Vencer o Medo – Próximo à verdade!

A caneta da Família Cifuentes!

Furioso depois de ter sido deixado por Marcela, Rommel se volta contra Omar e espalha uma fake news que poderia custar a sua vida, se o caso não fosse esclarecido a tempo. Para mim, essa sequência é, inclusive, uma crítica muito realista de como o “cidadão de bem” acredita em qualquer coisa que vê na internet e só precisa de uma desculpa qualquer para externalizar o seu ódio. É assustador, na verdade. Rommel manda no grupo do bairro uma mensagem dizendo que um menino foi roubado violentamente da escola por um cara que morou ali entre eles, e depois manda uma foto do “Beto” com Yahir, e ninguém parece preocupado em verificar a veracidade da informação… todos simplesmente se preparam imediatamente para LINCHAR o Beto assim que ele aparece.

É impressionante a BURRICE daquelas pessoas, sério.

Talvez seja por causa da experiência recente que tivemos no país durante um (des)governo retrógrado e cheio de discursos de ódio, que evidenciou justamente esse tipo de comportamento em seguidores cegos e estúpidos, mas essa sequência de “Vencer o Medo” me causou angústia e revolta. Acreditando em qualquer coisa que qualquer pessoa envia no WhatsApp, os moradores do bairro se sente no direito de “fazer justiça com as próprias mãos” e acham bonito encurralar Beto e se preparar para espancá-lo até a morte, e é Marcela quem se coloca entre Beto/Omar e a multidão enfurecida, perguntando de onde eles tiraram que ele é um sequestrador, e onde estão os pais do garoto que supostamente foi levado… ela diz que eles estão sendo levados por uma mensagem que ninguém nem sabe quem enviou.

E eles não estão nem aí. Eles querem sangue.

FELIZMENTE, Marcela consegue atrasar o linchamento de Beto/Omar por tempo o suficiente até que Inês e o homem responsável pelo espaço no qual a Marcela trabalha chegarem com Yahir, o “suposto menino roubado”, são e salvo, para provar que não houve sequestro nenhum… Yahir até defende Omar e diz que o conhece. Ainda assim, Juventino, um dos vizinhos mais desprezíveis do bairro, parece querer seguir com o linchamento de qualquer maneira, e é uma crítica interessante, que também vivenciamos durante quatro anos de pesadelo constante: não importa o quanto você desminta as fake news, não importa quantas informações verdadeiras e fontes você traga, as pessoas vão continuar acreditando no que elas querem acreditar… é apavorante.

Tudo isso ajuda a aproximar Omar e Marcela novamente.

E, juntos, eles estão cada vez mais próximos da verdade sobre a morte de Fabián Cifuentes.

Marcela está começando a desconfiar do envolvimento de Rommel no crime, por mais que não queira inicialmente, graças a algumas informações que Omar traz, e graças a uma descoberta que ela faz sozinha: o fato de Rommel esconder a mãe. Marcela conhece a mãe de Rommel (quase esperei ouvi-la cantar “City on Fire”, de “Sweeney Todd”), uma mulher renegada pelo filho, enlouquecida pela rua, e que aparece todo mês para buscar um dinheiro que ele lhe dá… e que parece ter algum tipo de informação importante sobre a morte de Fabián Cifuentes, mas ela está sendo paga, talvez não apenas por Rommel, para manter essa informação em segredo. E ela é bastante enigmática quando conversa com Marcela e Omar, mas ela pode ser uma peça-chave do mistério.

Omar, por sua vez, vai atrás de Tulio Menendez, o homem que ele descobriu que trabalhara na empresa da família antes da morte de Fabián Cifuentes, e que agora é o policial que caça Marcela incessantemente, e que faz de tudo para mandá-la de volta à cadeia – para que ela pare de investigar. Tulio faz de tudo para convencer Omar de que a assassina é Marcela, enquanto se esquiva da acusação de ter matado Fabián, e é irônico que uma evidência tão grande esteja ali, bem na frente de Omar, e ele não veja: a caneta de ouro da Família Cifuentes. Acaba sendo Marcela quem nota a caneta de Tulio, sobre a qual Omar já tinha comentado com ela, e ela trata de avisar imediatamente a Omar: embora não tenha visto o nome na caneta, o sobrenome claramente dizia “Cifuentes”.

E esse é o começo da resolução do mistério da morte de Fabián.

Reta final de “Vencer o Medo”!

 

Para mais postagens de “Vencer o Medo”, clique aqui.

 

Comentários