Álbum “EL DIARIO DE DANIELA”



“Ayuda a quién tú puedas / Y bien te sentirás, sólo así triunfarás”
Os álbuns de novelas infantis da Televisa são sempre MUITO BONS! Na verdade, eu não acho que nenhum jamais terá tanto carinho em meu coração como os álbuns de “Cómplices al Rescate”, mas “El Diario de Daniela” é um excelente álbum! Lembro-me tão claramente de quando assistia à novela em 2000, e de como adorava cantar as músicas – há alguns anos, eu curiosamente encontrei à venda em uma loja de CDs aqui da minha cidade os álbuns da novela em espanhol e em português. E não resisti a comprá-los, naturalmente. UM ACHADO E TANTO! O álbum, que tem um encarte todo fofo e cheio de fotos, foi lançado originalmente em janeiro de 1999, e chegou a concorrer, em 2000, no Grammy Latino, como “Melhor Álbum Infantil”. O álbum ainda ganhou DISCO DE OURO no México, por causa de suas mais de 100 mil cópias vendidas.
E É UM ÊXITO, DE FATO!

“EL DIARIO DE DANIELA”

Temas de abertura sempre são TÃO CARREGADOS DE MEMÓRIA! A sensação de escutar à música no CD é de que estamos sentados na frente do sofá, preparados para começar a assistir a “O Diário de Daniela”. A versão do álbum é um pouco mais “limpa” que a versão usada na abertura, interpretada por Daniela Luján e por Martín Ricca, além do coro da banda… os instrumentos são lindos, a intensidade da música também, tudo é MARAVILHOSO, do início ao fim! Impossível ouvi-la e não cantarolar junto, e quem sabe tenha até uma lagriminha escapando. Aqui, eu elogio a voz de Daniela Luján, tão jovem e tão disciplinada, e eu gosto bastante da voz de Martín… com os dois cantando juntos, então, fica incrível, mas teremos outras oportunidades no álbum para aproveitar as vozes dos dois juntos. ADORO a parte da música que não está na abertura, e o “Daniela, siempre Daniela” do Martín!

“En el diario de Daniela
Se han escrito tantas cosas
Sus secretos escondidos
Y sus ratos entre amigos

En el diario de Daniela
Se han escrito tantas cosas
Las tristezas que se han ido
Y alegrías que nunca se acaban”

La PANDILLA

A turminha, a banda ou, como no original em espanhol, a “pandilla”, é uma das maiores marcas de “O Diário de Daniela”. Os vocais principais dessas músicas ficam para Daniela Luján (cujo nome está ressaltado ao lado do nome da novela na lateral do álbum!), mas temos o coro forte e mensagens a respeito, principalmente, de amizade. É o tema principal, naturalmente, de “Amistad”, por exemplo (“Porque… amistad / Es alguién en quien confiar / Es alguien con quien contar / Lo más hermoso que hay / Y lo más bello”), e até de “Es Tiempo de Amar” (adoro o “Porque es tiempo de cambiar al mundo / Juntos tú y yo, oh oh / Descubrir que no es difícil, basta que lo quieras lograr”). Para mim, embora não esteja listada como “tema da pandilla”, essa é a música que mais os define. E A MENSAGEM DESSA CANÇÃO! <3 Essa coisa de MUDAR O MUNDO COM O AMOR! Maravilhoso, definitivamente. O “tema da banda”, de acordo com o CD, é “Sólo Así Triunfarás”, que é outra música MARAVILHOSA… fala sobre UNIÃO, e é a única música que tem pequenos solos de outras vozes infantis do elenco!

“¿Dónde estás?, ¿Qué pasó?
Vamos juntos a lograrlo
Vamos ya a sembrar el amor
Entre todos somos uno, de verdad

Vivirás la emoción
De sentirte diferente
Sólo así tú podrás alcanzar
Lo que siempre te propongas
Ya llegó la hora de actuar

YOLANDA VENTURA y DANIELA LUJÁN

Aqui temos, provavelmente, as músicas mais lentas do álbum, que são bastante introspectivas e, quiçá, melancólicas. “En Dónde Te Encuentras”, solo de Daniela Luján, por exemplo, é de partir o coração… um clamor da personagem de Daniela à mãe que morre no início da trama (“Mamí, dime donde te encuentras / porque yo no lo sé / tal vez en las estrellas /o en la brisa del mar […] Sólo quiero que vuelvas / Y que estés junto a mí / Necesito tus besos / Para poder vivir”). A primeira música de Yolanda Ventura (que não é das minhas favoritas no álbum) é “Tema de Natalia”, a música que a personagem canta tantas vezes na novela, durante o musical de que faz parte, e é lenta, com um quê de clássica… depois, ela ainda tem “Abrázame”, que é uma música bastante parecida com a sua primeira canção, embora um pouquinho mais rápida.
Agora, para mim NÃO HÁ música MELHOR no álbum que “Es Amor”. UMA MÚSICA COMPLETA, VERDADEIRAMENTE COMPLETA. São pouco mais de 5 minutos (!) de música, e toda vez que ela termina, minha vontade é de colocá-la para tocar novamente. Interpretada por Daniela Luján e Yolanda Ventura, com suas personagens apaixonadas por Martín e Enrique, ela fala sobre o AMOR, e sobre como elas estão experimentando o mesmo sentimento – “o amor não é questão de idade”. Adoro como a música, de certo modo, parece uma conversa entre Daniela e Natalia, uma contando à outra como estão se sentindo… sempre a canto a plenos pulmões e coração apaixonado!

