Upload: Realidade Virtual 1x05 – The Grey Market

Deep Web.

A maneira como “Upload” explora as ideias É MUITO LEGAL! Em mais um episódio maravilhoso, “The Grey Market” nos apresenta uma inusitada visita de Nathan, Luke e Dylan à Deep Web, e eu preciso dizer que isso rendeu umas boas risadas, sem contar que é genial! Dylan é um garotinho que morreu aos 12 anos (o diálogo dele e Nathan quando Nathan descobre que Dylan é o garoto que foi filmado caindo no Grand Canyon e fazendo uma coreografia no caminho até a morte foi estranhamente hilário!), seis anos atrás, e que precisa enfrentar o fato de que ele não é mais um garotinho de 12 anos, mas os pais se recusam a atualizar o seu avatar… em uma ligação com a mãe, ele vê quem deveria ser “seu irmão mais novo” saindo com a namorada para um baile!

Dylan está tendo problemas com isso tudo (e é um dilema pertinente!) e requisita a ajuda do seu Anjo, Nora, quando ela recebe a notícia de que o pai piorou e está no hospital… então, Nathan resolve se responsabilizar por Dylan para que Nora possa visitar o pai, o que é uma atitude muito legal, e Nora resolve confiar em Nathan. Preciso dizer que as cenas de Nathan com Dylan são surpreendentemente fofas (a cena do Nathan correndo com o Dylan nas costas é uma das minhas favoritas da série até aqui!), e me deixou um pouquinho triste, talvez, lembrar da relação boa que Nathan tinha com a irmã antes de virar um Upload. E o Nathan até tenta ser “o adulto responsável” e tudo o mais, mas o Luke está tão empolgado com um plano e o Dylan cai na pilha…

E eles acabam na Deep Web.

Preciso dizer: EU ADORO O LUKE. Ele é todo propositalmente equivocado, mas ele tem um carisma imenso e rende algumas das melhores cenas da série, e “The Grey Market” é a prova disso. Tudo começa porque ele quer chegar a um andar ao qual os Uploads não têm acesso, porque é um andar para visitantes vivos, e ele precisa de um código ilegal para isso… que ele pode conseguir no mercado clandestino. A materialização de uma Deep Web visitada por Uploads é um dos conceitos mais divertidos e inusitados que “Upload” criou, quando Nathan, Luke e Dylan passam por um arbusto e caminham até um lugar repleto de possibilidades… repleto de possibilidades bizarras. E, curiosamente, todos os três encontram algo que eles queriam.

Luke consegue o que precisava para chegar à festa dos visitantes vivos, para o desespero de Aleesha, seu Anjo; Nathan consegue ver 10 segundos do relógio de Jamie, mas não entende bem o que está acontecendo; e Dylan faz uma “tatuagem” que é, na verdade, um hack para ele crescer, já que os pais se recusam a atualizar o seu avatar. Quando Dylan desperta depois de uma soneca, no entanto, ele se transformou em uma garota, porque o código era XX e não XY. E isso rende uma sequência inesperadamente divertida e um “novo” Dylan no fim das contas, porque algumas horas em um corpo feminino fez com que ele se desse conta de como algumas de suas atitudes são/eram problemáticas. Gosto muito de como “Upload” consegue trazer essas críticas!

Fiquei com medo do que isso significaria para Nathan e Nora, preciso confessar… afinal de contas, foi um pouco de irresponsabilidade do Nathan, e a Nora chama a sua atenção dizendo que “confiou nele” quando vê o que aconteceu com o Dylan, mas também fico feliz por isso não ser transformado em um grande drama, no fim das contas. Enquanto traz o avatar de Dylan de volta à sua forma original, Nora assiste enquanto Nathan conversa com ele, e ele está tão perfeito conversando com o Dylan que a verdade é que não tem como ficar bravo com ele… tampouco tem como não se apaixonar por ele. E, no fundo, tanto Nora quanto Nathan sabem que estão apaixonados um pelo outro (destaque para a terapia de casal desastrosa de Nathan e Ingrid).

Enquanto isso, do lado de cá, Fran, a prima de Nathan, continua investigando a morte de Nathan, porque ela acha que tudo foi muito suspeito… e esse é um mistério de “Upload” que tem tudo a ver com o Beyond, o tal app gratuito que Nathan estava desenvolvendo e que provavelmente tem tudo a ver com pessoas como aquelas que são presas a planos de 2GB mensais. No episódio anterior, ela descobriu Ingrid entrando sorrateiramente no carro de Nathan na noite do acidente, o que quer dizer que ela pode ter sabotado o carro (!), e enquanto ela avança em sua investigação, ela acaba tendo o próprio carro sabotado em uma sequência final um tanto alarmante no qual ela também é provavelmente assassinada… a não ser que ela consiga escapar milagrosamente.

Tem uma boa trama aí, hein?

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários