Terra Nova 1x05 – The Runaway


Terra Nova está indo bem, e nesse episódio tivemos um pouco mais de história; não tivemos nenhuma grande revelação nem nada assim, mas nos apresentaram alguns outros elementos para nos deixar pensando durante a semana; enquanto eles não fornecem grandes informações, eles fazem questão de deixar bem claro que tudo é muito maior do que se imagina; Terra Nova tem algum propósito desconhecido, e Mira tem suas próprias motivações… isso é uma das coisas que me fazem (agora) diferenciar mais Terra Nova de Lost; Lost nunca tentou deixar claro que tinha coisas muito maiores acontecendo, a gente foi descobrindo isso aos poucos, e sempre tinha algo ainda maior para se descobrir… não estou reclamando de Terra Nova, só para constar.
O episódio gira em torno de Leah Marcos, uma menina que é encontrada no meio da mata, possivelmente fugindo dos Sixers, e acaba sendo acolhida em Terra Nova. Temos algumas cenas bastante interessantes dela, não são perfeitas, mas algumas são suficientemente ternas; por exemplo, eles vivem como uma grande família feliz (nossa, que sessão da tarde essa frase), e meio que se protegendo com Jim… como disse na postagem passada sobre a série, gosto da relação que Jim tem com as filhas, e nesse episódio ele transfere um pouco disso para Leah, e é bem bonito de se assistir.

[CONTÉM SPOILERS]
No entanto, nem tudo fica calmo como poderia ficar (ainda bem, claro). Descobrimos que Leah está em Terra Nova a mando de Mira para recuperar uma caixa (ela sabia que Taylor não teria coragem de expulsar a menina)… essa tal caixa é o primeiro mistério do episódio, mas não temos grandes informações. A caixa simplesmente não pode ser aberta, mas sabemos que Mira quer muito ela e o conteúdo dela… não sei o que tem dentro e não consigo nem começar a imaginar, não no momento pelo menos. Depois eu penso em alguma teoria, mas sabemos que aquilo é importante.
Leah acaba não sendo uma menina má, apenas mandada por Mira e fim, tudo que ela queria era proteger o irmão; Jim banca o super pai para salvar Sam, e no final temos a cena dos dois irmãos se reencontrando. Não sei o que eu esperava de dois atores daquela idade, mas a cena não transmitiu emoção alguma. Fazer o quê? No entanto, Leah transmitiu emoção na última cena do episódio (as últimas cenas são sempre boas) ao abraçar Jim; aquilo pareceu bastante real, gostei bastante da cena; a interpretação de Jason O’Mara também está muito boa, acho que ele é um dos melhores atores da série.
Outro mistério fica por conta da cena de Jim com Mira; gostei de termos um pouco mais dos Sixers, e termos visto Jim em seu acampamento, mas nada foi muito revelador; no entanto, descobrimos que Mira tem seus motivos para ter seus planos (sua filha, que ela pretende reencontrar) e temos falas importantes como: “Taylor irritou pessoas muito poderosas em 2149. Eles querem que ele desapareça”; tivemos mais insinuações de que Terra Nova tem um outro propósito escondido, mas nenhuma resposta; à pergunta de Jim, Mira apenas respondeu: “Você verá”… o que me lembrou um stand-up que vi de Lost uma vez, mas isso não vem ao caso… resta saber quem são essas pessoas que querem o fim de Taylor e que mandam em Mira.
Os adolescentes tiveram pouca participação; Josh teve um breve momento de babá, mas nem vimos Skye nesse episódio; Maddy teve um pouco mais de importância, começando a trabalhar com a mãe, mas descobrindo que isso realmente não tem nada a ver com ela; e sua relação com Mark teve um pouco de desenvolvimento… Mark teve uma ótima cena com Jim, e a resposta do pai de Maddy foi simplesmente impagável, e mais tarde temos Mark começando a “cortejar” Maddy… no começo todo mundo desconfiava que ele era um Sixer e tudo o mais, eu também achava aquilo tudo muito suspeito, já não sei mais o que pensar… queria pensar que ele só está interessando mesmo em Maddy, porque seria bonito para a personagem, mas Mark teria uma história muito melhor na série se não fosse só isso, vamos ver…
[FIM DOS SPOILERS]

Gostei bastante do episódio; não teve um ritmo tão acelerado, como alguns dos episódios passados tiveram, mas foi um bom episódio; apostaram um pouco na história, e quiseram nos mostrar que temos muita coisa a descobrir… pena que não tenhamos tido nenhuma informação importante para formular teorias mais complexas, mas vamos ficar com nossa imaginação… ainda temos o caso do filho de Taylor e aquelas equações na cachoeira… bem, acho que a série vai se basear nesses mistérios e tem tudo para dar certo. Continuo recomendando para quem ainda não estiver acompanhando. Até mais!

Comentários