Continuum 2x01 – Second Chances


“The truth is I’m the one who sent you back in time.
You’re not gonna believe why.”

Continuum is back! \o/
Sabe daquelas séries que você só se dá conta o quanto sentiu falta quando volta a assisti-la? Infelizmente passei um bom tempo sem voltar a Continuum e minhas teorias estavam basicamente estagnadas no que ficou lá no fim da primeira temporada. Mas a ansiedade com a re-estréia me levou a buscas umas coisas, reler meus próprios textos, e finalmente estreamos! E é aquela maravilhosa sensação de voltar a um lugar de que tanto gosto, com personagens tão queridos, situações tão conhecidas, muito bom estar de volta, de verdade.
Seguindo na esteira da primeira temporada na qual o nome de todos os episódios contava com “time”, a segunda temporada já começa provando que os episódios desse ano vêm com “second”. Tudo bem então. Continuum continua a história de Kiera e um certo grupo de pessoas que vieram de 2077 para 2012 – onde a revolução contra as Corporações ecoa, e saber quem é bom e quem não é ainda continua sendo difícil. Lembro-me da sensação de não concordar com os meios da Liber8, mas apoiar totalmente sua causa… questionar Kiera por vezes, mas nunca deixar de amá-la…
Mas tudo está para mudar.
A segunda temporada já começa com o intuito de ser revolucionária. Não foi um episódio climático, não teve nada tão grandioso além do assassinato da prefeita (o que, por sinal, nos permitiu ver de volta Kiera usando suas tecnologias do futuro com a ajuda de Alec em outra cena espetacular), mas acho que foi bem bom para nos situar novamente na história e fazer recordarmos muito bem quem são os personagens. Enquanto o roteiro não deixa de prometer coisas grandiosas para o futuro, onde a viagem no tempo parece perfeitamente justificada. Os rumos da segunda temporada são bem mais complexos.
Mas informação é problema. Alec é a prova disso nesse episódio. Com aquele cliffhanger maravilhoso que a série deixou no ano passado, esse ano começa com o Alec de 2012 sabendo a informação deixada na mensagem criptografada do Alec 2077, mas sem nos contar. É uma angústia crescente ver tudo caminhar, ver as conseqüências desse saber na própria personalidade de Alec, ver as mudanças, a saída de casa, a busca por emprego, o abandono de Kiera… e posso dizer? Vê-lo de gravata procurando emprego foi fofo! Para quem estava acostumado a vê-lo com aquele moletom vermelho de sempre…
Que ele também usa hoje.
O episódio coloca a Liber8 com Sonya como líder, mas uma misteriosa ressurreição de Travis que me deixa angustiado – pelo menos o reencontro na cadeia valeu a pena! E enquanto a Liber8 é incriminada pelo assassinato da Prefeita (final surpreendente e incrível aqui, hein!), Kiera tenta investigar por si só, com uma pequena ajuda de Carlos, mas muito mais ajuda de Alec. Mas o bom foi ver Kiera sendo confrontada por Gardiner, que presenciou coisas abismais no fim da primeira temporada… uma pena que ele não tenha levado a sério quando ela realmente lhe conta a verdade. Eles nunca levam.
Mas sobre Alec e Kiera. Toda ligação dela era uma angústia e uma ansiedade para que ele atendesse. Quando ela age tão matutamente indo até à casa dele eu realmente quis aplaudir, sabendo que a tão astuta Kiera estava de volta! E foi tão bom vê-lo em frente a um computador com o aparelho no ouvido, conversando com Kiera. Kiera e Alec são quase que um personagem só, e a química dos dois é simplesmente espetacular. Apenas de ver as cenas se alternando e ver os dois conversando a série já vale a pena. Podia ser só isso que eu certamente continuaria acompanhando fielmente. Mas também foi bom vê-lo pedir conselhos a ela, conversar pessoalmente…
“It’s Nice to have you back, Alec”
“I’m not back, I’m just bored”
Embora ele não tenha contado tudo o que sabia. Ou nem metade do que sabia. Ou praticamente nada do que sabia. Mas é bom ver esse olhar triste e melancólico em seu rosto, é bom vê-lo escondendo algo e sofrendo. É bom ver algo grande se aproximando – e Kiera arrasou com seu “What are you up to, old man?”. E, felizmente, o mistério não dura muito, e de maneira rápida, concisa e perfeita, o Alec de 2077 grava a mensagem para o Alec de 2012, numa cena eletrizante que até explica o pesadelo inicial de Kiera… simplesmente perfeito. E chocante.
Mas preciso desabafar a respeito de uma coisa. Lembro-me que uma de minhas maiores preocupações no encerramento da primeira temporada era a respeito do conceito de viagem no tempo que a série escolheu – ainda muito vago e incerto, não sei qual é, e a série parece propositalmente deixar em aberto essa questão. Com o Season Finale surpreendentemente que quebrou uma de minhas teorias, a segunda temporada parece se iniciar seguindo um rumo de pensamento no qual a história pode ser alterada. Mas eu sou o único que se preocupa com o tamanho do paradoxo que está se formando nessa coisa toda? Assustador.
Kellog deu as caras por pouco tempo, e eu anseio por vê-lo novamente porque é um personagem de que gosto. Mas muito mais do que isso, é muito bom ver Kiera e Alec novamente juntos, uma das melhores duplas que uma série já viu! E é bom ver que agora a segunda temporada aponta novos segredos e motivações, e os rumos podem mudar drasticamente. Realmente ansioso para o restante dessa temporada, muito contente por Continuum estar de volta. Se você não viu a primeira temporada, são apenas 10 episódios, vale a pena acompanhar!
P.S.: Dúvida – Não existe Batman em 2077? Chocante!

“Only you can prevent this future from happening.”

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários