SOY LUNA – Juliana e os Patins de Cristal



“Esse prêmio é símbolo da melhor fase da minha vida”
Por que a galeria de vilões de “Soy Luna” está crescendo tão absurdamente? Talvez porque com toda essa história de Sharon mentir a Ámbar que ela é Sol Benson, só para depois ela descobrir que nada era verdade, a Ámbar se torna uma personagem um pouco mais complexa, e embora ainda sintamos raiva de várias de suas atitudes (em meu caso, principalmente o quão ingrata ela é, sendo que o Simón e a Luna sempre a apoiam como podem!), elas quase se justificam frente a todo o sofrimento, como se ela estivesse construindo um escudo ao redor de si para se proteger de se ferir novamente. Assim, ganhamos o insuportável Benicio, que já chega causando encrenca e sendo totalmente desprezível, e até já vimos, pela primeira vez, a Emília e, em um primeiro momento, Ámbar não foi muito com a sua cara.
Talvez porque sejam tão parecidas
Quando Ámbar coloca a tia/madrinha contra a parede por ter descoberto que não é Sol Benson, Sharon acaba contando-lhe toda a verdade – menos a parte da identidade verdadeira de Sol: Luna Valente. Ela fala de Silvana, a mãe de Ámbar, de como a acolheu, e como descobriu, recentemente, que a verdadeira Sol Benson está viva, e a única maneira de garantir que a fortuna fique com Ámbar é contando essa mentira… agora, Ámbar vai seguir adiante com a mentira, porque o que lhe incomodava era não saber a verdade, e ela decide VOLTAR A SER A MESMA ÁMBAR DE SEMPRE. Dissimulada e falsa, os únicos momentos em que ela não age dessa forma é estando ao lado de Simón, embora ainda não entenda o porquê de sentir tanta confiança nele e vontade de se abrir… mas essa faceta “boa” da Ámbar some totalmente sob a influência de Benicio.
Bleh.
O pior é que NINGUÉM ESCUTA O SIMÓN. Ele era o ÚNICO que conhecia o Benicio antes de ele aparecer, do nada, em Buenos Aires, e embora ele diga que “não é seu amigo” e que “não confia nele”, Pedro e Nico, por exemplo, mal o escutam, e permitem que ele tente se apossar cada vez mais da VIDA de Simón: ele quer absolutamente tudo o que pertence ao seu “amigo”: a fama e o contrato com a VIDIA, o lugar na Roller Band, até a garota que Simón gosta. Tudo. Ele também é bastante mimado e arrogante, e quando Juliana não lhe dá atenção, ele se revolta contra ela e decide fazer de tudo para se vingar dela – Ámbar diz que não acredita que ele “possa” com Juliana, mas mesmo assim incentiva e o ajuda como pode… e, juntos, eles estão mesmo destruindo a Juliana, em uma série de armações que a desestabilizam de uma forma séria.
Agora sabemos o passado de Juliana, sabemos a grande patinadora que ela foi como Marisa Mint, e eu adoro como Luna conversa com ela… foi uma cena LINDA que me fez CHORAR. Luna estava super compreensiva, Juliana estava mais humana e emocionada que nunca, numa atuação lindíssima – ouvi-la falar do passado, ver seus olhos se encherem de lágrimas, ouvi-la falar sobre como Luna a faz pensar nela mesma, quando era jovem e queria tentar de tudo, porque a técnica a entediava… ela teme por Luna, porque ela não quer que aconteça com ela o mesmo que lhe aconteceu, e essa preocupação é sincera. Podemos ouvir a emoção e as lágrimas na sua voz… um momento mágico. E a verdade é que eu SEMPRE amei a Juliana (meus textos provam isso!), e agora eu só gosto dela um pouquinho mais… porque ela merece toda nossa admiração.
E respeito.
Todo o Roller descobre que Juliana e Marisa Mint são a mesma pessoa quando ela grava uma entrevista na lanchonete, e o seu passado como patinadora de sucesso é trazido à tona, para a surpresa de todos e o seu evidente sofrimento… ela queria falar do Roller, da equipe e da competição, mas o entrevistador quer falar de Marisa Mint e de seu Patins de Cristal, importante e último prêmio de patinação que ela ganhou: “Esse prêmio é símbolo da melhor fase da minha vida”. Isso tudo mexe muito com ela, e mais uma vez Estela Ribeiro ARRASA na atuação, colocando emoção em cada fala, em cada olhar, simplesmente perfeita. Benicio e Ámbar, no CÚMULO DA MALDADE, resolvem sabotar o seu Patins de Cristal, que significa tanto para ela, como uma forma de se vingar. Ele arromba o armário, o pega, e Ámbar o joga no chão, o despedaçando em tantos pedaços…
O Patins de Cristal JÁ ERA.
Foi uma maldade sem tamanho L
Nunca os ODIEI tanto!
Juliana, naturalmente, fica ARRASADA quando encontra o seu prêmio destruído, e Yam e Ramiro são os primeiros a encontrarem nesse estado – logo em seguida, no entanto, vem a Ámbar, fazendo toda uma cena sobre como “sente muito”, se voluntariando a limpar e tudo o mais… como consequência disso tudo, Juliana acaba EXPLODINDO na pista de patinação eventualmente. Ela está no limite com o nervosismo da competição, o treino da equipe que nunca está do jeito que ela quer, e a recente destruição do Patins de Cristal, e quando Ámbar ainda faz um comentário maldoso do tipo "Por isso quebraram seu Patins de Cristal”, Juliana acaba surtando, gritando e os expulsando da pista… e Jazmín filma porque estava filmando o treinamento, e deixa de filmar antes que ela se acalme. Mas, hey! OS GRITOS DA JULIANA FORAM COMPREENSÍVEIS!
Mas claro que isso sai de contexto, e é claro que isso cai na internet, graças ao BABACA DO BENICIO, é óbvio, que pega o tablet de Jazmín e clica para postar como se “fosse um acidente”. Assim, Juliana começa a ser questionada a respeito de sua capacidade de seguir treinando a equipe, o que é TOTALMENTE INJUSTO. Luna se desespera, sabendo que o vídeo pode arruiná-la (“Pobre Juliana, sério. Primeiro quebram o Patins de Cristal dela. Depois isso. É demais!”), mas planeja fazer algo: eles não podem perder a sua treinadora. O pessoal que estava na pista, de modo geral, a compreende: ela estava no limite, e eles realmente não estavam patinando bem. E pelo menos todos sabem que foi o Benicio que enganou a Jazmín, e Simón não acredita em nada dessa coisa de “acidente”, porque ele o conhece e sabe que é uma bomba prestes a explodir.
Não podem confiar nele.
Uma das mais importantes tramas da semana tem a ver com o namoro de Luna e Matteo, que está em uma espiral terrível, mas pode ter chegado, enfim, ao fundo do poço. Matteo está dividindo opiniões, e o que sentimos por ele em um episódio pode ser totalmente oposto ao que sentiremos no episódio seguinte… fico feliz quando o pai lhe manda um áudio o parabenizando pelo disco e ele sorri, por exemplo, mas depois ele me decepciona ao cair nos jogos de Bruno – Bruno é persuasivo, e o Matteo é fraco, então a confusão está feita. Então, Bruno divulga uma foto de Matteo com Camila Fernández, sugerindo um romance entre os dois, e Luna pode até saber que é um planinho de Bruno, mas nem por isso deixa de ficar triste pelo namorado ter se prestado a isso. Assim, Matteo A FAZ CHORAR e, pior: ELE NEM PERCEBE COMO É GRAVE O QUE ESTÁ FAZENDO.
Matteo é um crianção…
E nunca consegue crescer!
Luna vai enfrentar Matteo no dia seguinte (“Então está de namorada nova?”), e diz que não pode confiar nele, porque ele nem ao menos lhe disse a verdade – e ele diz que “não podia dizer não a Bruno”, o que é outra mentira: SIMÓN DISSE “NÃO”. Matteo é um babaca sem tamanho achando que Luna tem que “acreditar” nele ou “entendê-lo”, e Simón acaba dizendo a Luna que recusou a mesma proposta de Bruno, o que deixa Luna ainda mais brava com Matteo. E não adianta ele dizer que Matteo “não é uma má pessoa” e que “o Bruno é manipulador”, porque a verdade é que ele recusou a proposta e Matteo não teve essa força… PRONTO. E o pior de tudo é que Matteo nem se dignou a CONTAR a Luna sobre nada disso, ela teve que se inteirar através de uma postagem na internet! E eu detesto como ele enfrenta o Bruno, como se ele não tivesse aceitado a proposta. Ele SABIA de tudo.
A culpa é do Matteo… e o mínimo que ele tinha que fazer era assumir responsabilidade!
Luna diz a Nina que Matteo não soube cuidar do relacionamento deles, e ela tem medo de perdoá-lo e ele voltar a magoá-la. E, infelizmente, ela tem razão. A história da foto, ao menos, acaba com essa palhaçada toda – assim que Camila Fernández vê a foto, ela vem falar com Bruno e o obriga a desmentir isso tudo, porque nunca mentiria desse jeito, e só quer focar na MÚSICA! Eu acho legal como personagens como a Camila e o Simón reforçam a ideia de que “jamais fariam isso”, quando Matteo faz na maior naturalidade… PORQUE O MATTEO NÃO TEM ESCRÚPULOS, e infelizmente temos que aceitar isso! Esse evento compromete de verdade o namoro que já não andava muito bem entre Luna e Matteo. Mais do que brava, Luna está triste e magoada, e sente que algo se rompeu entre eles. Não faz sentido manter-se insistindo em um relacionamento assim.
NÃO MESMO!
Matteo pede a ajuda de Jazmín para gravar uma declaração de amor a Luna, desmentindo oficialmente toda a história de Camila, e embora seja simples, poderia ter sido fofo – mas não seria necessário se ele pensasse antes de agir. E depois ele pisa na bola MAIS UMA VEZ, e então não tem como “defendê-lo”. Ele acaba descobrindo que Luna está investigando sobre o seu passado e que “não contou para ela”, mas então ele EXAGERA na reação. Devo dizer que essa temporada só mostrou O QUÃO INFANTIL o Matteo é! Okay, ele tinha o direito de ficar chateado/triste por ela não ter contado a ele, mas NUNCA de ter ficado BRAVO daquela maneira! Porque ele não olha para o próprio umbigo. O que ele fez foi MUITO MUITO MUITO PIOR! Ele mentiu para o mundo inteiro que não tinha namorada, aceitou um acordo de fingir romance com outra garota…
TUDO!
Mas agora Luna é a “grande vilã”.
PATÉTICO!
O pior de tudo, o que torna as cenas mais ridículas e o Matteo mais desprezível, é o discurso que ele faz para se defender. Diz que ela “não confia nele”, que “teve mil chances de contar e não contou”, e são as mesmas coisas que ELA PODIA DIZER PARA ELE! Ele está fazendo essa cena exagerada toda como uma forma de se defender do que fez contra ela, virando o jogo para bancar a vítima, e Luna está deixando. Birrento, mimado, irresponsável, imaturo e incapaz de assumir os próprios erros, Matteo perde pontos significativos nesse momento… sua atitude é vergonhosa. Então, ele passa dos limites ao gritar com Luna e dizer que “ele foi o único a pensar nos dois, o único a se entregar e confiar”. Sério: ELE SOFRE DE AMNÉSIA, OU O QUÊ?! O discurso é falho, impensado e absurdo – agora ele diz que “vai mudar e vai pensar nele”… como se não fosse isso o que ele sempre fez.
Sempre.
E se algum casal ANDOU nesses capítulos, esse casal foi GASTÓN E NINA, enfim! Agora sem Xavi e sem Flor, eles podem resolver os seus problemas e ficar juntos. Talvez eles precisassem do tempo separado, e talvez precisassem do “ciúme” causado por Xavi e Flor para se dar conta de que não podem ficar separados. Então, as coisas acontecem perfeitamente para que eles possam se entender, com direito a desmentir a história de Flor, e o “RollerTrack” respondendo a uma postagem de Felicity. Adoro como eles “começam uma nova melodia”, como dizem, ao sorrir e acenar um ao outro no Roller – sentam-se juntos, conversam, esclarecem tudo o que sentem e não disseram, e então eles VOLTAM A NAMORAR quando Gastón a convida para sair… e quando eles saem juntos, eles até compartilham MAIS UM BEIJO! Então é pra valer!
Ufa. Ao menos  uma coisa FELIZ nessa semana, huh?!

Para mais postagens de Soy Luna, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários