Merlin 4x01 – The Revival of the Witch, Part 1


In a land of myth and a time of magic, the destiny of a great kingdom rests on the shoulders of a young man. His name… Merlin.

Merlin está de volta, e agora aos sábados (antes não passava aos sábados, passava?). que seja, a nova temporada de Merlin enfim estreou (foi meio inesperado, quando eu vi a série estava estreando, estava mesmo esperando para o próximo sábado, mas enfim) e parece que a história para essa temporada está boa.
Merlin parece estar em transição. Acho que as mudanças estão começando a ocorrer, e a série está deixando de lado aquele ar inicial, meio bobo às vezes, para se tornar uma série um pouco mais séria, mais madura. E eu estou gostando da nova proposta. Os Cavaleiros da Távola Redonda agora são personagens regulares, Uther já não tem importância (finalmente!), naquelas suas condições, e Morgana continua com seus planos, e eles parecem muito interessantes.
Para simbolizar essa nova fase da série, como vocês perceberam ali em cima, na citação, algumas pequenas mudanças ocorreram. Gaius já não narra mais “rests on the shoulders of a young boy”, mas sim, “a young man” (não fui o único a perceber, certo? Fiquei meio contente com essa nova narração, parece que Merlin está mais velho também, nova fase) e a abertura também foi modificada – e melhorada, diga-se de passagem, a nova abertura está bem mais interessante do que a antiga… acho que é por ser mais atualizada e mostrar cenas mais marcantes da série em si… gostei.
A história foi boa, Morgana começou com tudo, Morgause teve sua última participação, o véu entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos está aberto e isso libera os Dorocha; agora, o véu precisa ser consertado, antes que seja tarde demais; ah, e também temos uma Morgana preocupada em acabar com Emrys (o que nos proporcionou mais uma visão do velho Merlin), que ela ainda não conhece a real identidade…
Os Dorocha eram muito interessantes; primeiro temos as descrições por aquela menina que teve o povoado atacado (a cena do povoado também está bem boa), e depois temos eles atacando, o poder de Merlin sem funcionar, o medo tanto dele quanto de Arthur; pequena piada: quando vejo Arthur com frio, Merlin dizendo que sentiu-se impotente, com um vazio por dentro, sem poder respirar, lembrei-me dos dementadores… mas vamos voltar, Colin Morgan novamente deu show nesse episódio; sua cena com Gaius, dizendo estar assustado, foi a melhor parte do episódio. Ótima cena, ótima atuação.
A relação Merlin e Arthur parece muito diferente daquela que conhecíamos. Mesmo que ainda sintamos um pouco da velha “rivalidade”, temos um ar bem mais calmo, quase uma admiração nascendo; temos Arthur confessando estar assustado, talvez até mais assustado que Merlin, e uma linda cena final em que Merlin diz que em outras circunstâncias eles seriam grandes amigos… a amizade dos dois parece melhor do que nunca, e eu estou gostando. Até porque a relação entre eles é uma das partes mais importantes de toda a série…
Tendo elogiado Colin Morgan, vou dar os devidos créditos a Bradley James, interpretando Arthur nesse episódio, ele também estava ótimo no papel. Sua conversa com Gwen foi bonita, sua despedida do pai foi muito emocionante (vê-lo chorando então…) e toda sua determinação em salvar o reino… ele estava bem; quanto a seu tio… bem, não confiei nele desde o princípio… eu sei que todos dizem isso, mas… eu não confiei mesmo!
Os Cavaleiros da Távola Redonda apareceram, mas não tiveram assim tanta importância ainda. Mas não dá para mostrar com grande destaque todos eles em um só episódio. Não dá tempo e nenhum deles seria trabalhado como deveria. Mas eles estavam lá, mal vi Gwaine (lembro-me de apenas uma cena com ele, mas tudo bem). Tivemos um pouquinho de destaque para Lancelot, com sua relação com Merlin, sendo o único que sabe seu segredo, e também com Gwen pedindo-lhe que ele cuidasse bem de Arthur e o trouxesse vivo…
Eu sei que essa foi a Parte 1 de um episódio de duas partes, mas o final foi daqueles que nos deixam muito curiosos para o seguinte. Espero que essa temporada aposte um pouco mais nos ganchos, porque isso é bem interessante. Mas o final (OLHA O SPOILER) com o Dorocha pegando Merlin foi meio impactante… fiquei com os olhos meio arregalados, assustados. Confesso que estou muito curioso para o próximo episódio, e a promo (que sempre está no fim do episódio) ficou ótimo! Parece que teremos algo grandioso vindo pela frente…
Olha, a série voltou com tudo. Mostrou-se muito madura, muito crescida. A história está boa, e parece que tudo será tratado com mais cuidado nessa temporada. Parece que as coisas que mais ansiávamos por ver, veremos agora. Ótimo episódio, ótima abertura de temporada, resta esperar pelo resto, e que nossas expectativas se confirmem e a temporada consiga se manter boa… vamos ver se até o fim dessa temporada teremos Arthur descobrindo a verdade sobre Merlin… mas já não temos Uther como rei, e temos os Cavaleiros da Távola Redonda, já conseguimos o suficiente. Por enquanto. Até mais!

Comentários