Merlin 3x01e02 – The Tears of Uther Pendragon


Finalmente comecei a assistir à terceira temporada de Merlin – foi difícil conseguir tempo, mas agora com férias da faculdade e tudo o mais… é tão bom poder sentar e ver séries novamente. Mas ok. Comecei então a terceira temporada. E ela começou bem – não foi perfeita, mas foi o que podemos chamar de “bom”, e com certeza temos que admitir que a série tentou mudar e melhorar. E não digo que ela não tenha conseguido. Agora, a série apostou em um tom mais sério, trazendo um primeiro episódio duplo com guerra e ação do começo ao fim (e bem menos momentos cômicos, ou desnecessários).
Apostaram em algo mais movimentado… a temporada já se inicia com uma guerra se instalando em Camelot. Na verdade, já revemos Morgana, vemos todo o seu lado negro ganhar mais força, e já vemos Morgause… também acabamos vendo o Dragão já nesse episódio também. E todo o plano (no episódio em duas partes), e deixar Camelot fraca, sem um rei, para que pudesse ser atacada. E é o que temos, uma guerra – foi bom, mas podia ter sido melhor. Devo dizer que eu gostei mais do começo da segunda temporada… mas essa temporada ainda tem muitos episódios pela frente, e a proposta parece ser bem interessante. Vamos ver como eles desenvolverão isso.
Para ler o texto completo, clique em “ler a matéria na íntegra”.

A temporada começa pela busca incontrolada por Morgana, até que ela é encontrada, se fazendo de vítima. Temos todo o medo de Merlin, de que ela conte para Uther que ele tentou matá-la, mas Morgana parece muito mais inocente. Mas isso não dura muitos minutos… enquanto via Morgana abraçar Uther, e me perguntava, inconformado, onde estava a Morgana da segunda temporada, ela se revelou… e dessa vez ela volta ainda pior do que nunca.
E todo o plano contra Uther é fantástico. Vemos a mãe de Arthur, a criança que morreu afogada na Grande Purgação… depois temos mais e mais visões do rei, mas eu não consigo ficar com pena dele, em momento nenhum. Afinal, cada vez que uma coisa assim acontece eu fico naquela expectativa, naquela esperança: “Ele vai morrer?”; e por mais que tenhamos visto Arthur assumir o comando por um tempo, não foi dessa vez que ele perdeu o pai…
Infelizmente.
Merlin teve seus momentos. Inicialmente, desconfiando de Morgana. Depois em toda aquela cena em que ele a segue (“Because he’s already here”), e acaba preso. É legal vê-lo convocar o dragão. E também é ótimo vê-lo sentir quando Morgana completa o plano de Morgause, mas acho que o destaque fica para as últimas cenas… primeiro quando ele joga a mandrágora no fogo, e depois no calabouço, quando ele destrói a magia de Morgana.
Na verdade, naquele momento, Morgana e Merlin tem uma cena maravilhosa, em que eles discutem, e (ao menos eu) consigo entender o lado de Morgana, perfeitamente – afinal, como ela diz, Uther odeia todos que tem magia, porque ela deveria ser diferente? Parando para pensar assim… nunca gostei de Uther mesmo, muito menos de sua obsessão por destruir a magia… concordei com Morgana. Mas Merlin vence (numa batalha legal de se assistir).
E Merlin e Arthur também tiveram seus momentos. Logo no começo, temos Arthur dizendo que sabe para quê serve um balde e um pano (numa cena que até pode ser um pouco revoltante), mas depois temos a maravilhosa vingança de Merlin… e no segundo episódio, temos a conversa (antes da batalha), em que Merlin fala para Arthur sobre seu destino, de ser o maior rei que Camelot já viu, e Arthur acaba elogiando (a sua maneira) seu servo. Gostei bastante da cena, mas nunca acaba ainda no clima bonito, sempre tem que ter uma piadinha (é a jogada de Arthur, para não admitir que ele gosta de Merlin), que nesse caso foi “Don’t be so pleased. The rest of time you’re a complete idiot”.
No fim do episódio, temos uma Morgana vitoriosa perante o rei – como sempre. Mas fiquei feliz. Porque quando Uther começou a falar que desde o começo eles sabiam que havia um traidor e todas aquelas coisas, eu já pensei: “Pronto, vão acusar Merlin de traição”. Pelo menos isso não ocorreu. Mas ninguém desconfia de Morgana, também, uma vez que ela leva os créditos por ter “vencido o traidor”.
A temporada começou, e fiquei satisfeito. Vou ver o restante da temporada e ver como ela se desenvolve daqui para frente. Fiquem ligados no blog, que em breve trarei as novas postagens!

Comentários

  1. To na metade da segunda temporada! Preciso terminar de ver, mas assito mta coisa! rsrs

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. nossa x: to vendo mesmo! dhsaiodhoaisda eu estou aproveitando as férias para pôr séries (como Merlin) em dia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário