Person of Interest 1x01 – Pilot


Quinta-feira, dia 22, estreou uma das maiores apostas para essa temporada: Person of Interest. Com uma sinopse interessante, bons atores, e sendo uma criação de JJ Abrams, as expectativas gerais estavam altas para que a série fosse boa. E no piloto, não posso dizer que ela tenha decepcionado. Foi bom, um bom começo. Temos que esperar e ver como continuamos daqui para a frente. Flash Forward começou tão bem e [infelizmente] sua qualidade caiu ao longo dos episódios.
A série foi desenvolvida por JJ Abrams (criador de Lost, ponto para a equipe) e Jonathan Nolan, trazendo nos papéis principais atores como Michael Emerson (o Ben de Lost! Ponto) como Mr. Finch e Jim Caviezel como John Reese. No começo do episódio, conhecemos John numa versão bem diferente do que veremos dali em diante. Na verdade foi bem surpreendente vê-lo depois, sem barba e com roupas melhores…
Mas que seja. A história nos traz Michael Emerson interpretando Mr. Finch, um bilionário e cientista, responsável pela criação de um grande programa para o governo que serve para detectar crimes que estão para acontecer, antes que eles aconteçam. Tudo depois do 11 de Setembro, para prevenir que outra situação daquela viesse a acontecer. Mas a máquina criada por ele (que está em todo lugar, e parece ver absolutamente tudo) também prevê crimes menores, e nesses crimes que a série foca: com a ajuda de John Reese, um ex-agente da CIA (portanto, responsável por cenas de ação muito boas), ele vai tentar impedir tais crimes de acontecerem.
A série está muito bem para seu primeiro episódio. A cena em que Mr. Finch explica sobre a tal máquina que criou para o governo dos Estados Unidos, para mim, é a melhor de todo o episódio. Simplesmente fiquei fascinado em pensar nisso, em imaginar. Achei a explicação espetacular, a cena maravilhosa, sem dúvida. Além de a série se aproveitar daquele sentimento de medo dos americanos, que algo parecido com o ataque às Torres Gêmeas volte a acontecer a qualquer momento.
E os atores. Realmente estavam de parabéns. Sou um pouquinho suspeito para comentar sobre Michael Emerson, porque sempre gostei muito dele (da época de Lost), mas devo dizer que ele estava ótimo. Na época de Lost, eu gostava dele antes de todo mundo gostar. Na primeira temporada, quando ninguém confiava nele e todas aquelas histórias... ainda assim eu gostava dele e torcia por ele... depois, com o avanço de seu personagem, então. Mas, ok. Como Mr. Finch ele também está ótimo. Tem seu ar misterioso, ao mesmo tempo sério e meio engraçado. Gostei dele. E o personagem de Jim Caviezel é o que dá movimento à trama. O personagem é bem interessante, inteligente, e responsável por ótimas cenas resultado de seu tenpo na CIA... se depender deles...
Também tivemos nosso primeiro crime nesse episódio. Mas tudo serviu mais para apresentar a máquina, e a junção de John e Finch. Há quem diga que foi um crime sem graça. E realmente não foi tudo aquilo. Mas tudo bem, estava bom para começar. O que importa é daqui para frente, as decisões de Reese. Se ele fica trabalhando com Finch ou não. Sabemos que ele ficará, mas gostei do que Mr. Finch disse: “Mais cedo ou mais tarde, nós dois acabaremos mortos”. Para aproveitar: gostei demais de sua honestidade! Melhor fala: “Eu disse que eu diria a verdade. Não disse que você gostaria dela”.
A série é boa, por enquanto. Ainda é cedo demais para dizer muito, e não podemos dizer se ela se manterá bem. Tem uma história boa, atores bons. Tem potencial para seguir em frente, e esperamos que siga. Vou esperar pelo episódio da próxima semana, e então comentarei aqui no blog, se a qualidade caiu, aumentou, ou se não mudou muita coisa. Esperamos que ela aumente. Não que esteja ruim, mas é sempre bom que ela tenha alguns improvements. Para quem ainda não viu, pode ser uma boa dica. Até mais!

Comentários