Tu podrás alcanzar la libertad

A surpresa está, principalmente, em Es Tiempo de Amar. Eu era uma criança, eu assisti a todas essas novelas que o SBT exibiu, mas ainda assim algo me pareceu estranho… aquele nome me fazia pensar em alguma coisa. Quando eu comecei a escutar a música eu tive uma impressão de “Eu já ouvi isso antes”. Como se fosse fora de Cúmplices. E ao invés de buscar na internet, eu corri até o meu CD de O Diário de Daniela, que curiosamente estava aqui por cima da mesa do computador (tivemos uma rearrumação de CDs semanas atrás), e LÁ ESTAVA ELA: Es Tiempo de Amar. Daniela Luján gravou a música para O Diário de Daniela e a trouxe consigo para Cúmplices de um Resgate, ou para o show pelo menos. O ritmo está um pouquinho diferente, mas ainda é inegavelmente a mesma! E essas memórias são marcantes… porque você entende quão profundas elas são?
Cantinho de Luz: O Diário de Daniela?

¿Dónde estás? ¿Que pasó?
Vamos juntos a lograrlo
Vamos ya a sembrar el amor

Mas não é a única. Eu fiquei com o CD de O Diário de Daniela aqui do meu lado. E percebi que tínhamos Locos de Amor lá também. Uma música interpretada por Daniela Luján e Martín Ricca. Okay, acho que era justo que ela estivesse no show de encerramento de Cúmplices de um Resgate. Acabei de ver o YouTube os dois MUITO PEQUENININHOS cantando a música na outra novela, e como eles eram fofinhos! Mas a música ainda não é tão marcante na minha cabeça como Es Tiempo de Amar, que me veio na hora à memória!
Já que eu estou fazendo referências mesmo, será que eu posso dizer que El Ritmo de la Vida me fez pensar muito em Floribella? Sério, lembrem-se daquela cena da segunda temporada, de Flor cantando na praia… Vem Dançar. Mas vamos voltar para O Diário de Daniela. AMISTAD, agora em ritmo grupero. Eu tive que voltar (sim, pela terceira vez) ao meu CD de Diário para escutar à versão original, que Daniela Luján gravou para aquela novela em 1999, porque era uma das minhas favoritas. Tão incrivelmente fofa, envolvente, com uma mensagem tão bonita em sua letra… e a letra e o ritmo (e tudo!) ficam na cabeça. Porque… amistad / Es alguien en quien confiar / Es alguien con quien contar / Lo más hermoso que hay / Y lo más bello.
¡AMISTAD!
Sério, essa idéia de banda, de amizade… como eu amo essa música!
Gostei bastante do solo de Martín Ricca (nada contra a sua voz ou o seu personagem, eu só me incomodo um pouco por ele ter ofuscado Joaquim), No Me Rompas el Corazón. Temos Ven Conmigo para terminar o álbum e uma nova versão de La Fuerza de Amistad. Ah, depois de tanta música de O Diário de Daniela, eu fiz umas pesquisas… descobri que essa última, assim como El Ritmo de la Vida e Alcanzar la Libertad vêm de Amigos x Siempre. Novela essa que eu não assisti, mas gostaria de ter assistido… protagonizada por Martín Ricca (aí o motivo de tê-las aqui) e Belinda. Ironia da vida. Ao fim do álbum de Cómplices al Rescate: El Gran Final, eu estava com uma sensação maravilhosa de realização, mas eu não pude deixar de me perguntar: era mesmo Cómplices?
Inicialmente, não tendo muitas recordações desse álbum porque só tenho os CDs Mariana e Silvana (do começo da novela, com Belinda), achei que o disco estaria limitado, por apresentar apenas Daniela Luján e Martín Ricca. Sem Fabián, sem Laura Flores… mas o álbum não funciona exatamente como uma trilha sonora da novela, mas sim como um álbum da banda Cómplices al Rescate. E é comum que bandas cantem sucessos que vieram antes deles. Foi o que esse último álbum fez na tentativa de ser impactante e marcante: reviveu memórias, compilando sucessos não só de Cúmplices, mas de O Diário de Daniela, Amigos x Siempre e sabe-se lá que mais… foi uma ótima idéia, releituras incríveis, e memórias acumuladas de um tempo bom que não volta mais.
Mas que faz bem recordar.


Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários