The 100 3x15 – Perverse Instantiation, Part 1


“No, but you will be covering us at all at all time and I trust you”
Um episódio verdadeiramente desesperador, daqueles que The 100 gosta de fazer quando estamos prestes a terminar a temporada. Já ficamos ansiosos pela finalização na semana seguinte, e eu venho dizer uma coisa sobre a temporada: EU ADOREI! Eu confesso que lá no começo eu tive minhas dúvidas, e eu reconheço que a Cidade das Luzes não foi o melhor dos plots na maneira como foi apresentada (talvez até pela presença constante de Jaha, odiado desde a primeira temporada!), mas mesmo com seus evidentes altos e baixos, a série fecha mais um ano EXCEPCIONAL. Com um roteiro maduro e complexo, a série mostra todo seu desenvolvimento de uma série inicialmente adolescente para uma série adulta com muitas boas discussões políticas e uma veia de ficção científica deliciosa. Estou verdadeiramente orgulhoso da série que The 100 se tornou, e também curioso para descobrir qual é a proposta do programa para a quarta temporada, já confirmada. Vocês sabem que The 100 ADORA terminar a temporada com uma rápida cena angustiante e surpreendente. Quer dizer, lembram-se da primeira temporada? O que foi vê-los confinados em Mount Weather depois de tanto tempo em algo tão primitivo?!
Roan é trazido de volta para a série, mesmo que para uma participação breve, em todo um plano elaborado de levar a Chama até Ontari para que eles pudessem extrair com ela o Código que derrotaria ALIE. A única coisa que pode destruí-la. Ele aparece salvando Clarke de ALIE, quando ela vaga desesperada em busca de um Night Blood no qual possa inserir o novo chip, e depois acaba feito prisioneiro com a ajuda do Bellamy. A maneira como Clarke explicou a ALIE para Roan me fez pensar muito na definição de Kinship na péssima terceira temporada de Under the Dome, de uma forma igualmente assustadora. E enquanto todo o plano se delineia, com Roan e Clarke formando uma parceria duvidosa, nós temos uma cena que poderia ter sido linda, mas é REVOLTANTE: Jasper parece ter amadurecido, feliz por Monty, e eles compartilham um bonito abraço com direto a “I’m done blaming” e “I’m glad you’re back, brother”, até que escutemos a voz de ALIE. “We can’t let Raven build the portal”. Dá uma raiva tão tremenda por Jasper ter tomado o chip depois de tudo! Eu estava tão esperançoso por ele, mas ele ataca Monty!
“Jasper has been chiped”
Sobre Nathan e Miller e o “When will we be done fighting?”
AND HAVE SEX?!
Todo o plano começa a dar desesperadoramente errado quando Jaha sai no lugar de Ontari e todo o plano de usar a Chama como isca desanda – e assim Roan morre, porque eles precisam de Clarke viva por causa do código, mas não do Rei de Azgeda. Dali em diante tudo fica mais desesperador ainda, com Clarke presa, torturada por ALIE na forma da própria mãe. E é revoltante. “I told you, her friends are her weakness. Start with Bellamy Blake”. O bom é que quando eles vão atrás de Bellamy para levá-lo até Clarke e ser torturado na frente dela, eles não conseguem fazer muita coisa, porque Murphy aparece todo f*dão, com uma arma, atirando em todo mundo, apoiado por Indra e Pike, uma combinação inusitada. Fazer o quê se inimigos como a ALIE junta essas peças mais diferentes em uma mesma missão? Adoro vê-los formulando uma missão para salvar Clarke que usa, inclusive, a boa ajuda de Muprhy. Embora sua fala não possa ser melhor colocada, quando Bellamy diz que ela está com problemas: “Clarke is always in trouble”.
Não é?
Admiro muitíssimo a Clarke por se manter firme e não entregar o código, mesmo quando ALIE faz sua mãe se enforcar. Não podia amá-la mais por essa determinação e noção do que é certo e errado. E a cena final foi GENIAL, absolutamente GENIAL. The 100 sempre faz isso conosco quando estamos a um episódio do Season Finale! Mas toda a tensão crescente do episódio culminou naquela sequência toda de tirar o fôlego, na qual Clarke ainda se mantém forte e os outros invadem a sala para salvá-la. É fortíssimo! Enquanto Murphy corre até Abby pendurada pelo pescoço, à beira da morte, Bellamy (!) atira em Jaha, provavelmente não o matando, o que é um erro grave do roteiro; mas antes, Jaha impossibilita Ontari de dar a eles o código da Chama que poderá salvar a todos. Afinal, embora ela ainda esteja “viva”, não há resposta cerebral. É profundamente desesperador. ALIE desapareceu, porque tanto Jaha quanto Abby quanto Ontari, que são seus olhos e ouvidos naquela sala, estão desacordados ou mortos, mas é só naquela sala… é o fim e o desespero toma conta de cada um: Clarke, Bellamy, Murphy. O que fazer agora? Que venha um Season Finale arrebatador como todos em The 100 para finalizar essa parte eletrizante da história!
Estou ansioso!
E profundamente orgulhoso da temporada, do roteiro, da ficção científica <3
Da maturidade, dos atores… poderia continuar por muito tempo!

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários