Helix 1x05 – The White Room


DAY 5.
Ok, eu não fui a única pessoa traumatizada com a cena do rato saindo da boca de Doreen, certo? Depois daquele final surpreendente e revoltante da semana passada, a série continua exatamente de onde parou, sempre nos proporcionando um suspense angustiante que vale a pena assistir – o ritmo da série não é acelerado, mas ela nos convence pela angústia, pelos mistérios, e pelas mudanças rápidas no roteiro que nos fazem questionar quem é que estará vivo até o fim da temporada para poder levar essa história para frente…
Justamente como Alan chega a mencionar no meio do episódio, acho que atualmente o maior de seus problemas/inimigos nem é mais o vírus… certo que Peter passou o episódio todo na cama e a paciente de Sara está tendo alucinações e problemas cada vez mais acentuados, mas não parece que é em torno disso que a série gira – nesse momento, queremos entender mais de Hatake enquanto continuamos com ódio dele, também queremos entender para quem Balleseros trabalha e o que foi essa história toda de Dr. Hvit. Porque as coisas só estão ficando a cada semana mais bizarras, e eu juro que só pensava em Power Rangers quando Hvit finalmente apareceu.
Já volto nisso.
Hatake continua lá embaixo no Nível R, mas depois de um revoltante cena com uma faca que não foi o suficiente para matá-lo, ele se integra à história de Julia e Jay. E sendo completamente inocente e ignorando todo o fato de termos um zilhão de alucinações causadas pelo vírus, e o fato de ter sido extremamente estranha a maneira como Julia foi salva no episódio passado (além da inscrição na parede, claro!), eu não tinha parado para ponderar a respeito disso tudo e concluir que Jay não existisse de verdade. O que, de certa maneira, me deixou contente, porque foi uma surpresa e uma delícia ver essas cenas… ver Julia revisitando as cenas com ela no papel de Jay me fez lembrar de A Janela Secreta.
Ainda falando sobre pessoas infectadas pelos vírus, e as semelhanças que nesse caso são exclusivamente as alucinações, Sara também teve ótimas histórias, e agora eu comecei a ficar confuso. Na verdade a paciente de quem ela cuidava estava morrendo do vírus, estava vendo o tal de Tony, e no fim pediu para morrer. Mas com a questão toda da pupila de Sara, e o fato de que ninguém mais viu essa mulher a não ser ela, ainda agravado pelo fato de ela ter sempre sabido que Sara tinha um tumor, sem que essa precisasse lhe contar… Sara pode muito bem estar, de fato, já contaminada pelo vírus, e essa mulher não passa de uma alucinação. Wow! A série realmente está nos deixando intrigados com esses mistérios…
Uma das partes que mais me agradou foi ver Alan descobrindo sobre a morte de Doreen, e extremamente revoltado com isso, buscando informações. As alianças mudam muito depressa… então mesmo um minuto após acreditar em Balleseros, ele já está sendo convencido de outra coisa, invadindo seu quarto, indo para a neve para acertar suas contas e levar uma surra. Ok, não foi uma surra, não mais do que um simples soco, mas enfim. Mesmo com o final dúbio que deixou o Major abandonado do lado de fora, eu não acho que ele tenha morrido, estará de volta em pouco tempo. E o que podemos esperar de Peter? Sua história acaba aqui?
Mas ainda falando do Major Balleseros, algumas das melhores cenas foram dele: DR. HVIT! Gente, que coisa foi aquela? Eu achei realmente a coisa mais bizarra de todo o episódio, mas ironicamente foi o que nos deixou mais curiosos porque não parecia fazer sentido algum. Ainda tendo que encontrar o Dr. Hvit antes de ser retirado de lá, Balleseros se depara com a definição de White Room (que é o Ártico todo, por sinal), e temos uma maravilhosa cena de um monte de cápsulas saindo do chão, dentro das quais temos cabeças congeladas conservadas – sim, não corpos nem nada disso, apenas cabeças. Sério, que coisa é essa? Eu estou morrendo de curiosidade!
Ah, sem contar a cena inicial dos macacos na neve pegando fogo… acho que foi a última vez que vimos nossos tão adorados macaquinhos. Quem diria que muito mais do que eles, teríamos cabeças congeladas enterradas? Quem é que se importa com os macacos à uma hora dessas? Gosto dessas séries confusas, repletas de alucinação e que nunca é tão específica a respeito do que está mostrando – nos deixa continuar refletindo sobre o episódio, mesmo depois que ele já tenha terminado. Era esse o tipo de série que eu buscava para essa temporada, acho que estou contente. Temendo pelo futuro, mas contente.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários