Música da Semana – What’s Up


Me desculpem fãs de 4 Non Blondes, mas é por causa de SENSE8 <3
Essa semana eu terminei de assistir Sense8 – quem está acompanhando minhas reviews, elas estão todas prontas, vou postando ao longo da semana –, e eu digo: é a melhor série que eu vi na vida. É. Eu ouvia tanto falar de Sense8 antes de começar a assisti-la, e fazia minhas projeções… e eu achava que seria algo bem bacana, mas eu NÃO TINHA IDÉIA do quão bom seria. As pessoas ao meu redor se dividem em duas categorias: as que viram e eu discuto com elas; e as que não viram e eu não consigo explicar para elas o quão bom é. A série não é uma simples ficção científica, embora tenha uma pegada assim (que deve vir mais forte na segunda temporada), porque é altamente humana. Os dramas são incríveis, as histórias pessoais daqueles personagens são perfeitas, e os diálogos incrivelmente bem escritos te comovem o tempo todo. Você ri, você se emociona, você sofre, você se dói… tudo em Sense8 é muito intenso e muito verdadeiro.
Você não assiste Sense8, você vive e sente Sense8.

And I try, oh my God do I try
I try all the time, in this institution

Por que eu escolhi essa música? Bem, se você assistiu a essa fantástica obra-prima que ganhamos de presente da Netflix, você entende. Os 8 personagens estão conectados a um nível psíquico inigualável – eles sentem o que os outros estão sentindo, podem se visitar e compartilhar; acessar informações, habilidades e sentimentos; dor, raiva, paixão e prazer. E essa proposta, além dos já mencionados diálogos impressionantes resultantes das visitas, deu aos personagens várias possibilidades de compartilharem momentos. E embora eles tenham tido outras cenas EXCELENTES juntos, como toda a sequência em salvamento à Riley no último episódio, que foi lindamente representada pelo mais belo trabalho em equipe pela segurança do grupo, ou então a excitante e bonita cena na qual eles compartilham o prazer sexual no episódio seis, acho que uma das sequências mais belas e marcantes na série é a interpretação deles de What’s Up, no quarto episódio: What’s Going On. I say hey… what’s going on?

And I pray, oh my God do I pray
I pray every single day
For a revolution

Essa música começa a tocar e eu fico todo arrepiado. A versão original, do 4 Non Blondes – que é lindíssima! – foi lançada em 1993, no álbum de estréia da banda americana, e foi um sucesso tremendo no mundo todo. É aquela música que, para nós que crescemos na década de 1990, ela está em algum lugar da memória, e pode até se conectar a memórias vagas. Porque ao ver Sense8 e esse episódio pela primeira vez, você sabe, você tem noção de que a música te lembra alguma coisa. Eu não consigo colocar essa memória nos trilhos. Mas de toda maneira, uma música muito bonita e arrepiante, ganhou uma versão ainda mais emocionante. Porque a versão de Sense8, quando os oito compartilham essa música na cabeça, a cantando ou cantarolando, é PERFEITA. Conhecendo aqueles personagens, estando por dentro daquele momento…
Ela começa a tocar eu fico todo arrepiado.
Contenho as lágrimas. Tento.

And so I wake in the morning
And I step outside
And I take a deep breath and I get real high
And I scream at the top of my lungs
What’s going on?

Mas canto. Canto loucamente porque me faz bem! Canto porque é uma música que agora traz tão boas memórias, tão bons momentos… e parece uma maneira IMPRESSIONANTE de simplesmente extravasar. Não só por causa de tudo o que Nomi estava passando e o que aquela música foi para ela no episódio, mas porque parece mesmo uma música perfeita para você abrir os braços e gritá-la. Para você se sentir melhor ao fim dessa performance inspirada. Para quem não conhece, deixo abaixo dois vídeos. O primeiro, a versão original do 4 Non Blondes. Se você nunca viu Sense8, vai fazer mais sentido para você assistir a essa versão. No entanto, se você nunca viu Sense8, eu não sei o que você está esperando. Se dependesse de mim, TODO MUNDO VERIA. É incrível, é impressionante. E eu recomendo porque ela é tão real. Ela conversa conosco a um nível emocional grandíssimo e belo. Sense8 é uma experiência sublime de mudar a vida… do tipo de coisa que vemos poucas vezes na vida. Do tipo de coisa que você realmente guarda para sempre.
Sabe a emoção que eu sempre digo de ver Hair? É outra, mas é tão forte quanto.
É.



And I say hey, yeah yeah yeah
Hey yeah yeah
I say hey… what’s going on?

Para mais Músicas da Semana, clique aqui.
E para as postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários