Um relato maravilhoso de fã – “Harry e seus fãs”


Primeiro lugar: vocês conhecem a minha insistência em falar mal de traduções, não conhecem? Não sei porque “Harry, a History”, virou “Harry e seus fãs”, mas tudo bem. O título nacional faz sentido, mas não tem aquele tonzinho de piada que Melissa Anelli conseguiu colocar já no título de seu longo trabalho.
Bem, que seja. Falando sobre o livro, devo dizer que ele me fascinou. Eu li o livro do começo ao fim em questão de poucos dias (agora que estou de férias, cheguei a ler mais de 150 páginas em um dia), e a narrativa foi interessante e me prendeu. Acho uma ótima recomendação para fãs da série. A narrativa nos conduz através do universo de Harry Potter durante os dez anos, e passamos muito pelo bastidor do fenômeno. Na verdade, temos uma visão detalhada de fã, que acompanhou tudo isso acontecer de perto…
Em muitos momentos, nos identificamos com Melissa, em outros apenas temos inveja dela… ela passou por muito mais do que eu poderia ter sonhado em passar. Entre turnês com Harry and the Potters, conversas com Laura Mallory, ser editora do Leaky Cauldron, fazer podcasts famosos e conseguir ótimas conversas com JK Rowling, ela passou por muito que muitos fãs de Harry Potter sempre sonharam.
Gostei do livro, e descobri coisas que realmente não fazia idéia – como o fato da lista de bestsellers da New York Times só ser dividida em categorias porque Harry Potter ocupava as quatro primeiras posições e não deixava espaço algum para que outro livro figurasse na lista… assim, a lista precisou ser dividida, para que além de Harry Potter, que se manteve lá, outros livros aparecessem… não preciso nem dizer que senti ainda mais orgulho dessa série fantástica!
E as guerras de ships… a Melissa Anelli conduziu essa parte da narrativa de maneira tão leve e descontraída, que é muito divertido ler sobre isso. Inclusive, no prefácio por Rowling, ela mesma faz um pequeno comentário ao tema. Então vou aproveitar o blog para deixar a minha opinião pessoal (e por favor, não me tratem como Emerson Spartz foi tratado por alguns): não sei como alguém, algum dia, pôde pensar que Harry e Hermione fossem acabar juntos… desde sempre, foi muito evidente o amor de Rony e Hermione.
Mas vamos prosseguir. Os lançamentos à meia-noite, descritos no livro, só me deixam com mais rancor de não poder estar em nenhuma dessas ocasiões. Queria ser um dos fanáticos, às 10 horas da noite numa livraria, esperando pelo lançamento do livro, para poder ir para casa devorá-lo logo em seguida… infelizmente, nunca tive essa oportunidade. Talvez com algum futuro livro de Rowling… eu ainda posso ser esse tipo de fã… e que fique claro que só não participei de coisas assim por falta de oportunidade!
E gostei muito da maneira como ela descreve a leitura dos livros (especificamente Ordem da Fênix e Relíquias da Morte). Amei aquele grupo de 13 pessoas, todos confinados em uma casa, para ler o livro completo em uma questão de treze ou quinze horas. Gostei demais da política de “sem comentários”, para não estragar a surpresa para quem ainda não tivesse chegado àquela parte, e gostei da sala criada especialmente para a pessoa ir lá e desabafar sobre suas opiniões sobre determinada passagem do livro (tudo gravado em vídeo, para poder ser visto depois). E depois todos sentarem juntos para discutir as opiniões dos livros.
Infelizmente, nunca tive amigos tão próximos que lessem Harry Potter ao mesmo tempo que eu, com quem, no mesmo dia em que eu terminei, pudesse comentar minhas cenas preferidas, minhas dúvidas e minhas teorias. Muitos amigos meus leram, mas muitos anos depois que eu tivesse lido. Não é mais a mesma coisa. Não passamos pela leitura logo após o lançamento juntos. Mas tudo bem. Ainda assim, como diz Melissa, a caminhada ao lado de Harry Potter ao longo de 10 anos valeu a pena. Sem dúvida alguma.
E agora, com o fim tanto dos livros quanto dos filmes (mas ainda com Pottermore pela frente), estamos bem naquele momento em que nos perguntamos: e agora? Os 10 anos com Harry Potter foram maravilhosos, sem dúvida, e tudo o que passamos (que rende um livro), ficará na memória. Recomendo o livro para todos os fãs, porque realmente é muito interessante. Em parte, é nossa história. No restante, é o que sempre sonhamos viver. Recomendo!

Comentários