Música da Semana – Que Lindos Olhos


Que lindos olhos, que lindos olhos tem você…
Essa semana foi um momento mágico de nostalgia, relembrando 2005 enquanto assistíamos Hoje é dia de Maria. Eu lembro-me de me encantar pela belíssima narrativa, e assistindo à versão resumida dessa semana, eu pude reviver tudo, e talvez até entender novas coisas. Adorei a representação brasileira, adorei a maneira teatral como a obra foi filmada, com cenários pintados ou então cenários que pareciam pertencer ao teatro mesmo; fora os belos figurinos encantadores. E a maneira poética como a história se desenrolava, como fantasia e realidade se misturavam, e como eram embaladas por clássicas cantigas do folclore brasileiro, como Que Lindos Olhos, que é uma antiga canção nossa que ficou belíssima como foi usada na série.
…que ainda hoje, que ainda hoje eu reparei
Na verdade, pensar em uma música nessa semana não foi a coisa mais difícil… porque eu estava escrevendo, ontem à noite, o segundo texto sobre Hoje é dia de Maria. Então nada me pareceu mais certo! Embora eu tenha pensado em outras possibilidades, como Constança, mas eu fiquei meio machucado com a melancolia daquela música, e eu queria algo mais animado. Também fiquei cantando Alecrim Dourado que foi usada em versão instrumental, mas acho que Que Lindos Olhos tem a cara da série! Tem a cara da pequena e doce Mariazinha, que andava pelo sertão, em busca das franjas do mar, cantando essa música, fora que é a música que abre todo o espetáculo. É a primeira… e tudo parece tão bonito, tão bom naquela época.
…se eu reparasse, se eu reparasse há mais tempo
A jornada de Maria foi contada em duas partes. Ambas deixaram uma gostosa saudade, e memórias muito bonitas. Uma produção belíssima, cheia de vida e de esperança, apesar de toda a dor e tristeza que também fazem parte dela! A primeira jornada foi reprisada nessa semana, e conta essa primeira aventura de Maria, que foge de uma vida sofrida, encontra pessoas que ajuda com seu bom coração no meio do caminho, é atormentada pelo demônio, perde a infância, perde seu amor, mas retorna para casa com tudo o que tinha quando era feliz, há tanto tempo. Uma infância na qual a família está unida e feliz, na qual o seu amor vai crescer ao seu lado no desenrolar dos anos, e no qual as franjas do mar estão logo ali… uma aventura que fala da inocência da criança, e do incrível poder que ela possui. Incrivelmente lindo.
…eu não amava, eu não amava a quem amei.


Para mais postagens de Hoje é dia de Maria, clique aqui.


Comentários