Marimar – Movida pela VINGANÇA



“Só quero uma coisa: vingar-me. vingar-me de todos eles!”
Vocês sabem que Maria do Bairro é a minha novela favorita na Trilogia das Marias, mas Marimar vem quase no mesmo patamar, à minha avaliação, especialmente pela identidade que Marimar assume na segunda parte da novela – Marimar se torna, então, BELLA ALDAMA. E como Bella Aldama, ela se torna uma mulher não só elegante e rica, mas também uma mulher determinada e forte. E mais ainda: VINGATIVA. Bella Aldama é movida pela vingança, acima de tudo, e Thalía interpreta, a partir de então, quase que uma típica vilã de novela mexicana. Essa é a grande jogada de Marimar. Aqui, a protagonista quase se torna a antagonista, ou a anti-heroína, como podemos falar, e da ingenuidade e leveza da Marimar da praia, na primeira parte da novela, surge uma mulher dura, fria e totalmente dissimulada. Eu AMO os joguinhos que ela faz.
E a personagem ganha uma profundidade impressionante.
Bella não demora muito para descobrir que Gustavo Aldama é seu pai – a informação sempre esteve com ela, na caixinha que carregava consigo, mas ela já nem se importava mais. Até que Tia Esperanza a incentive a abri-la e ler o papel com o nome e endereço de seu pai… o choque é desconcertante. A novela ANDA a partir daí, e é quando Marimar me ganha de vez. Determinada, a primeira coisa que ela pensa é que agora não está mais sozinha, e seu pai poderá ajudar – ela tem uma cara de vingança que marca! E quer saber? EU GOSTO DESSA MARIMAR! Forte, vingativa. Ela é motivada pela vingança cruel, acima de qualquer coisa. Tudo bem, isso pode deixá-la rancorosa e pode não fazer bem à alma, como dizia o Seu Madruga, mas a verdade é que eu queria mais era ver a Marimar/Bella se vingar de todo mundo que a fez sofrer.
Uma cena específica é bem forte na questão da vingança e da transformação de Marimar em Bella – ela fala que nasceu dentro dela um outro ser, um que é uma fera para chegar ao fim proposto. O rancor destrói a sua inocência e boa-fé, mas isso é o que ela é agora. E ela abraça essa nova identidade com tanta vontade que, às vezes, é difícil ver a Marimar do começo, que volta à superfície em momentos sozinha, ou com Pulgoso, o Padre ou Corazón… não com mais ninguém. Em outros momentos, ela é a impassível Bella Aldama. Uma moça da sociedade que, inclusive, conversa com Gustavo e pede que ele deposite sua confiança nela, para fazer as coisas que precisam ser feitas enquanto ele está doente… ela assume as responsabilidades do pai, representando Gustavo Aldama como a nova sócia do Clube Valle Encantado.
Quanto PODER!
Bella descobriu uma coragem que não sabia existir. Agora, ela não vai deixar que mais ninguém monte nela – a ingenuidade da moça boazinha (embora selvagem) do começo da novela acabou. Durona e firme, ela está no Valle Encantado para mudar tudo, determinada a salvar o cassino, fazer dinheiro, ser rica e poderosa, além de defender os direitos do pai. Ela compra briga, e não se importa com as consequências. Se diz tão dona do lugar quanto Bernardo, e diz que vai fiscalizar TUDO o que puder ser fiscalizado, e defender os interesses do Sr. Aldama a qualquer custo… ela é bem corajosa, mas graças a ela, Bernardo não poderá mais roubar de seu pai! É triste, no entanto, quando Gustavo comenta com Tia Esperança que não queria que sua filha fosse assim, com o coração cheio de ressentimento, movida por um desejo de vingança.
Mal sabe ele…
Enquanto Bella cresce, preparando-se para o grande ataque de vingança, ou os múltiplos geniais ataques que estão por vir, Sérgio visita o pai na Fazenda Santibañez e descobre sobre a morte dos avós, e sobre Marimar, que foi embora “para sempre”. Assim, na próxima vez em que encontra Bella, ele já tem mais motivos para acreditar que ela é, na verdade, Marimar, mas ela consegue ser dissimulada, fingir que não é, manter a mentira… “¿Sabe que yo considero una ofensa que me busques porque lo recuerdo a otra?” ELA É UM MÁXIMO. Admira-me a firmeza dela, e a sua frieza ao manter uma fachada impassível, indiferente, enquanto por dentro está se corroendo… e é uma interpretação e tanto de Thalía, queremos aplaudi-la loucamente! Sérgio, por sua vez, É UM TREMENDO IDIOTA. Se diz todo apaixonado por ela…
Tinha mais era que sofrer mesmo!
Felizmente, por mais que no fundo ainda o ame, Bella Aldama está determinada DEMAIS a se vingar, e não cai na conversinha dele, por enquanto. Ela ainda encontra força para provocá-lo, tentadora, e dizer-lhe que não quer mais ser comparada à “outra”, e começa a torturá-lo, dizendo-lhe que a moça é que sofreu… cruel, Bella Aldama parece a VILÃ de sua própria novela, interpretando ambos os papéis, e isso a enaltece de uma forma chocante. Ela provoca, atrai, só para feri-lo e se vingar… mas continuamente somos relembrados da possibilidade de que isso a corrompa e a faça sofrer… mas Bella/Marimar é irredutível: ela diz que nem pelo pai vai abrir mão da vingança contra aqueles que mataram seus avós. E quando ela fala “daqueles que mataram seus avós”, nós não podemos culpá-la. Foi algo sério e doloroso.
Mas ela tem MESMO vários motivos pelos quais se vingar, essa é a verdade.
Os Santibañez que se preparem…

Para mais postagens de Marimar, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Posso dizer que a Thalía foi uma mestra na interpretação de duas personagens em uma. Bella Aldama não tem absolutamente nada a ver com a Marimar selvagem, e essa virada é o que torna a novela ainda mais interessante... fico imaginando o público vibrando coma vingança de Marimar na pele de Bella, e os joguinhos dela com Sergio realmente são muito bons, é uma volta triunfal, ainda que seja perigosa para ela mesma, por conta de toda essa motivação em se vingar... mas a verdade é que queremos que todos paguem por seus erros, porque as atrocidades contra Marimar foram definitivamente muito cruéis, e merecem castigo. Amo essa fotonovela... está sendo uma delícia acompanhá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bella Aldama é MARAVILHOSA! É o grande "tchan" de Marimar, adoro *-* Mas esse começo das vinganças é apenas uma "preparação" para o grande momento: "a vingança na lama" KKK

      Excluir

Postar um comentário