Último Capítulo de “Malhação 2008” (09 de Janeiro de 2009)

“Prazer, eu sou seu Príncipe Encantado”

Primeira coisa que eu preciso dizer: EU GOSTO MUITO DESSA TEMPORADA. “Malhação 2008” é uma das minhas temporadas favoritas. E, nesse momento, quem acompanhou meus textos pode estar se perguntando: “Ué, mas ele não passou vários textos reclamando de várias coisas?” Sim, passei, e todas essas reclamações continuam válidas… mas isso não quer dizer que eu não goste da temporada; gostar da temporada também não quer dizer que ela é perfeita e eu não vou perceber seus defeitos. Acho que “Malhação 2008”, que começou em Outubro/2007, tem isso jogando contra ela: é uma temporada longuíssima. Com 324 capítulos, é a temporada mais longa da história de “Malhação”, ficando 15 meses no ar, e, em algum momento, sentimos que ela perdeu o fôlego e ainda precisava se estender por mais alguns meses… de todo modo, a temporada tem um último capítulo bem legal e, de um jeito ou de outro, vai deixar saudades.

Acho que não para assisti-la na íntegra de novo, mas deixa saudades.

Felizmente, a história da guarda do Tavinho já foi resolvida na última semana de novela e o último capítulo tem como principal motivo resolver a vida amorosa de Guga e Angelina – era uma tendência da “Malhação” da época deixar seus protagonistas juntos só no final da temporada, e essa é uma das coisas que se tornaram cansativas, tendo em vista seus 324 capítulos… ainda no último capítulo, Angelina está se recusando a aceitar o amor do Gustavo, enquanto convida o Bruno (DEPOIS DE TUDO, ANGELINA?!) para ir morar com ela e o Tavinho na Espanha (Rita e Joaquim estão indo embora), e ele topa, claro… animadíssimo. Mas Angelina deixa bem claro que isso não quer dizer que eles estão juntos ou que ele é seu príncipe, porque ela não o ama e não acredita mais nessas coisas… Bruno a acha fria, diz que ela não é assim, que essa “não é à Angelina” e chega a uma conclusão:

“É, ela não gosta mesmo de mim…”

Mr. Obvious.

Rita fica em choque ao saber que Angelina convidou o Bruno para ir embora com eles, diz que está confundindo as coisas, e eu acho impressionante como a Angelina diz que “só está sendo madura”, sendo que a atitude dela não tem nada a ver com maturidade – mas adolescente sempre acha que está com a razão, né? Enquanto isso, quando Débora pede para o Gustavo se pode “ir morar com ele”, ele explica que ela está confundindo as coisas e quem se declarou para ela e esteve o tempo todo ao seu lado quando ela estava desorientada era o Pedro, e não ele. Então, o Guga precisa repetir pela 54185ª vez, com todas as letras que não existe nada entre eles: “Eu já te falei mais de mil vezes. Eu não te amo”. Então, Débora pensa no que ouviu no caminho para o hospital e fala sobre como “sentiu o amor verdadeiro naquela fala”. Guga fala sobre como Pedro sempre a amou e sofreu calado… e Débora se sente culpada.

A Débora boazinha ataca novamente!

Um dos grandes eventos do último capítulo é o casamento surpresa da Beatrice para o Adriano… é zoado e bizarro, mas combina com eles, eles sempre foram divertidos como casal! Dessa vez, é a noiva quem está esperando o noivo, e o Adriano entra quase empurrado, porque acha que é amaldiçoado e que seus casamentos não dão certo, mas acaba indo e acaba ficando feliz, beijando Beatrice apaixonadamente enquanto todos aplaudem. “Meus filhos, meus filhos, o beijo é pro final!” Adriano e Beatrice se casam e Débora pega o buquê, então corre atrás do Pedro antes que ele vá embora e pede que ele espere, porque “precisam conversar”. Então, numa cena bem forçadinha, Débora pergunta por que ele gosta tanto dela e ele diz umas coisas que, para mim, nem fazem sentido, porque ele diz que foi o único que “viu” uma Débora que ninguém mais viu…

Eu já acho que ele “imaginou” e “idealizou” essa Débora mesmo… mas enfim.

Preparação para o momento: 0.

Guga descobre que o Bruno está indo embora com a Angelina ao ouvi-lo conversar com Marília e eu fiquei com pena dele, arrasado – Bruno, por sua vez, está contentíssimo com a viagem, mas não vai agora: só vai daqui a 3 semanas, porque tem que se acertar com a justiça antes. E esse é o tempo que ele tem para mudar de ideia e fazer as coisas certas pela primeira vez… Bruno vê a caixa cheia de memórias da Angelina com Gustavo, que ela pedira que Rita jogasse fora, e quando Rita aparece, ele pergunta se ela está feliz que ele esteja indo para a Espanha com eles… Rita até responde bem, mas faz o Bruno pensar em tudo o que está acontecendo, em quem Angelina ama e tudo o que ela está sacrificando sendo amargurada desse modo – ela está abrindo mão do grande amor da sua vida que é o Gustavo e, como mãe, lhe dói ver Angelina não acreditando mais nas coisas.

Nem no amor.

Angelina vai embora se despedindo de todos na frente do colégio, e é, também, uma despedida da temporada. A despedida com o Guga é morna (“Então, tchau, né?”) e eles nem se abraçam nem nada… depois que a Angelina vai embora, o Guga está arrasado e o Bruno vai falar com ele. Guga conta que se declarou para ela e que ela lhe deu um fora e não quer mais nada com ele, mas o Bruno pergunta se ele acreditou mesmo nisso, e mostra para ele a caixa com as recordações dos dois… então, como se fosse uma boa ação imensa (e não um ato mínimo de decência), o Bruno diz que está “deixando o caminho livre” e que o Gustavo precisa ir para a Espanha com ela, porque é ele que Angelina ama. Bruno lhe entrega a passagem, mas o Guga é resistente, diz que Angelina disse claramente que a história deles acabou, então a Débora também aparece para dizer que foi ela que pediu para a Angelina fazer isso, mas entendeu que estava equivocada.

Agora, está nas mãos do Gustavo “resgatar a antiga Angelina”.

Ela precisa viver seu grande amor e voltar a acreditar.

Então, semanas depois, estamos na ESPANHA. Angelina está morando com Rita, Joaquim e o Tavinho, e estão no dia da chegada do “Bruno”, quando um carro estaciona na frente de um castelo (!), e quem desce do carro é o Gustavo, carregando a caixa com a história deles… e eu vou dizer: ESSA CENA FOI BEM FOFA. Ele diz que ela parece uma princesa, e quando ela diz que não existem contos de fadas, ele se apresenta: “Prazer, eu sou seu Príncipe Encantado”. Como o Guga diz: todos os monstros e bruxas já foram derrotados, e agora é hora de eles ficarem juntos. Angelina pede que ele não faça isso, pergunta por que ele veio de tão longe, como se não fosse óbvio: “Pra ficar com você, Angelina. Vamos viver juntos esse final feliz!” Então, Angelina deixa todas as restrições e amarguras de lado para dizer que isso é tudo o que ela mais quer, e eles se beijam.

Apaixonados, juntos e felizes… enfim.

A última cena da temporada, então, NOS APRESENTA UM POUQUINHO DA “MALHAÇÃO 2009”. Domingas conseguiu um estágio para um evento de música no Ceará, e uma galera da escola (aqueles que permanecem na próxima temporada) está partindo para Canoa Quebrada com ela… e que venha a nova temporada, protagonizada por Bianca Bin e, eventualmente, por Humberto Carrão – outra temporada que eu amo, e que, felizmente, tem bem menos capítulos. Amo o cenário em que a temporada começa, nas dunas de Canoa Quebrada durante o Beach Stage Festival, e esses últimos minutos de “Malhação 2008” nos permitem ver um pouquinho dos personagens que acompanharemos no próximo ano: Marina (Bianca Bin), Luciano (Micael Borges), Veridiana (Amanda Richter) e Norma Jean (Jéssika Alves), e Alex (Daniel Dalcin). E QUE VENHA “MALHAÇÃO 2009”.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários