Extant 1x07e08 – More in Heaven and Earth / Incursion


Parece que as coisas estão muito mais centradas agora.
Na verdade, a série sempre apresentou um roteiro inteligente e meticulosamente pensado, mas nesses últimos episódios realmente parece que as coisas estão andando mais ordenadamente, seguindo um padrão e um ritmo interessante. Então já temos uma boa quantidade de informações, e dentro de 8 episódios muita coisa já aconteceu. A história evolui e vem crescendo desde a estréia de Extant, que nos mostrou uma agilidade e audácia no roteiro que não se prendeu em pequenas coisas por muito tempo, fazendo a história caminhar depressa, mantendo o fôlego e nos deixando sempre interessados por saber mais de tudo isso.
Ainda não vejo toda a história do bebê como a coisa mais interessante que Extant tem a oferecer, mas isso porque eu sou completamente apaixonado por Ethan e nesses dois últimos episódios ele realmente nos surpreendeu de uma maneira apaixonante. Ele até ficou um pouco irritante no final de Incursion e eu estava começando a mudar a minha opinião, mas que criança que nunca foi chata ou birrenta? Acho que isso faz parte do processo natural de ser humano! Mas enfim, vamos começar falando sobre a história de Molly e a ISEA, enquanto ela continua tentando desvendar o mistério de sua gravidez que misteriosamente desapareceu, agora de posse de um vídeo interessante sobre a morte de Katie, filha de Alan, o que ainda deve trazer coisas importantes.
Primeiramente, me pareceu que eu tinha perdido alguma coisa entre o sexto e o sétimo episódio, porque Sam estava simplesmente muito parecida com a Sam de antes, conversando com Molly abertamente sobre sua gravidez, e mesmo que seja para ganhar sua confiança de novo, pareceu-me faltar alguma coisa naquela rapidez com que tudo aconteceu. Enquanto Molly vai tentando encaixar as peças e enche Pearce de perguntas, ele convenientemente aparece morto – e Kryger passa o episódio todo preso por Gordon Kern, que parece um completo psicopata cujas ações são realmente difíceis de entender. Então em um momento ele está socando Kryger, e dois minutos depois eles estão confiando um no outro e trabalhando em equipe…
Vai entender.
O que importa foi que, no fim do episódio, isso gerou algumas coisas importantes que ligaram a história de Incursion, na qual Molly descobre, finalmente, que seu bebê ainda está vivo. E junto com Kern e Kryger, ela arma todo um elaborado e terrivelmente arriscado plano para pelo menos vê-lo. Enquanto todos o chamam de “a cria”, ela ainda se sente muito dividida quanto aos seus sentimentos para com o bebê, uma vez que há a impressão de que ele também é parte dela. Mas ele continua ameaçador a ponto de projetar símbolos na cabeça dos outros, causar mortes terríveis, e não chegamos a vê-lo em sua forma real – embora ele tenha gostado de assumir a forma de Katie, aparentemente. Mas, desenvolvendo-se depressa, ele “não será um bebê por muito tempo”.
Ethan começa esse episódio duplo falando japonês, e é uma coisa absurdamente fofa de se ver. Eu sei que pode parecer assustador, e que John se preocupou exageradamente com isso, mas eu achei incrível ver a maldade das meninas falando sobre ele, ele olhando e respondendo naturalmente em japonês, como se não fosse nada demais. Sério que eu quis abraçá-lo e trazê-lo para casa, mas eu quero isso o tempo todo… essa cena foi apenas o pontapé inicial dessa semana para o repentino desenvolvimento de Ethan para o qual ele não fora programado. Além de falar japonês, ele também é capaz de aprender a andar de bicicleta muito depressa, a acordar durante a noite sem nenhum tipo de interferência humana e, pior: bloquear John para que ele não possa mexer em suas configurações.
Tudo bem, pode ter sido meio assustador, mas eu ainda o amo!
Me preocupo demais com Odin por perto de Ethan. Estou ficando com muita raiva de Julie por não ser capaz de pensar com sua cabeça em vez de outras partes do corpo (e depois dizem que só homem faz isso!), e já sabemos que Odin tem toda uma organização e um discurso de como suas almas foram “vendidas para as máquinas”. Só eu me preocupo com ele por perto de Ethan por aquela noite toda? Apesar de que Ethan está tão desenvolvido que talvez Odin tenha que ter medo… o que me faz lembrar da cena em que ele pede para ser mais forte. É incrível vê-lo se sentindo triste pelo robô maltratado na rua, pensando de verdade sobre as coisas, questionando sua própria existência, e até experimentando uma típica rebeldia humana.
Sucesso?
O final foi impressionante, bem como a maioria dos finais de Extant, que chega ao clímax para nos deixar roendo as unhas, angustiados com a intensidade que sempre acompanha essas cenas. Não foi diferente. Enquanto o plano de Kern e Kryger era colocado em prática, tivemos uma infinidade de tiros, algumas mortes, e o que mais me fascina: a dúvida quanto ao que é real e o que não é. Onde está o bebê, como ele está sobrevivendo sem todo aquele equipamento do qual já se libertou, e o que a “Katie” quis dizer com “precisamos ajudá-lo”? Mas parece que a série não tem futuro, uma vez que a emissora começou a exibir dois episódios semanais (semana que vem também!), como que para se livrar deles de uma vez… enfim, vamos aguardar.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários