Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Mapa do Tesouro: Parte 2



Até onde ir por um tesouro?
O MAPA DO TESOURO NAS ALMOFADAS DO ENXOVAL DA CANDOCA. Todo mundo nas redondezas do Sítio do Picapau Amarelo continua louco para encontrar o “mapa do tesouro” – tanto as crianças, lideradas por Pedrinho e Emília, quanto os monstros, liderados pelo Pesadelo, que é capaz de tudo para conquistar a sua amada, a Iara. Quando o Visconde leva um coco na cabeça e perde a memória, ele é esquecido no meio da floresta, todo bobão, mas acaba conseguindo voltar para o Sítio, embora ele esteja agindo de forma muito estranha… sem falar nada, e profundamente suspeito, ele rouba o Mapa do Tesouro bem na hora que as crianças iam sair para encontrar o tesouro, e o esconde dentro de uma almofada, daquelas que a Tia Nastácia estava recheando de macela para o enxoval da Candoca… e o Tio Barnabé está indo levá-las para a cidade.
Antes de deixar o Sítio, no entanto, uma série de confusões acontece! O Visconde, carregando uma almofada, e o Tio Barnabé, carregando outras tantas, se esbarram e as almofadas se misturam, e agora ninguém mais sabe em qual delas está o Mapa do Tesouro… quando os piratas roubam a caminhonete do Tio Barnabé, duas almofadas ficam para trás, uma delas sendo encontrada pelo Rabicó! A cena de Long John Silver e Billy Osso na caminhonete do Sítio é um verdadeiro desastre, porque eles causam confusão, acabam quase atropelando o Visconde (embora o acidente faça com que ele bata a cabeça e, assim, ele acaba recuperando a memória e voltando ao normal), e batendo em uma árvore. Os piratas, então, que adoram “sequestrar pessoas”, acabam sequestrando o nosso querido Visconde de Sabugosa e o levando para o meio da floresta.
Enquanto isso, Pesadelo faz um acordo com o pessoal do Sítio: ele os ajudará a encontrar o mapa, se eles toparem dividir com ele o tesouro… Pedrinho hesita antes de topar, mas acaba apertando a mão do monstrinho – mas não dura muito o “trabalho em equipe”. Acontece que que o Pesadelo só pensa em conquistar a Iara, e quando ela pede que ele lhe traga “o maior dos presentes”, para que então possa topar sair com ele, ele imediatamente pensa no tesouro: “Claro! Eu preciso encontrar o tesouro! Aí eu dou tudo pra ela e ela se casa comigo”. Felizmente, os besouros da Emília estão por perto (como eles sempre estão) para ouvir esses planos do Pesadelo, e então eles sabem que não poderão mais confiar nele. Não que em algum momento eles tenham de fato acreditado que o Pesadelo fosse ser muito útil para alguma coisa nessa caça ao tesouro!
Mas o foco dessa segunda parte da história é no mistério de quem está com o Mapa do Tesouro. Uma almofada está com o Billy Osso desde que ele foi ao Sítio, ainda antes de o Visconde esconder o mapa numa delas; outra está com o Pesadelo; existe também uma com o Rabicó, uma com o Coronel Teodorico e uma que chegou às mãos da Cuca! Enquanto Billy Osso foge de Long John Silver, que está tentando roubar a sua almofada porque acha que o mapa pode estar ali dentro, ele acaba na caverna da Cuca, que ameaça transformá-lo em sapo e, depois, muda de ideia e o coloca no caldeirão para fazer sopa de pirata. A sequência toda é divertidíssima, com direito ao Pesadelo brigando com a jacaroa, porque “aquele era seu almoço”, ou então o Pesadelo e o Billy Osso brigando pela almofada, deixando a Cuca furiosa e a fazendo bater neles com sua própria almofada.
Uma situação bizarra!
Enquanto os piratas e os monstros brigam, Pedrinho pega as almofadas sem ninguém ver e escapa… mas o mapa não está dentro de nenhuma delas. A próxima reunião dos personagens acontece na pedra pontiaguda que o Pedrinho e o Saci se lembram de ter visto no mapa, e então o Pesadelo, a Cuca, os piratas e até a Iara, carregando a canastrinha da Emília, aparecem! Todas as almofadas que eles têm ali acabam rasgadas em busca do Mapa do Tesouro, e ela não está dentro de nenhuma delas… PORTANTO, A ÚNICA ALMOFADA QUE RESTA É AQUELA QUE ESTÁ NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, COM O RABICÓ! Então, com o Mapa dentro da última almofada, as crianças encontram o tesouro do Capitão Flint (?), que é apenas uma dentadura velha que acaba mordendo os piratas em uma cena bem “wtf”. A história se encerra com a Dona Benta fazendo uma leitura interessante sobre a ambição do homem e as coisas que as pessoas são capazes de fazer por dinheiro.


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários