Schmigadoon! 2x01 – Welcome to Schmicago

“Mystery and magic, endings that are tragic, welcome to… Schmicago!”

EU NÃO PODERIA ESTAR MAIS FELIZ! O retorno de “Schmigadoon!” (que deveria, agora, se chamar oficialmente “Schmicago”, mas sei que é difícil em termos comerciais, por se tratar de uma segunda temporada de uma série já existente) é um episódio PERFEITO, que me deixou com um sorriso bobo no rosto do início ao fim. Definitivamente, “Schmigadoon!” é a minha SÉRIE MUSICAL FAVORITA, e olha que eu assisti várias séries musicais que foram incríveis e muito importantes para mim em diferentes fases da minha vida… mas “Schmigadoon!” tem uma capacidade extraordinária de captar a essência do que é o gênero musical e transformá-lo em uma narrativa que pode ser tanto uma grande sátira divertida quanto uma homenagem lindíssima que encanta os fãs.

A proposta de “Schmicago” é diferente da proposta de “Schmigadoon!”, em termos de musical – e a série se joga sem medo em algo novo, mantendo elementos que nos agradaram na primeira temporada, mas sem medo de inovar já que, agora, estamos na próxima grande era dos musicais. Embora Josh esteja um pouco mais empolgado com esses “novos musicais”, já que eles são bastante sexy, Melissa conhece um pouco menos a respeito deles, porque prefere seus musicais com músicas alegres, paisagens coloridas e finais felizes, e os musicais da década de 1960 e 1970 podem ser muito mais trágicos, envolvendo mais sexo e violência e, como ela se dá conta rapidamente, talvez seja mais difícil encontrar um “final feliz” em um musical como esse, não?

“Welcome to Schmicago” é uma estreia FASCINANTE do início ao fim. Pouco depois de saírem de Schmigadoon no fim da temporada anterior, Josh e Melissa experimentam uma época de alegria na vida deles: tendo encontrado o amor verdadeiro e a felicidade, eles retornam para as suas vidas, se casam, mas, dois anos depois, alguma coisa está dando errado novamente… como se algo estivesse faltando. Então, enquanto as vidas se tornam monótonas (interessantíssima a maneira como aquela simples cena quase sem falas de Josh e Melissa em um piquenique visualmente nos remete a “By the Sea”, de “Sweeney Todd”), Josh e Melissa têm uma “ideia louca”: e se eles voltassem para Schmigadoon? Dessa vez, seria por escolha própria e eles não veem a hora de estar lá novamente…

Retornar, no entanto, não é nem um pouco simples – como se Schmigadoon fosse um daqueles lugares para os quais você nunca pode retornar, ou como se eles pudessem chegar lá apenas se “escolhidos”, mas não porque eles querem ir para lá… de todo modo, quando eles desistem da missão depois de um dia na floresta procurando a ponte que os levaria a Schmigadoon, eles resolvem voltar para casa e um pneu furado os faz parar em uma nova cidade mágica: SCHMICAGO. Bem, não é Schmigadoon, mas é um lugar mágico e cheio de música, certo? O primeiro impacto que Schmicago causa em nós é similar ao do trailer, ao som de “Welcome to Schmicago”, e é uma sequência brilhante, com uma coreografia incrível e uma música que fica em nossa mente.

O grande desafio dessa segunda temporada era reapresentar um mundo “saído de um musical”, mas, dessa vez, de outra era – e o primeiro episódio faz isso muito bem. Brincando com constantes referências a musicais dos anos 1960 e 1970, como “Cabaret”, “Chicago”, “Sweeney Todd”, “Annie” e “Pippin” (referências a “Hair” virão em breve), Schmicago transmite essa vibe mais quente, provocante e perigosa que define essa era dos musicais… e, particularmente, eu estou mais familiarizado com esses musicais do que com os da década de 1940 e 1950, o que quer dizer que posso facilmente “reconhecer personagens”, como Jenny Banks, uma referência à Sally, ou a Emcee de Ariana DeBose, que tem até as mesmas notas que o Emcee de “Cabaret” ganha para si no início do musical quando “apresenta as garotas”.

Portanto, É INCRÍVEL.

Schmicago é um lugar incrível e cheio de possibilidades. Melissa não sabe se quer continuar ali, e acha que talvez eles devam simplesmente voltar embora porque não é Schmigadoon, mas Josh está disposto a passar a noite e ir embora na manhã seguinte, se Melissa continuar querendo ir para casa, e ela concorda… então, os dois acabam em um hotel onde conhecemos Jenny Banks (quase a recriação de uma cena de Sally em “Cabaret”), e vão a uma apresentação naquela noite, na qual Jenny Banks ARRASA com “We Are Caput”. A capacidade que Schmigadoon!/Schmicago tem de recriar o estilo de música, coreografia e cena da época que está representando é o grande trunfo da série, é o que faz com que nossos olhinhos de fãs de musical brilhem do início ao fim.

Além disso, “Schmigadoon!” também brinca com as temáticas de maneira satírica sem ser desrespeitosa, e funciona muito bem! Antes da estreia da Emcee, por exemplo, as garotas do Cabaret se apresentam com “Does That Shock You?” o que é HILÁRIO, porque elas levam aquilo surpreendentemente a sério, trazendo elementos que, talvez, tenham sido incluídos em musicais da época como uma maneira de “chocar”, mas que são tão comuns para nós atualmente (FELIZMENTE!) que Josh e Melissa reagem quase com indiferença quando elas dizem que “gostam de garotos e garotas”, por exemplo, esperando uma reação de choque, e eles não estão nem aí porque não tem nada demais… eu amo a maneira de “Schmigadoon!” de fazer humor, e funciona muito bem!

Assim, “Welcome to Schmicago” é uma estreia competente. Nos leva de volta para o universo da série, nos apresenta uma nova cidade, e retrata bem os musicais da época – inclusive, a adição de um narrador é um dos pontos altos da temporada, porque tem tudo a ver com os musicais dos anos 1960 e 1970, e Tituss Burgess está MARAVILHOSO no papel! Ansioso para conhecer os diferentes personagens da cidade, cheios de referências, ver mais de Ariana DeBose, porque sei que ela vai arrasar no papel de Emcee (como arrasaria em qualquer papel que fosse dado a ela), e reencontrar Aaron Tveit, cuja estreia fica para o próximo episódio, já que o núcleo “Hair” dessa temporada ainda não foi apresentado na estreia… e eu mal posso esperar!

Conseguir encontrar um final feliz, no entanto, não será tão simples… não nesses musicais. E voltar para casa também não é tão fácil quanto “podemos ir embora quando quisermos”, pelo jeito. Enquanto procura um banheiro no cabaret, Josh acaba encontrando uma mulher morta e é acusado de assassinato (uma premissa que começa a se afastar de “Cabaret” e me faz pensar muito em “Chicago”, que é um dos musicais que eu mais amo na vida!!!), então ele e Melissa tentam de todo modo ir embora dali antes que as coisas fiquem muito sérias, mas não conseguem… a passagem está fechada, eles estão cercados, e Josh é levado preso. Eu já estou rendido, e felicíssimo com como o retorno mantém ou eleva o nível já altíssimo da primeira temporada.

“Schmigadoon!” veio mesmo para fazer história no gênero!

 

Para mais postagens de Schmigadoon!, clique aqui.

 

Comentários

  1. Recentemente terminei as duas temporadas da série, e cara, perfeita. Nunca tive muito contado com musicais, mas Schmigadoon me aumentou demais o interesse neles.

    Espero que tenhamos pelo menos mais uma temporada, porque dá uma saudades dos atores e da vontade de ser surpreendido com as canções, coreografias, etc. Série gostosa demais de assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Schmigadoon é uma delícia, né? Se você que nem tinha muito contato com o mundo de musicais gostou, imagina para quem é fã já desse universo? A série é uma maravilha, tomara mesmo que venha pelo menos uma terceira temporada pela frente! :)

      Excluir

Postar um comentário