Nova seção: PHILIP K. DICK


Apaixonado por ficção científica, acho que eu comecei a ler Philip K. Dick tarde demais – não tarde demais, porque esse tipo de coisa não existe, mas não acredito que apenas pouco mais de dois anos atrás eu tenha lido o primeiro conto desse autor, um mestre da ficção científica! Um dos mais célebres escritores de ficção científica de que se tem notícia, ele tem 44 romances e 121 contos escritos, além de 14 coletâneas de contos, vários dos quais foram adaptados para o cinema, difundidos por todo o mundo, e se tornaram clássicos da ficção científica…
Não que adaptações valham a pena.
Só de vez em quando.
Philip K. Dick tinha uma mente brilhante. Tendo nascido em 1928 (morreu em 1982, aos 53 anos), ele tinha uma visão futurística acentuada, e conseguia, através de seus contos, abordar temas interessantes. Futuros tecnológicos e com bases na realidade atual de sua época faziam com que suas obras fossem críveis, inteligentes e desafiadoras. Desafiadoras por lhe fazer pensar… quantas vezes a realidade não foi questionada? O conceito de certo e errado? De realidade ou ilusão? Suas obras traziam sociologia, política, metafísica, teologia em mundos monopolísticos, governos autoritários…
Pouco antes de morrer, o autor foi declarado insano. Traços de esquizofrenia e paranóia constantemente se refletiam em suas obras, que trazem grandes conspirações, uso de drogas, experiências transcendentais. Muitas das coisas que escreveu eram reais para ele – acho que por isso a escrita se torna tão acessível e envolvente. Você realmente acredita e você realmente se questiona: o famoso “E se…?”
Não me surpreenderia se ele tivesse escrito Matrix. Mas os irmãos Wachosky evidentemente têm que ter sido ao menos levemente influenciados por ele. Afinal suas obras são sobre isso: questionar a realidade, a premissa de que nenhuma realidade é objetivamente real – séries de ilusões criadas por corporações, Philip K. Dick se utiliza muito de elementos como drogas que dão uma sensação mais real que a própria realidade, universos paralelos, sonhos… ficção científica PERFEITA! As obras são para te fazer pensar…
Desse modo e pensando nisso, que eu iniciei, há mais de um ano, uma nova seção para o blog: Philip K. Dick. Ainda não trouxe nenhum texto para o blog porque estou lendo contos e romances e escrevendo textos, para que as postagens possam manter uma regularidade e não fiquem tão dispersas entre uma e outra. O intuito é apenas analisar a obra desse autor, e como parece que nunca vou conseguir terminar de ler tudo o que ele escreveu, a nova seção entra entre as Fixas, e você pode conferir através desse link. Para quem ainda não começou a ler as obras de Philip K. Dick, elas são fascinantes e instigantes! O tipo de coisa que nos leva a reflexão, e que não acaba quando terminamos de ler…
Ler Philip K. Dick é ler a última linha e não conseguir fechar o livro. É terminar de ler e correr para fazer anotações com a intenção de organizar melhor seus próprios pensamentos, sem nenhum objetivo específico além de entender o que o autor estava dizendo e formular suas teorias. Bem-vindo a esse universo! Se você gosta de ficção científica, você certamente vai se apaixonar pela leitura de Dick… caso nunca tenha lido nada dele, procure suas obras, várias das quais foram adaptadas para o cinema, como Andróides sonham com ovelhas elétricas?, O Relatório Minoritário e Equipe de Ajuste… comece sua leitura para que possamos trocar opiniões aqui no Parada Temporal! Na próxima semana, o primeiro texto da nova seção, com Podemos recordar para você, por um preço razoável
Já sabe do que estou falando?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Respostas
    1. Fui fazer uma pesquisa... precisa ser em língua portuguesa?
      Encontrei a coletânea com Minority Report aqui (tem vários ótimos contos): http://lelivros.club/book/download-minority-report-philip-k-dick-em-epub-mobi-e-pdf/ Baixei, achei muito bom!
      Nesse mesmo site, também há outros livros, dá uma olhada:
      http://lelivros.club/?s=philip+k+dick&post_type=product
      São NOVE no total, eu nem conhecia esse site, mas me foi bem útil também!

      Espero ter ajudado, volte sempre ^^

      Excluir

Postar um comentário