“It all ends” – What about now?


Mesma pergunta que foi muito feita em 2007, depois do lançamento do último livro de Harry Potter – E agora? Agora acabamos os filmes, acabamos os livros, mas ainda temos o Pottermore, chegando em outubro – ainda assim, precisamos nos abrir a novos conhecimentos, novas séries, novos mundos… e temos muitas sugestões por aí. Preparei um texto com algumas sugestões de leituras, algumas séries ou livros interessantes, e coloquei abaixo.
Sei que muita gente “aprendeu a ler” por causa de Harry Potter. Muita gente começou com a fantástica história sobre o bruxo, e depois ficou tão viciado em livros que lê muita coisa. Não posso dizer que sou um desses, porque meu amor por leitura começou muito antes, mas apoio totalmente. A única coisa que acho errado, são aqueles que lêem com a mente fechada, e sempre focada em Harry Potter. Harry Potter é ótimo, e sempre terá seu lugar especial em nossa vida. No entanto, alguns outros livros também merecem seus créditos, e precisam ser avaliados individualmente, sem comparações a Harry.
Abaixo, minhas sugestões:

Primeiro lugar, As Crônicas de Nárnia. É uma série escrita por C.S. Lewis, e composta por sete livros. Escrito muito antes de Harry Potter, era um dos livros preferidos de JK Rowling (inclusive, Cedrico Diggory teve seu nome escolhido em homenagem a Digory, personagem principal de O Sobrinho do Mago), e eu li ele mais ou menos na mesma época de Harry Potter. Muito bom, e até hoje me fascina, ótima série. A série não tem seus protagonistas bem definidos, já que depende da história, ela é centrada em personagens diferentes (o filme pode te levar a pensar que os irmãos Pevensie são os protagonistas, mas não acredite em tudo o que vê nos filmes...).
Depois, Desventuras em Série. É uma série escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler), e composta por treze livros (mais os livros adicionais). Há quem não goste muito, já eu amo a série. Fez muito sucesso no exterior, no entanto nunca teve o devido valor reconhecido no Brasil, a meu ver. Mas é fantástica, e conta a história de três órfãos (Violet, Klaus e Sunny Baudelaire) enquanto eles passam por muita coisa depois de perder os pais (destaque para o mistério de CSC – VFD, no original). Faz tantos anos que a li pela primeira vez, que nem sei dizer ao certo quando isso foi. Mas sempre gostei muito da série, e ficava louco pelo próximo livro, para saber o que aquilo aconteceria (e sempre muito ansioso por mais informações dos mistérios que ficavam no ar). A narrativa é melancólica em certos pontos, e extremamente engraçada em outros. Uma série deliciosa de se ler.
Agora, os livros de Rick Riordan. Primeiro, recomendo Percy Jackson e os Olimpianos. É uma série de cinco livros, que conta a história de Percy, filho de Poseidon, até culminar na Guerra dos Titãs. Série boa, que te prende, e te deixa curioso pelo próximo volume (a menos a mim, que li antes que o autor a tivesse concluído, e quando a concluiu, tive que ler em inglês, porque não conseguia esperar). Uma nova série, sequência de Percy, Os Heróis do Olimpo, foi iniciada pelo autor recentemente – e como acabei de ler o livro, posso dizer: o conteúdo é ainda muito melhor que a primeira série – os defeitos lá apontados, não existem mais. A narrativa do autor subiu bastante de nível. E por fim, As Crônicas dos Kane, a mais diferente das séries, que traz a Mitologia Egípcia (extremamente complexa) – amei a narrativa, amei o livro, simplesmente fantástico. E para quem não acha que Rick Riordan tenha um grande dom em criar novas histórias, vou comentar: ele criou, sim, histórias interessantes, e extremamente diferentes entre si (por exemplo, A Pirâmide Vermelha é bem distinta de qualquer outro livro que ele tenha escrito e O Herói Perdido reformulou o mundo de Percy Jackson e trouxe elementos totalmente novos – como o lado romano da mitologia); além do mais, ele consegue fazer com que as pessoas gostem e entrem em contato com todas essas informações de uma maneira bem dinâmica e eficiente. Era o que eu tinha a dizer.
Outra ótima série (que deu nome ao blog) é Artemis Fowl. Escrita por Eoin Colfer, é composta de sete livros (até o momento, com planejamento para um oitavo). Essa eu comecei a ler depois de Harry Potter, mas também faz no mínimo uns quatro anos e não sei exatamente quando foi. O personagem principal nos é apresentado na forma de um anti-herói, quase psicopata, que sempre consegue o que quer. Mistura perfeitamente alta-tecnologia com fantasia. Uma das melhores séries envolvendo esse tipo de tema (e uma das mais inovadoras, na minha opinião). Também já aproveito para comentar que Colin Cosmo e os Supernaturalistas, do mesmo autor, é ótimo.
Outra boa série é As Aventuras do Caça-Feitiço, escrita por Joseph Delaney e composta de sete livros (com mais um para vir ainda esse ano) e apenas os quatro primeiros lançados no Brasil. Comecei a lê-las há mais de dois anos, no entanto parei depois do segundo livro por falta de tempo. Assim que possível, pretendo retomar a leitura, mas posso recomendar e dizer que os livros são bem bons, tem uma história interessante (e sempre o aviso no verso: “CUIDADO: Não deve ser lido à noite!” – por isso eu sempre os lia de madrugada…).
Os Legados de Lórien é outra série interessante, mas apenas o primeiro livro foi lançado ainda (Eu Sou o Número Quatro), escrito por Pittacus Lore. Já foi adaptado para o cinema, mas se você viu o filme e não achou tudo aquilo, não se deixe levar. O livro é muito mais interessante – é uma leitura que te prende e te deixa curioso para saber o que acontecerá a seguir. Narrativa muito boa, e as principais cenas que eu queria ver não estavam no filme. Assim, recomendo a leitura do livro, enquanto esperamos pela sequência.
O Ciclo da Herança é escrita por Christopher Paolini, composta por três livros já lançados e o último previsto para o fim do ano (os três primeiros também já estão disponíveis no Brasil). A história é ótima, Paolini criou um mundo bastante interessante (e eu sou fã de dragões, então isso é um ponto a mais). Em muitos momentos, sua narrativa se assemelha a de JRR Tolkien em O Senhor dos Anéis (outra série recomendada) – o que quer dizer que algumas pessoas podem achar um pouco mais cansativa em alguns momentos. Série muito boa, e também não se deixem levar pelo filme. Eragon não tem praticamente nada da essência do livro… se você acha que adaptações de livros são ruins, você ainda não viu nada…
E por fim, vou falar de Fronteiras do Universo. Essa trilogia foi escrita por Philip Pullman, e A Bússola de Ouro nem me interessou tanto. Li e achei legalzinho. Já quando li A Faca Sutil, me apaixonei – a história é fabulosa, interessantíssima, e você se prende ao livro. Eu fiquei encantado, não conseguia mais largar aquele livro, simplesmente amei. Infelizmente ainda não li A Luneta Âmbar, mas todos dizem que é o melhor, então… mais uma vez, não se deixem levar pelo filme, que mudou muita coisa e omitiu a melhor parte do livro…

E esses são apenas alguns dos livros que já li e que gostei bastante e que recomendo. Mas vocês podem deixar nos comentários alguns livros que vocês também recomendam, mas eu não listei aqui. E para todos os casos em que eu não tenha escrito isso, não deixe se levar pelo filme, em nenhum dos casos acima (que haja filme) o filme fez jus ao livro. Em todos os casos, o livro é bem melhor, leia o livro. No mais, uma boa leitura a todos!

Comentários

  1. Adorei os titulos ( e ja li alguns)
    Vc ja leu Coração de Tinta??
    É um livro muito bom que acabei de ler

    ResponderExcluir
  2. é realmente bom, já li sim
    (nem lembrei de colocá-lo na lista)
    e é outro que não devemos nos deixar levar pelo filme...

    ResponderExcluir
  3. Uma serie que recomendo é "Amanhã" eu já li os 4 primeiros livros e garanto que é muito bom!

    Malu

    ResponderExcluir
  4. Já os vi, mas nunca cheguei a ler =/
    mas vou ler no futuro, obrigado pela dica :D

    ResponderExcluir
  5. nao concordo eu vivo por harry potter estou terminando a saga . ele e tao maravilhoso que j.k.roling foi eleita a melhor escritora do mundo viva!

    ResponderExcluir

Postar um comentário