Don’t do sadness, just don’t care…

 
All alone…
Their song still seems to find you…
[…]
But still I hear their yearning…

A peça trata com perfeição assuntos fortes, como já foi bastante comentado aqui. E agora venho falar de algumas cenas que eu realmente amo. Aquelas cenas que mais me marcam, que mais me emocionam, e que mais mexem comigo. E elas falam de assuntos como perdas, dúvidas e tão polêmica temática do suicídio…
Acho que Don’t do Sadness é aquela típica música que te fascina. Moritz tem sua explosão naquele momento, mas não é mais uma raiva. Sua raiva estava no fim do primeiro ato, lendo a carta de Fanny. Não, aqui Moritz se apresenta conformado, quase decidido… ele chega ao seu limite, e ele sabe o que ele tem que fazer… e a única que pessoa que está com ele é Ilse, e não pode ajudá-lo… e ela também precisaria de sua ajuda…
Mas a cena que mais mexe comigo fica em Those You’ve Known. Para mim, aquela é a cena mais bonita e emocionante da peça. É o momento em que Melchior mais precisa de ajuda, mas está perdido… mas ainda assim Moritz e Wendla estão a seu lado… e é meio inesperado que eles estejam naquela cena, o que torna tudo ainda mais bonito… e é o momento em que Melchior pensa em acabar com a própria vida…
I’ve been a fool. Well, you have the right idea.
E Melchior (o que exige um grande trabalho de atuação) está no auge de sua confusão de sua dúvida (como Moritz esteve em Don’t do Sadness). E a peça nos dá aquela lição sobre lidar com a perda. Sobre como a vida pode parecer difícil (e é!), mas como é necessário seguir em frente, e que nem sempre o caminho mais fácil é o que deve ser tomado. A peça nos traz isso de uma maneira bonita, emocionante. Se Left Behind não te levou às lágrimas, essa cena é outra forte candidata.
Temos uma entrada inesperada de Moritz. E aquela confusão de Melchior toda continua. E então temos a entrada um pouco menos inesperada de Wendla. E todo o transtorno de Melchior. É maravilhoso ver como seus amigos estão ali para ajudá-lo, e que eles nunca deixarão de estar ao seu lado. A música se desenvolve se maneira perfeita, mas a única pessoa com reação é Melchior… Moritz e Wendla parecem muito distantes (o que é compreensível). E na parte mais bonita, os dois se vão, e deixam que Melchior termine a música sozinho, mas já sabendo o que deve fazer. Já sem cometer nenhum erro…
E é incrível como tanta emoção é transmitida em apenas alguns minutos, apenas algumas notas. É incrível como os três cantam juntos em alguns momentos, e cada um uma letra diferente, e mal conseguimos entender o que cada um diz individualmente, mas vemos o conjunto. E em nenhum momento há contato visual entre o trio principal (por incrível que pareça) e só temos um momento em que Melchior pega na mão dos dois amigos… e essa parte é muito emocionante e comovente.
Por todos esses motivos, eu acho que Those You’ve Known é a melhor cena da peça. Em nenhum outro momento temos uma amizade tão grande, temos uma emoção tão imensa. Nunca antes temos aquele momento que faz nosso coração pular de emoção, vontade de chorar, mas alegria ao mesmo tempo. É uma experiência única, é uma cena singular. E para interpretar uma cena dessas, os três protagonistas precisam estar bem em seus papéis… sempre digo que Moritz é um papel difícil, mas dessa vez Melchior fica com a parte mais complicada. É necessário muito esforço para transmitir toda a emoção, angústia e desconcerto do personagem… mas com ótimos atores, a cena fica simplesmente perfeita! Assistam a peça, e aguardem por esse momento… porque realmente vale a pena!

Not gone…
They walk with my heart…
I’ll never let them go…

Comentários