“Es amor...
Él es alguien muy especial
Cuando lo veo pasar, siento las piernas temblar

Es amor…
Es el hombre que siempre soñé
Siento peligro en mi piel cada que lo vuelvo a ver

Yo no encuentro la solución
Siento perder la razón, muero por su corazón
Mi miente puede estallar
Si pienso en él un día más
Cómo decir la verdad”

MARTÍN RICCA

Assim como o solo de Daniela Luján é profundamente triste, também é tristíssima a música solo de Martín Ricca: “Canción de Martín” pode parecer “exagerada” quando ele canta “Cuántas cosas en mi mente / todo es ruido y confusión / me maltrata y siempre miente / con silencio cuido yo tu amor”, mas apenas se você não assistiu à novela. O personagem de Martín SOFRE A NOVELA INTEIRA, com pais separados, uma mãe negligente e um padrasto que o maltrata. Assim, quando ele entoa “Cuántas cosas em mi mente”, eu SINTO toda a sua dor na linda interpretação de Martín Ricca, que ainda é acompanhada do som da bateria (que tem muito a ver com o personagem!) e da guitarra, mesmo que seja uma música lenta. Introspectiva e para se fazer pensar. Definitivamente, uma das melhores canções do álbum. Completamente diferente de “Amiga Mía”, o segundo solo de Martín Ricca, que finaliza o álbum e é muito mais animada, fofa… uma DECLARAÇÃO DE AMOR para Daniela! Martín está a coisa mais fofa fazendo essa declaração!

“Amiga mía, muerdo mis labios
por no besarte en un descuido
no te das cuenta, amiga mía
que tarde o temprano vas a ser mía

Amiga mía, yo estoy contigo
y el no tenerte es un castigo
y siento que tu ya sientes
ser más que amigos

ESSA MÚSICA PODERIA SER MAIS FOFA?!
Martín Ricca BRILHA com duas músicas completamente diferentes, e arrasa em ambas!

DUETOS DE DANIELA y MARTÍN

O dueto MAIS LINDO que os dois tiveram na novela, sem dúvidas, é “Locos de Amor”. Música que chegou a ser apresentada na sua apresentação ao vivo no Estádio Azteca como parte do último capítulo da novela, antes que Martín peça Daniela em namoro e à plateia exploda COM TANTA FOFURA. A música é linda, romântica e pura… é um romance infantil, inocente, lindíssimo – daquelas músicas que nos fazem sorrir e nos fazem ter vontade de nos apaixonar. Porque não há nada mais LINDO do que a pureza do amor de crianças como Daniela e Martín! “Dos locos que sólo tratan / este mundo cambiar / para que todos viviéramos / un mundo de paz y de amor / Con ilusión”. Mais próximo ao fim do álbum, Daniela Luján e Martín Ricca voltam a cantar juntos com “Ven Conmigo”, que é praticamente o tema da fuga dos personagens à Isla de la Paz: “Ha llegado el momento de escaparnos juntos”. A música é completamente diferente de “Locos de Amor”. Mais ANIMADA, aventuresca, e sobre amizade.
Ótima!

“Ven conmigo, fiel amigo
Sé que lo vamos a lograr
Un poco de paciencia
Y todo resultará

Ven conmigo, yo te digo
Vamos a llegar al final
Mejor que ni molesten
No nos detendrán”

COMENTÁRIOS FINAIS

QUE ÁLBUM DELICIOSO! Escutá-lo é REVIVER… a capacidade da música de nos levar de volta no tempo, de nos recordar emoções, de fazer com que nos sintamos crianças novamente, enquanto assistíamos “O Diário de Daniela” – todo o álbum é carregado de deliciosas memórias, da nostálgica música de abertura, que marcou toda uma geração, aos clássicos hinos da pandilla, que falam sobre amor, amizade e união. E os protagonistas da novela fazem um excelente trabalho de interpretação nesse álbum! Daniela Luján, com poucos solos, tem o vocal principal na maior parte das canções, e sempre se sai muito bem, empolgando e conduzindo o álbum com maestria, mas destaco, também, a interpretação de Martín Ricca que, em dois solos muito diferentes um do outro, consegue nos emocionar, transmitindo a dor do personagem e a pureza do amor que sente por sua amiga, Daniela…
Lindíssimo, sem dúvida!
<3


Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários