Revolution 1x14 – The Night the Lights Went Out in Georgia


Senti-me enganado.
Esclarecendo antes de tudo, eu amei o episódio e a maneira como a história está rapidamente se transformando para algo totalmente diferente daquilo que imaginamos quando começamos a série, tantos meses atrás. Mas esse título longo, no passado, falando da noite em que a luz acabou, e ainda com Rachel indo atrás da tal de Torre, eu esperei grandes e empolgantes flashbacks que talvez esclarecessem algumas coisas, ou melhor ainda, nos instigasse mais a criar teorias.
Não.
O episódio se divide em duas ações centrais, e as duas são revolucionárias em lados diferentes da narrativa – a primeira é a ida de Miles, Charlie e Nora à Federação de Georgia, que me fascinou por vários e vários motivos que comentarei daqui a pouquinho, mas principalmente por me surpreender e fazer com que eu me repreendesse por nunca ter cogitado uma hipótese dessas. E do outro lado, Rachel e Aaron estão em busca da Dr. Jane Warren porque ela parece ter alguma informação importantíssima a respeito da Torre e como ligar de volta a energia.
Federação de Georgia. Chocante, impactante - temos que prender um pouco a respiração ao notar que existe outro jeito de vida totalmente diferente daquele apresentado por Monroe além das fronteiras. Amei a organização, amei ver a vida, e gostei de notar que a vida continuou depois do apagão, e cidades voltaram a tempos antigos mas civilizados e conseguem viver razoavelmente bem. Foi emocionante (e caipira como Charlie) vê-los transpor a barreira dos domínios de Monroe, e muito melhor foi ver os veículos e a reinvenção do motor a vapor. A presidente é a líder do povo, e tudo ali me encantou pela vida quase normal que o lugar leva, e pelo estilo tão aconchegante que o ambiente apresentava, realmente maravilhoso. Como eu nunca pensei em algo assim para depois do apagão?
E o episódio gira em torno da bomba nuclear comprada por Randall na misteriosa cena do episódio passado – que parece ter sido há muito tempo, embora não seja há tanto tempo assim. Alec (que aprendeu tudo o que sabe com Miles) é o encarregado por detoná-la em Georgia, e Miles faz de tudo para impedi-lo… muitas cenas maravilhosas, especialmente dos confrontos físicos e sentimentais entre os dois – a história que envolve os personagens é ótima, os flashbacks falam disso, e o final é surpreendente e forte. A série adquiriu uma identidade cruel e explícita que ainda me choca de vez em quando…
Encontrar Jane foi uma das melhores partes do episódio. Sua chegada não poderia ser mais surpreendente, mesmo que ainda não tenha sido completamente explicada, e eu gostei demais do comentário de Aaron ao receber o convite para irem até sua casa: “I’m not hungry anymore”. Mas devo confessar que logo de cara eu gostei da personagem – e foi bonito vê-la defendendo com toda sua força o direito de viver de Beth, versus a discussão a respeito do direito de a humanidade ter a energia de volta. Cenas repletas de emoção e sentimento, foi tudo muito bom.
Ainda não acho que tenha ficado claro, e acho que a série trabalhará com isso como Lost o fez, não mastigando nada e deixando que encaixemos as peças e tomemos nossas próprias conclusões. Legal. Mas os nanites foram brevemente explicados como as coisas no ar que inabilitaram todo e qualquer aparelho eletrônico, mas agora também como aquele capaz de manter pessoas como Beth e Danny vivas. Pareceu uma grande discussão de ética e justiça, difícil de tomar partido – mas Rachel atingiu seus objetivos. Mesmo assim, ainda quero saber se salvar essas pessoas foi a causa de tudo (seria ridículo), e qual é a relação entre isso. O apagão ainda é bem enigmático.
“What do you say, Miles? Ready to be a general again?” foi provavelmente a melhor fala do episódio, afinal veio depois de um momento bastante emotivo e forte para Miles, e representa mudanças estrondosas no rumo da série, com a Federação de Georgia entrando pra valer como um integrante de peso da trama de Revolution. E Rachel continua sua jornada rumo à Torre, na esperança de religar a energia. Só posso dizer que a série continua a cada dia mais eletrizante, nos deixando curiosos para o final da temporada, que eu ainda não consigo imaginar onde vai parar…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários