Vale o Piloto? – High School Musical: The Musical: The Series 1x01 – The Auditions



“It’s the start of something new…”
EU NÃO ACREDITO QUE ESSE MOMENTO CHEGOU! Eu sempre fui apaixonado por “High School Musical” (todos os 3 filmes, não existe isso de “ver 37 vezes o primeiro e os 15 minutos iniciais de cada sequência!), e eu fiquei muito empolgado com o anúncio de uma série “baseada” na nossa querida franquia musical… e eu fiquei ainda mais animado com a proposta da série, que é inusitada e diferente do que se esperava, E É GENIAL. Ela não é uma continuação da trilogia original, tampouco um remake ou um reboot: é algo novo que tem “High School Musical” não só como base e inspiração, mas como objeto de homenagem. E EU AMEI. Na série, alunos do “verdadeiro” East High montarão o musical com a história de Troy Bolton e Gabriella Montez, porque a nova professora de teatro que chega à escola descobre que eles nunca montaram “High School Musical”.
A escola que serviu de palco para o filme original nunca montou seu musical?
Parece mesmo uma afronta…
O estilo da série é bem divertido, e eu gostei de como tem todo o espírito de “High School Musical”, mas aliado a um pouquinho de “The Office”. A série é filmada em estilo documentário, e é HILÁRIO ouvir os depoimentos dos personagens, e um momento ou outro em que eles olham para a câmera para fazer um comentário ou uma expressão… ficticiamente, estamos no colégio “real” em que “High School Musical” foi filmado, então é bacana rever cenários que fizeram parte de nossas vidas, como os corredores do East High, o armário rosa da Sharpay, a quadra palco de “We’re All in this Together”, o palco onde a Mrs. Darbus ensaiava os seus espetáculos, mas me emocionou demais rever o refeitório… é como se ficássemos o tempo todo esperando vê-los começar a cantar “Stick to the Status Quo”. E ainda vemos pequenos trechos do filme.
É incrível! A primeira cena mostra a professora, a Miss Jenn, chegando à sua nova escola, vendo “High School Musical” no celular, e é emocionante vê-la descer do carro e entrar no East High exatamente como nos lembramos dele: é o amor por HSM que une esses personagens e que nos une a eles. Mas existe muita coisa acontecendo também fora dos palcos… os primeiros personagens que conhecemos de fato são Ricky e Nini, e ela acaba de terminar com ele… em um flashback de seis semanas antes, vemos quando Nini fez uma verdadeira declaração para Ricky, publicando um vídeo dela cantando em seu Instagram, uma música para poder dizer-lhe que o amava: “I do, Ricky. I love you”. Mas ele respondeu com um “Oh” em choque, pediu que eles tomassem um tempo e, então, ela acabou conhecendo alguém… outro cara que, como ela, ama musicais.
E eles tiveram um “showmance”.
Tarde demais para o Ricky…
Agora, no entanto, talvez ele tenha uma nova chance, quando a Miss Jenn anuncia o seu projeto para aquele ano. O anúncio da montagem de “High School Musical” é genial e divertido, e Nini se pergunta se ela teria chances como Gabriella… afinal de contas, no último ano ela foi uma árvore, e é só esse tipo de papel que ela tem há muito tempo. Carlos, por sua vez, está empolgado (“Excuse me, is there anywhere you’re supposed to be?” “Broadway”), e ele vai ajudar na coreografia e direção. E E.J., o novo (e gatíssimo, convenhamos!) namorado de Nini, pensa em audicionar para Troy Bolton… e ele tem todo o jeito do Troy. É alto, forte, atlético, tem o sorriso bonito, os olhos claros… ele seria a escolha perfeita – mas, por isso, talvez uma escolha muito óbvia. E.J. é um personagem intrigante, porque ele é confiante e convencido, mas não de um jeito arrogante.
Ele não se acha… ele apenas é.
E é meio difícil não se apaixonar por ele!
E.J. parece confiante que ele será escolhido para ser o Troy, e Nini será escolhida para ser a Gabriella – até a internet já publica uma foto dos dois, indicando-os também como as escolhas óbvias para o casal principal de “High School Musical”, mas Ricky não vai deixar isso para lá… ele não é um cara que gosta de musicais nem nada, porque não acha que faz sentido as pessoas começarem a cantar do nada, mas ele decide fazer a audição, para mostrar a Nini que ele pode ser uma pessoa diferente… para que ela o olhe com outros olhos. Então, ele começa a estudar, e é LINDO vê-lo assistir às cenas do Troy em “High School Musical”, e eu amei vê-lo assistir e ensaiar “Start of Somethin’ New”, que é a primeira música de HSM, e deveria mesmo ser a primeira música reapresentada na série. Assim, é a música que predominantemente embala as audições nesse primeiro episódio.
As audições são incríveis… tem muita gente talentosa audicionando, e muita gente convencida, como a Gina, a garota que acabou de chegar de outra escola e parece se achar perfeita. Miss Jenn, enquanto isso, olha para cada um dos inscritos e distribui os papéis com as cenas que quer que eles interpretem, enquanto acerta a maioria dos papéis escolhidos por eles… já estou intrigado com a possibilidade de uma música inédita para a Mrs. Darbus (!), e com a escolha para Sharpay Evans… afinal de contas, ao que tudo indica, SHARPAY VAI SER INTERPRETADA POR UM GAROTO! “I think he’d rather play Sharpay” “I like that. That is so fresh”. Eu adoro a maneira como a Disney está finalmente se abrindo para novas coisas… para Nini, Miss Jenn oferece o papel de Kelsi, mas, com o olhar bonito, reconfortante e motivador de E.J. para ela, Nini tem coragem para dizer o que realmente quer:
“Gabriella. I’m auditioning for Gabriella”
E.J. é, inusitadamente, cada vez mais perfeito. O último a audicionar para Troy, ele vem com o uniforme e uma bola de basquete, e canta uma versão diferente de “Start of Somethin’ New”, uma versão que até me arrepiou… e aquela piscada no final, minha nossa. Ele é lindo, talentoso e estranhamente apaixonante, porque ele se acha sem desmerecer os outros… ele só é bastante confiante. Não é uma coisa ruim, afinal. E a própria maneira como ele trata a Nini mostra o quanto ele é uma pessoa maravilhosa… porque, quando ela está nervosa para a audição, exatamente como a Gabriella, por sinal, ele é todo carinhoso com ela, e conversa com ela de modo a acalmá-la, porque ele confia demais nela. Ele até solta um inesperado “[…] and that’s why I love you”. Exatamente o que o Ricky não teve coragem de lhe dizer, seis semanas atrás.
Por falar em Ricky, ele se atrasa para as audições, porque o DVD de “High School Musical” fica travado no computador da escola e tudo o mais, e eu devo dizer que EU AMEI vê-lo correndo pela escola, desesperado. Aquele comentário “Troy would have arrived on time” do Carlos me faz pensar se ele realmente é um fã de “High School Musical” ou apenas uma espécie de impostor… quer dizer, o fato de Ricky fazer isso nos demonstrava o QUANTO ele estava pronto para o papel de Troy! Ricky chega apavorado no auditório, bem na hora que Nini está para se apresentar, e a professora lhe oferece o papel de Chad: eles já têm Troys o suficiente. Antes que ele possa se apresentar, no entanto, é a vez de Nini cantar sua versão de “Start of Somethin’ New”, e ela arrasa. E é muito bacana como tudo parece contribuir para que ela faça uma boa apresentação.
Pouco antes de ela começar a cantar, a professora derruba chá no computador, causa um pequeno curto-circuito, e as luzes acabam, mas ela aproveita o escuro para que possa cantar sem ficar nervosa, E ELA ARRASA. É a música que amamos, mas num arranjo diferente, com uma voz diferente, e agora convertida em um solo… um solo incrível que mostra todo o poder que Nini precisa para ser a Gabriella. Mal posso esperar para ouvi-la cantar outras músicas, como “When There Was Me and You”. E, durante sua apresentação, a guerra entre os garotos parece começar oficialmente. Fofo, Ricky pega a lanterna do seu celular para servir de holofote para a ex-namorada, e E.J. não fica para trás, ligando o próprio celular… ela, no entanto, parece desligar-se deles e viver o momento, inclusive em uma cena em que a vemos usando o vestido vermelho de Gabriella.
Que não pertence a essa cena, infelizmente.
Mas Nini ARREBENTA NA MÚSICA! <3
Depois de Nini, é a vez de Ricky fazer a sua audição, oficialmente para Chad. Ele começa a leitura do roteiro, sem muito sucesso, e então ele consegue se sair bem quando deixa de lado as palavras escritas e fala como se estivesse falando com o Troy sobre Gabriella, mas sendo, na verdade, o próprio Ricky falando para Nini como talvez não estivesse pronto para dizer aquilo naquele momento, mas estivesse esperando o momento ideal para dizê-lo… e é uma declaração sincera. Eu acho que o E.J. foi um máximo com ela, e não quero que ele sofra, não ainda, pelo menos, mas talvez o Ricky tenha se arrependido de pisar na bola há seis semanas, e talvez ele mereça uma segunda chance… não sei. Então, na hora de cantar, ele escolhe uma música que não está nos filmes de HSM: a música que Nini compôs para ele e publicou em seu Instagram, naquele dia.
Ele acaba sendo fofo, Nini está muito brava, E.J. está morrendo de ciúmes, tudo é bem intenso… naquele momento, cantando aquela música, foi quando eu achei o Ricky mais fofinho e mais lindinho, e ali percebemos, sem nenhuma dúvida, que Nini ainda o ama, porque, embora esteja brava, ela acaba sorrindo, e sorri de verdade. QUE MOMENTO DE TENSÃO. Mais tarde, Nini pergunta a Ricky por que ele fez isso, se não gosta de musicais (“You got kicked out of ‘The Greatest Showman’ because you kept screaming ‘That’s not realistic!’ at the screen”), mas ele quer fazer isso por ela… e o fará. Quando Miss Jenn e Carlos postam a folha com o elenco, o pessoal do East High tem algumas surpresas: Nini é Gabriella, com Gina como sua substituta, e Ricky é Troy, com E.J. como seu substituto – “Chad? She thinks I’m a Chad?” Ansioso para ver mais de Seb como Sharpay!
Talvez o próximo episódio seja sobre isso…
Já estou apaixonado nessa série, nesse elenco.
NEM ACREDITO QUE HSM ESTÁ DE VOLTA <3

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários