The Island – A Ilha


Assiti ao filme esses dias, e me senti culpado. Me bateu aquele tipo de sentimento: “Que tipo de pessoa eu sou para não ter assistido a esse filme antes?”. Quer dizer, é exatamente o estilo de filme que mais me agrada. E bem como disse um amigo meu, é um dos melhores filmes que eu já. Temática, interpretações e efeitos muito bem produzidos, vários acertos, uma ótima dica.
O filme de 2005 é considerado um suspense/ficção científica, e traz Ewan McGregor (Lincoln Six-Echo) e Scarlett Johansson (Jordan Two-Delta) nos papéis principais. O filme se passa no ano de 2019, e começamos num grande complexo nos Estados Unidos, onde os moradores acreditam ser os únicos sobreviventes de uma contaminação que dizimou a vida no planeta Terra. O único lugar que não teria sido atingido pelo vírus se chama A Ilha, e todos querem ir para lá, mas apenas uma pessoa ganha na “loteria” ocasionalmente e é levado para esse “paraíso”.
É nesse contexto que somos apresentados a Lincoln Six-Echo, um cara inocente, mas muito curioso. Desde o começo já gostamos dele por sua capacidade de questionar. Enquanto todos aceitam tudo com perfeição, ele questiona as razões de não poder fazer algumas coisas, e de sempre existir novos sobreviventes chegando, se perguntando de onde eles estão vindo, como sobreviveram até agora se o mundo todo está contaminado. E toda essa curiosidade leva à descoberta da realidade, e à sua luta para salvar sua amiga, Jordan Two-Delta, que ganhou a “loteria” e está prestes a ir para “A Ilha”.
Na verdade, todos eles são clones, vivendo isolados, e acreditando que todo o mundo está contaminado para que não tenham vontade de sair; os clones são daquelas pessoas com dinheiro suficiente para pagar uma nova versão deles mesmos, um “corpo reserva” para que possam utilizar suas “peças” quando precisarem; a tal Ilha não existe, a “loteria” não é um prêmio… mesmo sabendo disso tudo, o momento em que você descobre isso no filme, é chocante. As primeiras cenas (da mulher grávida) que nos mostram que eles são clones, Lincoln presenciando cenas chocantes de pessoas tentando escapar… isso tudo é tão chocante para nós quanto é para ele.
Lincoln e Jordan escapam em uma luta desesperada por encontrar seus “patrocinadores”, para que, descobrindo toda a verdade, eles possam ajudá-los a revelar tudo ao mundo e acabar com isso; temos as explicações de qual a razão de os clones não serem vegetativos (como se diz pelo mundo), temos vários clones sendo criados, temos as memórias sendo implantadas… essas cenas são de encher os olhos (“You want to go to the island”). Várias cenas muito bem coreografadas levam à escapada dos dois “produtos”.
Assim, começa a busca deles por ajuda, enquanto eles mesmos fogem da perseguição. Várias cenas de ação acontecem, como a ótima cena da fuga na moto… e que moto! E para comentar, gostei do futuro que eles criaram no filme; não foi nada muito imaginativo e irreal, nem nada assim, foi tudo bem crível; na verdade, temos algumas mudanças nas motos, mas nenhum carro voador, e gostei dos trens… gostei dos trens que flutuam (não é irreal, isso já existe, mas em menor escala) e gostei dos “trilhos” no ar… o futuro é realmente aconchegante…
A inocência deles é algo que sustenta o filme, porque torna tudo muito bonito. Por exemplo, ainda no complexo, quando eles ficam todos contentes por ter aprendido uma palavra nova: “Dude”; e depois no “Give me your number” “Two-Delta”, eu ri bastante. Mas é realmente muito triste vê-los descobrindo a verdade, vendo que as lembranças que eles têm da “infância” é tudo mentira e nada daquilo aconteceu… eles são como crianças realmente, e dá pra sentir a tristeza de uma criança quando eles descobrem a verdade sobre seu “passado”. Cenas muito bem feitas, de boas interpretações, mas muito triste.

[CONTÉM SPOILERS]
O filme chega a seu clímax com Tom Lincoln ligando para a empresa, e todo aquele plano para que Lincoln Six-Echo volte para o lugar certo. Ainda bem que temos Jordan e seu ótimo detector de mentiras, e Six-Echo foi extremamente inteligente (muito mais do que eu imaginei) ao se passar por verdadeiro Tom e pôr a pulseira nele; assim, ele sobrevive e pode assumir o lugar de Tom, pode viver sendo ele…
Uma das coisas que eu mais gostei, foi ver como Six-Echo e Two-Delta não abandonam os amigos. Eles estavam contentes e felizes juntos (aproveito para comentar a cena do beijo deles, que foi ao mesmo tempo bonita, terna, sexy e cômica), mas eles precisavam salvar seus amigos e dar um jeito em tudo isso. Os planos finais foram incríveis, a quantidade de clones soltos pelo mundo ao fim do filme é de se espantar… e Lincoln fingindo ser Tom é genial… amei o final do filme, amei como tudo se finalizou.
[FIM DOS SPOILERS]

Um filme realmente bom. Para quem gosta desse estilo de filme (e esse estilo de filme é justamente os de que mais gosto), vocês têm que conferir. A história é realmente bem-elaborada, te prende, te fascina, o desenvolvimento, as atuações, os efeitos… tudo está tão bom que o filme ficou mesmo muito interessante. Recomendo o filme para todos que ainda não o tenham visto, acho que você não vai se arrepender. Até mais!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

Postar um comentário